POLÍTICA MT

Cerca de 300 pessoas são abordadas na ação integrada “Amigo da Rodada” em Cuiabá

Publicados

em


Na noite de sexta-feira (24.09), cerca de 300 pessoas receberam orientações sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção durante a abordagem educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá. A ação integrada faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso. Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

“Mais uma vez tivemos uma receptividade e repercussão muito positiva da ação. Na abordagem educativa, os frequentadores dos estabelecimentos tiveram a oportunidade de verificar que, mesmo com pouca quantidade de álcool ingerido, já é possível detectar índice de alcoolemia. E os amigos da rodada, aquelas pessoas que não estavam consumindo bebida alcoólica e participam do teste com o etilômetro, sentiram-se valorizados por sua atitude consciente”, comentou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

Nas abordagens, foram encontrados 12 amigos da rodada, pessoas que não estavam ingerindo bebida alcoólica e poderiam conduzir veículo em segurança. Eles realizaram o teste do etilômetro e, por não apresentaram índice de alcoolemia, foram presenteados com brindes educativos como reforço pela atitude positiva. 

Leia Também:  Segunda-feira (25): Mato Grosso registra 545.526 casos e 13.915 óbitos por Covid-19

O “Amigo da Rodada” busca identificar e premiar aquele amigo que não vai beber para poder levar seus amigos para casa em segurança. As equipes das instituições abordaram as pessoas nos estabelecimentos na intenção de fazer essa blitz reversa de sensibilização sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção. 

As pessoas que estavam consumindo bebida alcoólica também tiveram a  oportunidade de realizar o teste do etilômetro. Após o resultado do teste, esses voluntários receberam informações sobre as penalidades as quais estariam sujeitos caso fossem flagrados conduzindo veículo automotor após a ingestão de bebida alcoólica.

“Quero agradecer aos estabelecimentos onde realizamos as abordagens educativas que entenderam o objetivo da ação e nos permitiram passar essas informações tão importantes aos cidadãos que ali estavam, para garantirmos um trânsito mais seguro para todos”, destacou o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente coronel PM Adão César Rodrigues.

A ação nos bares de Cuiabá foi realizada de forma integrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, Polícia Judiciária Civil, por meio da Deletran, e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá.

Leia Também:  Deputado quer Delegacia da Mulher em Alta Floresta

Semana Nacional de Trânsito

As ações educativas em comemoração a Semana Nacional de Trânsito encerram-se neste domingo (26.09), com o evento “Pedal Legal: SNT 2021”. A concentração será às 5h30, no Sinuelo, em Cuiabá.

Em Mato Grosso, as ações conjuntas da Semana Nacional de Trânsito contaram com a participação de equipes do Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste. 

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Projeto de lei propõe campanha de inclusão digital à pessoa idosa

Publicados

em


Pesquisa recente mostra que mais de 70% dos idosos nunca utilizou um aplicativo e 62% não faz uso das redes sociais

Foto: MAYKE TOSCANO / Secom-MT

Para Dr. Gimenez é fundamental reverter a exclusão digital que fragiliza os idosos

Foto: Marcos Lopes

Mais de 11% da população estadual tem mais de 60 anos, o equivalente a cerca de 300 mil pessoas. Com a proposta de beneficiar essa parcela da população, o deputado estadual Dr. Gimenez (PV) apresentou o Projeto de Lei 980/2021 que institui de maneira permanente a Campanha de Inclusão Digital à Pessoa Idosa.  

“Se a gente considerar pessoas como eu, a partir dos 70 anos, somos mais de 160 mil cidadãos, que ao contrário das novas gerações, têm certa dificuldade ou muita dificuldade em usar as novas tecnologias e muitas vezes se torna alvo de golpes e estelionatários”, justificou o parlamentar.  

A campanha visa prioritariamente capacitar a pessoa idosa a partir de oficinas de inclusão digital para o uso das novas tecnologias da informação e ainda incentivar programas voluntários que fortaleçam a conexão das pessoas de diferentes gerações, gêneros e culturas.  

Leia Também:  Deputado entrega certificados e moções de aplausos a personalidades de Poxoréu

“O filósofo francês Pierre Lévy dizia que ‘toda nova tecnologia cria seus excluídos’, em face desta realidade, que muitas vezes se mostra cruel, de exclusão, solidão e medo, queremos atuar de maneira preventiva, promovendo mais conhecimento e interação social, porque assim vamos gerar maior senso de pertencimento aos idosos”.  

Uma pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo mostra que os idosos no Brasil se sentem excluídos do mundo digital. A pesquisa consultou, entre 25 de janeiro e 2 de março de 2020, mais de 2,3 mil pessoas com mais de 60 anos, nas cinco regiões do país.

“A grande maioria dos idosos, embora tenha acesso à internet, raramente faz uso efetivo, menos de 20% segundo a pesquisa, que também mostrou que mais de 70% nunca utilizou um aplicativo no celular e 62% nunca usou as redes sociais, portanto, é realmente importante rever este cenário”.  

Para Dr. Gimenez, a dificuldade para o acesso dos idosos à internet impede o exercício pleno da cidadania na era da informação, além de tornar os idosos um alvo fácil de criminosos. “A integração ao mundo virtual é um direito essencial assegurado pelo Estatuto do Idoso, precisamos nos engajar a esta causa”, defende o parlamentar.  

Leia Também:  Treze policiais iniciam curso do Bope para uso de cães em operações em MT
Fonte: ALMT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA