POLÍTICA MT

Desenvolve MT capacita turma de correspondentes

Publicados

em


.

A primeira turma de correspondentes participou nesta quinta-feira (10.09) do curso online de capacitação promovido pela Desenvolve MT. A parceria é fruto do termo de cooperação entre a Agência de Fomento, Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e prefeituras do interior do estado.  

O treinamento faz parte da estratégia de expansão da rede de correspondentes para levar as linhas de crédito aos empresários de Mato Grosso com atendimento presencial em boa parte das regiões do Estado.

Os correspondentes são colaboradores de associações comerciais, federações e prefeituras parceiras da Desenvolve MT que irão atuar nas respectivas entidades na oferta de crédito e apoio aos associados e empresas que atuam nos segmentos representados da indústria, do comércio, setor de serviços e agricultura familiar.

Ao todo, 13 participantes associados a Facmat da região de Alto Araguaia, Tangará da Serra, Itaúba, Alta Floresta, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Pedra Preta, Colíder, Barra do Bugres, Cáceres e Cuiabá participam do curso.

Para o presidente da Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT, Jair Marques, a parceria com os municípios é para ampliar a capacidade de atendimento da agência. “Queremos que cada município tenha a orientação de um representante da Desenvolve MT para ajudar o empreendedor a acessar o crédito’’.

Leia Também:  Ex-secretária tome posse na câmara

O treinamento conta também com a participação de 10 prefeituras do interior dos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Poconé, Querência, Sapezal, Primavera do Leste e Campo Verde.

Serão cinco módulos online de treinamento entre teoria e prática, ministrado pelo analista de crédito da Desenvolve MT, Alysson José Silva Lopes Elias, com duração de quatro horas por meio de uma plataforma de ensino à distância.

Os participantes vão conhecer as linhas de crédito bem como o todo o processo de preenchimento de cadastro e documentos. Cada corresponde é treinando para dar suporte em todo o processo de solicitação de crédito facilitando assim o encaminhamento das propostas de crédito para a Desenvolve MT.

A Monica Ferreira Porto, do município de Barra do Garças, aproveitou a oportunidade para sanar as dúvidas sobre o financiamento e já pretende auxiliar os empreendedores da região. “Vamos atrás das empresas que não conseguiram crédito no primeiro momento, entender o motivo e voltar e pedir novamente a operação na Desenvolve MT’’.

Leia Também:  Videoconferências auxiliam na elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

No final do curso, os correspondentes vão receber uma relação dos empreendedores de cada município que não conseguiram acessar o crédito da Desenvolve MT para auxiliá-los e tentar resolver a demanda, objetivo principal da parceria.

O próximo curso deve ocorrer no final do mês de setembro com novos parceiros.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Estão abertas as inscrições para o 5º Simpósio sobre Dislexia realizado pela ALMT

Publicados

em


.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, nos dias 5 e 6 de outubro, o 5º Simpósio sobre Dislexia. Com o tema “Dislexia em tempo de Ensino Remoto”, o evento reúne especialistas, educadores e pais para discutir experiências e práticas clínicas e pedagógicas sobre o transtorno, caracterizado pela dificuldade de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página da ALMT, na qual foi inserido um banner sobre o simpósio. Os participantes credenciados recebem certificação.

A edição deste ano, em virtude da pandeia do coronavírus (Covid-19) e as necessidades de distanciamento social, será totalmente on-line, sendo transmitido pela TV Assembleia (30.1) e pela página do Facebook .

Para o deputado Wilson Santos (PSDB), idealizador do projeto, a principal preocupação é propiciar atendimento pedagógico especializado para gerar melhores resultados acadêmicos. “O objetivo é conscientizar e mostrar que é possível viver e conviver com disléxicos, principalmente nas escolas, mas também dentro dessas novas perspectivas de ensino a distância”, declarou o parlamentar.

A abertura acontece no dia 5, às 18h30, e contara com a participação de autoridades.  As palestras do primeiro dia são com o publicitário Felipe Ponce (Pippo), diagnosticado com dislexia e que mantém um blog que ajuda disléxicos e suas famílias que estão em busca de apoio. O tema da palestra será “Efitos da quarentena na vida de um disléxico”. A segunda apresentação será com o neuropediatra infantil Dr. Clay Brites, que vai falar sobre “Dislexia do Desenvolvimento e seus aspectos neurológicos em tempos de ensino remoto”.

Leia Também:  Unidades penais do Estado recebem furgões para transporte de reeducandos

No segundo dia de evento, serão oferecidos minicursos no período das 8h às 9h. A programação retoma no período das 19h às 19h30 com outras duas palestras. A primeira será a respeito de dislexia, com Juliana Amorina, do Instituto ABCD. A segunda está programada com o professor universitário Dr. Rauni Roama Alves, com o tema “Sinais de alertas comportamentais e emocionais da dislexia no cotidiano do ensino remoto”.

Realizado em parceira com a Associação Mato-grossense de Dislexia, o simpósio conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).  A programação completa e o acesso à inscrição estão disponíveis aqui.

Dislexia

A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais.

Abertura do 4º Simpósio sobre Dislexia, realizado em 2019.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Fonte: ALMT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA