POLÍTICA MT

Cerca de 400 servidores penitenciários devem ser testados para Covid-19 até sexta-feira (11)

Publicados

em


.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), iniciou, nesta terça-feira (08.09), a segunda fase de testagem em massa dos servidores que trabalham nas unidades prisionais. Até sexta-feira (11.09), cerca de 425 profissionais da Penitenciária Central do Estado (PCE) e da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May serão testados.

Uma equipe de saúde está trabalhando dentro da unidade da PCE. O servidor faz o teste e em alguns minutos recebe o resultado. Em caso de positivo, o profissional é afastado de suas funções e, posteriormente, é encaminhado para fazer os exames para detectar a presença ou não do vírus.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, reforçou o empenho dos gestores em buscar atendimento eficaz não só na Capital, mas também no interior Estado.

“Em Cuiabá, está sendo feito nas unidades, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Já no interior, ocorre em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, iniciativas que vêm contemplando 100% dos servidores do Sistema Penitenciário”, frisou.

Leia Também:  Unidades penais do Estado recebem furgões para transporte de reeducandos

Testagens e casos confirmados

Dados da Superintendência de Política Penitenciária, levantados até o dia 07 de agosto, apontam que 92 servidores aguardam resultado do exame. No período foram 341 casos confirmados, 597 testados negativos, 240 curados e quatro óbitos.

A coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp, Mônica Rodrigues de Sousa, explicou que desde o mês de agosto, uma força tarefa que envolve as unidades de segurança pública, ampliou os atendimentos aos servidores.

“Temos equipes que trabalham todos os dias da semana na Diretoria de Saúde e realizam os testes rápidos para os servidores de Cuiabá e Várzea Grande. No interior, os profissionais também são testados por meio da parceria entre as unidades prisionais e a Secretaria de Saúde do município. Nossa meta é garantir o exame para todos os servidores”, destacou.

A servidora Elizabete Xavier de Lima estava entre os 53 profissionais testados nesta terça-feira. “Em 15 dias é o segundo teste rápido que estou fazendo e os dois foram negativos. Este acompanhamento é muito importante, porque quando saímos do trabalho entramos em contato com a nossa família. Então, é importante se proteger”.

Leia Também:  Escolas estaduais superam média do Ideb para séries iniciais

Já o servidor Robson Bosco Ferreira Gomes disse que a ação é validade para prevenção. “Este trabalho é importante, pois evita possível proliferação do vírus e a testagem constante previne os servidores, os familiares e os reeducandos”.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Domingo (27): Mato Grosso registra 120.641 casos e 3.400 óbitos por Covid-19

Publicados

em


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (27.09), 120.641 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.400 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 267 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 120.374 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.514 estão em isolamento domiciliar e 101.010 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, 247 internações em UTIs públicas e 248 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 58,81% para UTIs adulto e em 28% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (23.535), Várzea Grande (8.947), Rondonópolis (8.766), Lucas do Rio Verde (5.459), Sorriso (5.127), Sinop (5.078), Tangará da Serra (4.873), Primavera do Leste (3.948), Cáceres (2.796) e Campo Novo do Parecis (2.676).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  PL quer proibir venda casada de produtos e serviços por concessionárias

O documento ainda aponta que um total de 96.444 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 751 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No último sábado (26), o Governo Federal confirmou o total de 4.717.991 casos da Covid-19 no Brasil e 141.406 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 140.537 óbitos e 4.689.613 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de domingo (27).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Unidades penais do Estado recebem furgões para transporte de reeducandos

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA