POLÍTICA MT

Câmara realiza sessão em homenagem ao dia das mães

Publicados

em


Carol Siqueira/Secom Câmara

A Câmara Municipal de Cuiabá promoveu nesta sexta-feira (07.05) uma sessão solene em homenagem ao Dia das Mães. O evento, feito de forma on-line, foi proposto pela vereadora Michelly Alencar (DEM), que entregou moções de aplausos para 20 mães (DEM) e falou sobre o papel do legislativo na construção de políticas públicas que apoiem as mulheres e mães.

Marcada pela emoção, a cerimônia destacou a trajetória de 20 mães que contaram suas trajetórias de lutas e superação para a criação de seus filhos. A vereadora apresentou um vídeo com imagens das homenageadas e destacou o papel da mãe na sociedade.

“Essa data é importante para ressaltar o quão valiosa é uma mãe para a sociedade. Vocês são valiosas, são raras e merecedoras de homenagens. Cada uma com sua história de vida dando o melhor de si, e acima de todas nós tem Deus nos sustentando e dando forças”, discursou a vereadora.

A vereadora falou da importância de o Parlamento ter mulheres e mães representando esses segmentos. Destacou ainda que neste momento de pandemia, o Poder Público deve ser mais presente na vida das pessoas.

“É uma honra para mim representar vocês no Parlamento de Cuiabá. Sei do meu papel legislativo na construção de políticas públicas que dão suporte e beneficiam as mães cuiabanas. Mais vagas em creches, mais qualidade na educação, internet para as crianças com aulas online, kit alimentação, sistema de saúde eficiente. Vocês podem contar comigo nessas lutas”, disse a vereadora.

Médica e empresária, Natasha Slhessarenko foi uma das homenageadas. Ela elogiou a iniciativa da vereadora e ressaltou a importância das mulheres e mães participarem da vida política como fator de representatividade. “Sou uma pessoa realizada. Mas minha maior realização não é por ser médica ou empresária, e sim por ser mãe. É a minha maior benção e dádiva”, afirmou.

Daniele Teló é mãe da pequena Maria Fernanda, que tem trissomia do cromossomo 21. Ela falou sobre como a maternidade a transformou numa pessoa melhor e a fez não tabular ninguém. “Eu queria muito ser mãe, mas você nunca espera ser mãe de uma criança com alteração genética. No entanto, foi o maior presente da minha vida. Aprendo todos os dias, aprendo a ser gente, a não tabular, a não subestimar. Minha filha me surpreende todos os dias. Deus nos abençoou, ser mãe é maravilhoso”, disse.&nbsp

Michelly Alencar homenageou com moção de aplausos mulheres policiais, bombeiras, empresárias, mães de pessoas com deficiência, médicas e que trabalham em projetos de educação e social.&nbsp

Ascom Vereadora Michelly Alencar

Leia Também:  Em Mato Grosso, 15 municípios estão com risco alto de contaminação pela Covid-19
Propaganda

POLÍTICA MT

Governo de MT já pactuou 99,9% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Publicados

em


O Governo de Mato Grosso recebeu, até a manhã desta terça-feira (27.07), 2.438.340 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já pactuou a distribuição de 2.436.534 doses aos 141 municípios do Estado, ou seja, 99,9% do total recebido.

O Estado reteve as doses de vacina que são destinadas para segunda aplicação e devem ser distribuídas próximas da vacinação.

A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses (2.375.036), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (7.378) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.  

Das 2.367.933 doses retiradas pelos municípios, as prefeituras aplicaram 1.902.925 (80%), sendo 1.476.118 como primeira dose ou dose única e 426.807 como segunda dose. O percentual da semana passada era de 94%. 
 
Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Campos de Júlio (99%), Alto Boa Vista (98%), Colíder (97%), Novo Mundo (96%), Diamantino (94%), Ribeirãozinho (94%), Conquista D’Oeste (93%), Jaciara (93%) e Arenápolis (93%). 

Leia Também:  Dr. Eugênio destina R$ 16 milhões para o Vale do Araguaia

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 506 ou no Painel de Distribuição de Vacinas Covid-19.

Considerando as vacinas destinadas à população indígena, alguns municípios podem contabilizar as doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassar o limite de 100% da aplicação.

A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a distribuição

Na força-tarefa da vacinação, cabe ao Governo do Estado fazer a logística de distribuição, que é definida pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição é feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também disponibiliza sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.

Leia Também:  Mato Grosso não ficará para trás

É importante ressaltar que o Governo Federal define o total de doses que cada estado recebe. Essa definição ocorre de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos prioritários e não pela quantidade absoluta da população.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA