POLÍTICA MT

Conheça o Movimento Plantar, projeto de autoria do professor Mário Nadaf

Publicados

em


Com mais de 40 mil mudas distribuídas em Cuiabá, o “Movimento PlantAR”, idealizado e desenvolvido pelo gabinete do vereador professor Mário Nadaf (PV), com o auxílio de parceiros públicos e privados tem como objetivo promover ações de conscientização ao cidadão quanto à necessidade de preservação do meio ambiente e também despertar o hábito de zelo pelo nosso bioma, o Cerrado.
Os plantios seguem as determinações do decreto municipal 5.144/12, que dispõe sobre a arborização do município. Com o projeto PlantAR, o gabinete do professor Mário pretende, além de estimular a responsabilidade ambiental já citada, chamar a atenção de autoridades e da imprensa para a situação local.
Desde 2013, o projeto do parlamentar tem contribuído com o reflorestamento urbano e ainda aponta necessidades da comunidade local, buscando amenizar os problemas ambientais existentes, trazendo assim melhorias na qualidade de vida, além do trabalho legislativo apresentado na Câmara Municipal de Cuiabá.
Paula Andrade – Assessoria Vereador Professor Mário Nadaf

Leia Também:  Domingo (07): Mato Grosso registra 261.116 casos e 6.016 óbitos
Propaganda

POLÍTICA MT

Pedagoga muda história de vida com dedicação aos livros e força de vontade

Publicados

em


De cozinheira em garimpo à graduação em Pedagogia, a história da coordenadora de Saúde e Segurança da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Zilda Alves da Silva, de 51 anos, impressiona e inspira. Nascida na zona rural de Juína, ela poderia ter passado a maior parte da vida longe da vida urbana, mas o desejo de estudar falou mais alto.

O casamento aos 16 anos aliou-se à expectativa de completar os estudos, que tinham ido até a 4º ano do Ensino Fundamental. Porém, os planos de voltar para a sala de aula deram lugar a um emprego como cozinheira num garimpo local, dos 18 aos 20 anos. Os trabalhos seguintes como açougueira e feirante também estavam aquém do que ela desejava.

Foi somente aos 25 anos, separada e com três filhos pequenos, que ela conseguiu juntar forças para se dedicar aos estudos. A solução encontrada para otimizar o tempo perdido longe dos livros e cadernos foi se matricular em um supletivo. “Eu pensei: agora vou estudar mesmo com filhos pequenos. Mulher sozinha é mais forte que um homem”, diz.

Leia Também:  Escola Técnica de Sinop homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher

A dedicação aos estudos foi, aos poucos, traçando outro rumo à vida de Zilda, que passou rapidamente de aluna à educadora. Quando ainda estava cursando o Ensino Médio, começou a dar aula de forma interina para substituir uma tia que precisou pedir licença por problemas de saúde. O trabalho como docente logo deu lugar a outra função.

“Comecei a gostar de trabalhar como professora e, logo em seguida, comecei a trabalhar na secretaria da escola. E trabalhando na secretaria, eu me apaixonei pelo serviço e fiz o concurso para técnico da Seduc-MT e passei”, conta.

Zilda trabalha desde 2001 como servidora efetiva, primeiramente como secretária escolar e depois no setor de Saúde e Segurança da Seduc-MT. Enquanto exercia as funções na carreira pública, seguiu estudando e formou-se em Pedagogia quando tinha 35 anos, em 2005.

Com os filhos já criados (eles têm 33, 30 e 28 anos) e três netos (de 12, 6 e 3 anos de idade), Zilda tem certeza que sua dedicação aos livros e a força de vontade fizeram ela reescrever a própria história.

Leia Também:  Equipe do MT Ciências participa de projeto desenvolvido pela Nasa

“Com a educação eu mudei a minha vida. A mulher tem que ser independente e estudar, estudar e estudar. É só por meio do estudo que se consegue alguma coisa. Sou uma servidora púbica com muito orgulho e uma mulher realizada profissionalmente. Não foi fácil, com três filhos pequenos, mas amo o que faço. Foram muitas conquistas e muitos desafios, mas sou uma mulher realizada”, conta.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA