POLÍTICA MT

CGE promove ações de fortalecimento à saúde mental de servidores

Publicados

em


.

Em tempos de pandemia e isolamento social, torna-se ainda mais urgente a necessidade de aprofundar o debate sobre a atenção psicossocial em saúde mental. Reforçar os mecanismos de sensibilização, de acolhimento e de atenção especializada, com o propósito de prevenir a depressão e o suicídio.

Nesse cenário, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), por meio do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho, deu início, nesta quinta-feira (10.09), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, à programação interna alusiva ao Setembro Amarelo, com a distribuição do laço símbolo da campanha.

A ação defende que a melhor forma de se evitar o suicídio é através do diálogo. “O objetivo é sensibilizar para mudar o olhar para o outro e para nós mesmos. A diferença deste Setembro Amarelo para os outros anos é que, se o suicídio antes já era uma espécie de pandemia, com muita gente com vazio existencial e em busca de alívio para sua dor, isso foi potencializado por conta do isolamento social. Então, da mesma maneira que isso foi potencializado, nós precisamos também potencializar o nosso olhar, o nosso olhar carinhoso, o nosso olhar mais humano para o nosso colega, para nós mesmos”, explica a psicóloga da CGE, Rita de Cássia França Teixeira Nogueira, membro do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho.

Leia Também:  Avallone destina emendas para telefonia e internet móvel na região de Nobres

Seguindo essa orientação, a programação do Setembro Amarelo, por intermédio do Programa Viver com Qualidade da CGE, contará com ações ao longo do mês para fortalecer o debate sobre o tema, que ainda é considerado um tabu. A ideia é desmistificar e orientar sobre questões afetas ao suicídio por meio da divulgação eletrônica de material didático e da realização de palestras virtuais para aos servidores da CGE e das Unidades Setoriais instaladas no prédio da Controladoria (Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde e Unidades Setoriais de Correição da Perícia Oficial e Identificação Técnica, da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Estado de Saúde).

Destaque da programação para a palestra virtual “Saúde de Corpo e Alma”, a ser ministrada pelo professor Tiago Amorim, mestre em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa, autor de três livros na área de filosofia e literatura e fundador da Escola de Formação Humana. A palestra virtual será realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). 

Leia Também:  Secretário Rogério Gallo aborda assuntos relevantes à classe contábil

Apoio psicossocial

Além disso, de forma permanente, o Comitê Setorial de Saúde e Segurança da CGE está à disposição para quaisquer orientações e atendimentos à distância ao servidor da Controladoria e da Unidades Setoriais instaladas no prédio, seja por meio de ligação telefônica ou e-mail. O próprio servidor pode fazer contato por telefone ou e-mail e requisitar o atendimento, ou também por meio do chefe imediato.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Secretário de Fazenda participa de debate sobre o risco de crise estrutural nas finanças dos estados

Publicados

em


O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, participa nesta quarta-feira (30), como palestrante, de um webinar para debater ‘O risco de uma crise estrutural nas finanças dos Estados’, promovido pelo Foro Inteligência. Além do titular da Fazenda em Mato Grosso debaterão também os secretários Henrique Meirelles (São Paulo), Décio Padilha da Cruz (Pernambuco), Rafael Tajra Fonteles, (Piauí) e Renê Garcia (Paraná). Os secretários discutirão a implosão das finanças estaduais e o risco de a crise financeira se tornar crônica.

“Acreditamos que o convite para participarmos desse importante debate, deve-se principalmente por causa das medidas contenção de gastos, ajustes fiscal e tributário, levados à efeito desde o início da gestão do governador Mauro Mendes e que agora começam a apresentar resultados positivos”, aponta o secretário Rogério Gallo

O debate online tem início previsto para as 18h (no horário de Mato Grosso). As inscrições são gratuitas e online: https://mailchi.mp/0c46b2fda62b/lyp6wekvlo.  Até o final da tarde desta terça-feira haviam cerca de 500 inscrições. A previsão dos organizadores é alcançar mil pessoas na audiência ao vivo.

Leia Também:  Quatro motoristas são presos por embriaguez ao volante no bairro São Matheus

O Foro poderá ser visto ao vivo pelo Facebook e pelo Zoom, e posteriormente, no canal da Insight Inteligência no YouTube. As melhores palestras do Foro poderão ser lidas na revista Insight Inteligência.

https://www.facebook.com/events/318902762524100/

https://www.insightinteligencia.com.br/foro/

Foro Inteligência

O Foro Inteligência reúne o BRICS Policy Center e a Insight Comunicação, com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Casa de Afonso Arinos e tem como uma de suas principais propostas promover debates sobre temas mais profundos. O webinar desta quarta-feira será o primeiro a ser promovido pelo Foro.

Segundo um dos curadores do Foro Inteligência, o professor do IRI, Marcio Scalercio, entusiasta de primeira hora da iniciativa, não somente os temas serão estratégicos e pouco abordados ou com abordagem diferente, buscando não só a conexão com o exterior, mas fazer do Rio uma caixa de ressonância da produção de conhecimento país: “Vamos fazer do Rio a verdadeira capital dos debates fundamentais e multidisciplinares”.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA