POLÍTICA MT

Barranco pede implantação de Sala Lilás nas delegacias de Mato Grosso

Publicados

em

Foto: MARCOS LOPES / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na última semana, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt), indicações para o governador Mauro Mendes (União) colocar como prioridade a instalação de espaços chamados de “Sala Lilás” em delegacias do estado que não tiverem o ambiente. O espaço será usado para acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e contará com profissionais capacitados para atendimento especializado e humanizado.

Na justificativa, o parlamentar explica que dos muitos relatos que chegam à rede de assistência à mulher, são de violência doméstica em consequência do relacionamento abusivo. “Não é fácil para as vítimas falarem sobre o assunto e a depender do local onde são atendidas, as denunciantes são vitimizadas”, observa.

Barranco acrescentou no texto, que a rede de proteção precisa incluir principalmente nas delegacias do interior, mais serviços que promovam atendimento às mulheres vítimas desse tipo de violência. “A implantação da Sala Lilás como espaço de acolhimento é mais um passo importante para fortalecer a assistência à mulher. Denunciar é preciso, mas as vítimas têm que estar seguras e essa segurança deve ser oferecida pelos órgãos através do acolhimento, orientação e cuidados a quem busca os serviços”, afirma acrescentando que o estado emocional das mulheres precisa ser levado em consideração.

Leia Também:  Sesp implanta projeto de remição de pena por leitura no Centro de Detenção Provisória de Juína

O deputado ressalta na proposta apresentada que, “com os dados de pesquisas sobre este tipo de crime e o mapa de violência em nosso estado, fica evidente o grande aumento da violência doméstica, durante o período de pandemia, desta forma, há necessidade da instalação de Salas Lilás em diversos municípios”.

Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Primeira-dama entrega 6,8 mil cobertores em Cuiabá e interior de MT

Publicados

em

Três mil cobertores do programa Ser Família Aconchego foram entregues nesta segunda-feira (16.05), em Cuiabá, parte a moradores de rua, que também receberam marmitas. Outros 3,8 mil cobertores foram enviados a cinco municípios do Estado. A ação é coordenada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e as entregas seguem nesta terça-feira (17.05), na capital e interior.

“Logo cedo, pela manhã, iniciamos as entregas dos cobertores, pois sabíamos que o frio ia chegar em nosso Estado. Os cobertores e alimentos que distribuímos levam um pouco de alento e aconchego à população vulnerável, principalmente, aos moradores de rua, que tanto precisam desse olhar do governo. As entregas seguirão nos próximos dias para alcançar o máximo de pessoas em todos os municípios”, explicou a primeira-dama.

Em Cuiabá, os cobertores e marmitas foram entregues nos bairros Centro, Altos da Serra, Altos da Glória e Bom Futuro. Nesta terça (17), as entregas serão feitas nos bairros Terra Prometida, Praeiro, Brejinho e Canta Galo.

Dona Dailze recebeu um cobertor quando estava na Praça Ipiranga. “Quero agradecer muito por lembrar de nós. Muitos aqui não tinham nenhum cobertor, não tinham condições de ter um cobertor em casa”.

Leia Também:  Várzea Grande comemora aniversário com mais de R$ 1 bilhão de investimentos do Governo de MT

“É uma ação que vem em boa hora e agradeço pelas doações de cobertor e marmita, que vão nos aquecer nesse tempo de frio”, disse Mayke, um morador de rua, que também estava na Praça Ipiranga.

Os cobertores também foram distribuídos nos municípios de Cáceres (2 mil), Primavera do Leste (800), Rio Branco (360), Araputanga (360) e Salto do Céu (360).

As entregas do programa Ser Família Aconchego são feitas desde 2019 e, até 2021, já foram distribuídos 456 mil cobertores nos 141 municípios do Estado. Em 2022, cerca de 80 mil cobertores serão entregues.

O programa é coordenado pela primeira-dama, por meio da Unidade de Atenção à Família (Unaf), e executado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), junto com parceiros, como prefeituras, entidades filantrópicas, Polícia Militar, Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, entre outros.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA