POLÍTICA MT

Comissão de Trabalho e Administração Pública é instalada

Publicados

em


Comissão de Trabalho e Administração Pública realizou reunião em forma remota

Foto: MARCOS LOPES / ALMT

A Comissão de Trabalho e Administração Pública foi instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na manhã desta quarta-feira (14). O deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL) foi eleito presidente, enquanto o deputado João Batista (Pros) ocupará a vice-presidência do colegiado. 

A defesa dos servidores públicos foi apresentada como um dos principais focos do trabalho da comissão. “Os servidores tiveram grandes perdas nos últimos anos, perderam muitos direitos, mas nós estaremos atentos e lutando para que os direitos sejam readquiridos”, afirmou Elizeu Nascimento. 

De acordo com o deputado João Batista, os servidores já acumulam perda salarial de mais de 15%. “O governo não tem garantido a reposição inflacionária, isso já chega a uma defasagem de 14% e ainda houve aumento do desconto da contribuição previdenciária de 3%. Houve ainda a taxação de aposentados e mesmo aposentados com doenças graves são taxados”, destacou o parlamentar. 

Na avaliação dos deputados, nesse momento as contas do governo do estado estão saneadas e por isso será possível trabalhar para garantir os direitos dos servidores públicos. 

Leia Também:  Alunos de Cuiabá e da Polônia fazem intercâmbio online de língua espanhola

Para o deputado Xuxu Dal Molin (PSC), é importante trabalhar para garantir a isonomia entre os servidores públicos de diferentes poderes. Ele também criticou o pagamento de salários acima do teto do serviço público, que corresponde ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

“A mesma seriedade que tive em outras comissões, como de Segurança Pública e de Agricultura, terei nessa. Vou buscar o melhor para os servidores e demais setores do estado e também dar continuidade ao trabalho brilhante do deputado João Batista”, garantiu o novo presidente da comissão, deputado Elizeu Nascimento. 

Também são membros titulares da Comissão de Trabalho e Administração Pública os deputados Wilson Santos (PSDB) e Dr. Gimenez (PV). 

Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Domingo (09): Mato Grosso registra 373.121 casos e 10.149 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (09.05), 373.121 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.149 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 260 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 373.121 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.140 estão em isolamento domiciliar e 353.259 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 417 internações em UTIs públicas e 343 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 78,68% para UTIs adulto e em 43% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (79.065), Rondonópolis (27.379), Várzea Grande (25.604), Sinop (19.538), Sorriso (12.911), Tangará da Serra (12.284), Lucas do Rio Verde (11.537), Primavera do Leste (10.187), Cáceres (7.939) e Alta Floresta (7.173).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Governo de MT acelera crescimento da avicultura a partir da concessão de incentivos

O documento ainda aponta que um total de 323.270 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 69 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No sábado (08), o Governo Federal confirmou o total de 15.145.879 casos da Covid-19 no Brasil e 421.316 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 15.082.449 casos da Covid-19 no Brasil e 419.114 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste domingo (09).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Casos graves de talassemia podem ser diagnosticados nos primeiros anos de vida, aponta especialista do MT Saúde

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA