POLÍTICA MT

Cridac faz mutirão para atender pacientes que necessitam de próteses ortopédicas

Publicados

em


.

O Centro Especializado em Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), iniciou nesta segunda-feira (14.09) o mutirão para atender pacientes que precisam de próteses ortopédicas. Entre os dias 14 e 18 de setembro, serão realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação da unidade com entrega de 240 próteses.

Nesta etapa, os fisioterapeutas e demais membros da equipe estão recebendo uma parte dos pacientes para realizar o procedimento de retirada de medidas para produção da prótese. Além disso, pacientes que foram atendidos em outras etapas estão retornando ao Centro para receber os membros artificiais.

Outro atendimento prestado é o de ajustes nas próteses dos pacientes que já receberam o membro. A equipe ainda está realizando treinamento de locomoção dos pacientes que estão recebendo o componente artificial que substitui o membro amputado.

O senhor Valdino José Cardoso, morador do bairro Bosque da Saúde, foi um dos pacientes atendidos no Cridac neste primeiro dia de entrega. Ele realizou a troca da antiga prótese e recebeu uma novinha. Um alívio para o bolso, pois na primeira o aposentado precisou pagar na rede particular de saúde. “Graças a Deus, hoje estou pegando minha prótese novinha em folha e sem precisar pagar nada. A primeira eu tive que pagar, custou 13 mil reais, mas após quatro anos de uso deu problema. O Cridac continua de parabéns pelos serviços prestados aqui, a gente sai daqui sorrindo e satisfeito, eu não tenho nada para reclamar”. 

Leia Também:  Sema apreende pescado, animais e aves silvestres e armas em Água Boa

De acordo com o diretor da unidade, Luiz Antônio Ferreira, o Cridac está atendendo pacientes de vários municípios de Mato Grosso, “pois a oficina da nossa unidade atende todo Estado. Nossa ação vai entregar 240 novas próteses para os pacientes até sexta-feira (18)”.

Para organizar o fluxo de atendimento evitar aglomeração na unidade, a direção está atendendo 40 pacientes por dia.

A senhora Nilza Maria, do bairro Tijucal, em Cuiabá, recebeu atendimento e realizou a troca de prótese da perna esquerda. A dona de casa, disse que o membro artificial precisava ser substituído por um novo, pois estava com muito tempo de uso.

“Meus atendimentos sempre são realizados aqui, essa é quarta prótese que eu recebo aqui no Cridac. Essa minha perna precisava ser trocada, faz oito anos que uso ela, estava passando da hora, estava até com medo de cair. Essa nova perna vai me ajudar a andar melhor, não via a hora de trocar”, explicou Maria.

A Rede Estadual de Reabilitação, possui 132 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR`s) de gestão municipal, implantadas em 132 cidades, o que dá uma cobertura de 93% dos 141 municípios do Estado. O acesso aos serviços do Cridac é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pacientes para sede em Cuiabá. A unidade oferece serviços de: Reabilitação física, reabilitação intelectual, reabilitação auditiva e oficina ortopédica.

Leia Também:  Poder Legislativo busca soluções efetivas e de longo prazo para o Pantanal

Serviço

O Cridac é uma unidade especializada no atendimento de pessoas com deficiência. O prédio fica localizado na Rua G, s/n – Bloco A – Centro Político Administrativo. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3613-1928.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Retomada da Lei Seca; blitze educativas orientam motoristas e pedestres em Cuiabá e Várzea Grande

Publicados

em


.

Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), demais forças de Segurança Pública e órgãos parceiros que atuam na fiscalização do trânsito realizaram duas blitze educativas na noite de sexta-feira (18.09). Uma na avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá, e outra na avenida da FEB, em Várzea Grande.

O objetivo foi alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob o efeito de álcool. O alerta se estendeu aos pedestres, para não consumirem bebida alcoólica em excesso e não pegarem carona com condutor embriagado.

“Abordamos principalmente os riscos da bebida associada a direção, alertando e orientando os motoristas e pedestres para que, ao saírem para locais onde irão consumir bebida alcoólica, se planejarem para retornar para casa de forma segura”, disse a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp-MT, major PM Monalisa Toledo, disse que a Semana Nacional de Trânsito marca também a retomada das operações Lei Seca, realizada de forma integrada entre as forças de Segurança Pública, que estava suspensa em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Leia Também:  Centro de Triagem já entregou mais de 16 mil kits de medicamentos para o tratamento da Covid-19

Nas blitze educativas, além das orientações, foram distribuídos informativos, máscaras e lixo car – saco de lixo para carros – alusivos à Lei Seca.  

Este ano o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Perceba o risco, proteja a vida“. É o que o Detran-MT, por meio da Gerência de Ações Educativas, vem trabalhando no decorrer de vários anos nas ações educativas de sensibilização dos condutores quanto ao comportamento mais seguro no trânsito, para que percebam os riscos e reduzam os acidentes de trânsito, especialmente os de maior gravidade.  

As ações da Semana Nacional de Trânsito contam com a participação da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI); Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito (BPMTran); Polícia Judiciária Civil, pela Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT); Sistema Penitenciário; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Ministério Público Estadual (MPE); Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Leia Também:  Poder Legislativo busca soluções efetivas e de longo prazo para o Pantanal

Transmissões ao vivo

Em Mato Grosso, a campanha está com transmissões ao vivo do Comitê Estadual Vida no Trânsito, pela Escola de Saúde Pública do Estado, no canal do Youtube, clique AQUI.   

O 1° Encontro Mato-Grossense de Mobilidade Segura e Vida no Trânsito será na próxima segunda-feira (21.09), às 17h30, pela plataforma da Escola de Saúde Pública, com o tema “Sensibilização através da percepção de risco para adoção de comportamentos seguros no trânsito“.

No dia 25 de setembro, às 14h30, será realizada a transmissão ao vivo sobre Educação e Respeito no Trânsito, pelo Instagram da MTU. O tema será “Convívio Social no Trânsito“. 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA