POLÍTICA MT

Começa nesta quarta-feira (16) pesquisa que apontará parcela da população que já contraiu Covid-19

Publicados

em


.

Começa nesta quarta-feira (16) a pesquisa do Governo de Mato Grosso que tem o objetivo de monitorar a infecção pela Covid-19 no Estado. A pesquisa soro epidemiológica será realizada em dez municípios e deve testar 4.500 pessoas.

A coleta de dados está prevista para acontecer até o dia 23 deste mês – podendo ser prorrogada. De acordo com a área técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a redação final dos resultados deve ser divulgada em outubro, após alinhamento com os municípios.

Entre as cidades que integrarão os estudos estão: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta

“Com essa pesquisa teremos condições de saber a porcentagem da população já teve Covid-19. Esses dados nos ajudarão na tomada de decisões. Então, peço a colaboração da sociedade para receber em suas residências os agentes de saúde uniformizados e cooperar para esta importante ação”, comenta o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O trabalho é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e conta com o apoio dos Escritórios Regionais e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo. 

Leia Também:  Centro de Triagem atendeu mais de 600 pessoas durante a programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A metodologia utilizada será a estratégia quantitativa e transversal e a realização se dará por meio de teste de sangue. As análises serão feitas exclusivamente pelo o Laboratório Central do Estado (Lacen); já as coletas serão feitas por agentes de saúde, por meio das Secretarias Municipais.

Como medida de biossegurança, a equipe será testada três dias antes do início das atividades de campo, utilizará Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e fará novo teste depois de 7 dias do término da coleta de dados e processamento das amostras.

Municípios envolvidos e metodologia

Os municípios selecionados terão amostras coletadas de 250 a 700 pessoas, de acordo com o número populacional. O setor censitário testado será sorteado, bem como a casa e o morador do domicílio.

Para o início da aplicação da pesquisa, que testará cerca de 4.500 pessoas em Mato Grosso, foi realizada reunião de alinhamento com os técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde. A ação foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e também ocorreu reunião do secretário de Estado de Saúde com os gestores municipais.

Leia Também:  Escolas de Rondonópolis estão entre as melhores no Ideb em todas as etapas de ensino

A SES fornecerá aos municípios todo o insumo necessário, sendo a única contrapartida das gestões municipais a equipe para supervisionar e coletar os dados da pesquisa.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Policiais penais recebem cautela individual de novas pistolas

Publicados

em


.

Cerca de 200 policiais penais que atuam na maior unidade de Mato Grosso, a Penitenciária Central do Estado (PCE), receberam a cautela individual de pistolas .40 fornecidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP). As entregas ocorreram nesta terça-feira (22.09).

Na prática, os policiais penais poderão utilizar o armamento dentro e fora da unidade, se necessário. A ação marca a Semana do Servidor Penitenciário, tendo o dia 25 de setembro como data em reconhecimento a todos os servidores que compõem o Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Além das pistolas, os policiais penais receberão também novo fardamento.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, explicou que policiais penais de outras unidades também vão receber a cautela individual e o armamento. Além disso, Emanoel também destacou que o Governo do Estado atuará de forma conjunta com o Governo Federal e o Poder Legislativo para a aquisição de armas para 100% dos servidores do sistema.

“Começamos pela PCE, que é a maior unidade penal do estado, contemplando os servidores com o porte pessoal de arma de fogo. Essa é uma forma de valorizar e dar mais segurança a estes policiais que atuam diretamente com os custodiados de maior periculosidade”, disse Emanoel.

Leia Também:  Assembleia cancela aquisição dos direitos do filme "Rondon o Desbravador"

A entrega foi bem recebida entre os policiais penais. Atuando há 15 anos na penitenciária, o policial penal Kleber Vital acredita que a entrega foi uma maneira que o Estado encontrou de valorizar os servidores do Sistema Penitenciário.

“É com alegria que recebemos essa entrega, porque sabemos que estamos sendo lembrados pelo nosso trabalho e valorizados pelos gestores. Hoje nós não estamos esquecidos, tem muita coisa para acontecer no Sistema Penitenciário e a gente acredita nessa gestão e na gestão da unidade”, disse o policial penal.

A redução da criminalidade em Mato Grosso muito se deve à realização da Operação Elison Douglas, que desmantelou a maior facção criminosa que atuava no estado. E é justamente por este motivo que o diretor da PCE, Agno Ramos, acredita que a cautela permanente e as novas armas sejam tão importantes, principalmente para a segurança dos policiais penais.

“Os policiais penais da Penitenciária Central combatem a maior facção do estado e aqui está concentrada grande parte dos membros dessa organização criminosa. Como estamos coibindo a entrada de drogas, celulares e impedindo que crimes dentro e fora da unidade ocorram, imagina a importância dessa cautela para estes servidores que vão para casa e precisam proteger seus familiares e a si mesmos?”, disse o diretor da PCE.

Leia Também:  Centro de Triagem atendeu mais de 600 pessoas durante a programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Café da manhã

A Semana do Servidor Penitenciário também contou com um café da manhã realizado na Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, na segunda-feira (21.09), contemplando principalmente os servidores que atuam no administrativo do sistema.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA