POLÍTICA MT

Deputado cita transtornos e pede retomada de atendimento presencial em Ciretran de Sorriso

Publicados

em


Para Dal Molin, a estrutura da unidade pode atender requisitos de biossegurança

Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) solicitou que o governo estadual retome imediatamente as atividades presenciais da 37ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Sorriso.

De acordo com o parlamentar, a medida adotada como forma de frear o avanço do coronavírus tem trazido transtornos e prejuízos aos usuários de pelo menos três município do norte do estado.

“A unidade de Sorriso possui uma estrutura ampla e, portanto, capaz de atender todos os requisitos de biossegurança. Os Ciretrans são órgãos essenciais para a manutenção de setores importantes à economia. Caso seja mantida a suspensão, o estado terá sérias consequências em curto e médio prazo”, avaliou Dal Molin ao apresentar, em sessão plenária do último dia 5, a Indicação nº 2207/2021, requerendo a retomada das atividades presenciais.

A suspensão das atividades de atendimento ao público foi comunicada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) em 29 de março. Ao todo, 43 municípios mato-grossenses foram atingidos pela decisão.

Como forma de minimizar os efeitos causados com a suspensão das atividades, o governo do estado prorrogou, por tempo indeterminado, os prazos para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimentos a partir de março de 2021, registro e licenciamento do veículo novo adquirido a partir de 12 de fevereiro de 2021, entre outros serviços.

Serviços on-line – Por meio do site www.detran.mt.gov e do aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado em aparelhos celulares com sistema Android e IOS, os usuários têm acesso a serviços como a emissão do licenciamento do veículo, renovação da CNH, segunda via da CNH, solicitação de troca de CNH provisória para definitiva, consulta a informações de veículo; consulta a informações de condutor; consulta ao resultado recurso de infração; validador de documentos; consulta a valores e taxas de serviços; extrato de multa do Detran; Permissão Internacional para Dirigir (PID) e emissão de débitos de veículos.

Número insuficiente de servidores – Com média de 300 atendimentos ao dia, a 37ª Ciretran de Sorriso conta com um quadro de 11 servidores ativos que, atualmente, se revezam entre o trabalho administrativo e os atendimentos de urgência.

Fonte: ALMT

Leia Também:  Domingo (09): Mato Grosso registra 373.121 casos e 10.149 óbitos por Covid-19
Propaganda

POLÍTICA MT

Domingo (09): Mato Grosso registra 373.121 casos e 10.149 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (09.05), 373.121 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.149 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 260 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 373.121 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.140 estão em isolamento domiciliar e 353.259 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 417 internações em UTIs públicas e 343 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 78,68% para UTIs adulto e em 43% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (79.065), Rondonópolis (27.379), Várzea Grande (25.604), Sinop (19.538), Sorriso (12.911), Tangará da Serra (12.284), Lucas do Rio Verde (11.537), Primavera do Leste (10.187), Cáceres (7.939) e Alta Floresta (7.173).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  "Mato Grosso será o Estado que mais vai crescer no Brasil nos próximos 10 anos", avalia empresário

O documento ainda aponta que um total de 323.270 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 69 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No sábado (08), o Governo Federal confirmou o total de 15.145.879 casos da Covid-19 no Brasil e 421.316 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 15.082.449 casos da Covid-19 no Brasil e 419.114 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste domingo (09).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Mães de gêmeos, auditoras da CGE-MT relatam desafios da "jornada dupla"

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA