POLÍTICA MT

Documento Referência Curricular é encaminhado ao Conselho de Educação para análise

Publicados

em


O Documento de Referência Curricular (DRC) para Mato Grosso, etapa Ensino Médio, foi encaminhado ao Conselho Estadual de Educação (CEE) para análise, parecer e normatizações. O documento passou por três consultas públicas e contou com a contribuição da comunidade escolar para a sua versão final. Após análise do CEE, o documento segue para homologação por parte da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e, por fim, para ser implementado no Estado de Mato Grosso.

A redação com a proposta pedagógica, que orienta a reorganização curricular do novo ensino médio, foi elaborada por uma equipe de profissionais de todas as áreas do conhecimento.

O coordenador do Ensino Médio da Seduc, Isaltino Alves Barbosa, explica que o documento está dividido em três partes. A primeira contém os textos introdutórios, onde são apresentadas as concepções de juventudes, analisando as mudanças de paradigmas da função do ensino médio durante os anos, assim como, as concepções de educação para a formação integral dos estudantes; a outra parte contém as discussões das áreas do conhecimento (ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, matemática e linguagens e suas tecnologias); e a terceira parte discute a arquitetura do novo ensino médio, descrevendo modelos de trilhas de aprofundamento na área do conhecimento.

Leia Também:  Policiais penais da PCE interceptam drone com baterias de celular e droga

“O novo currículo para o Ensino Médio, com aporte legal por meio da Lei 13.415, traz cuidados com aspectos cognitivos, sociais e emocionais para os estudantes. Essa é uma maneira importante de lidar com pessoas em formação para que possam estar mais preparadas para lidar com os desafios da vida em seus diversos aspectos”, ressalta.

Isaltino Barbosa destaca a parte diversificada do currículo, que se configura de itinerários formativos, com disciplinas eletivas, projetos de vida, além de uma parte relacionada ao aprofundamento que o estudante almeja fazer pensando no seu futuro profissional. “Um estudante que almeja fazer um curso na área de engenharia poderá se aprofundar na área de ciências da natureza ou matemática”, explica.

Os debates ocorridos nos encontros nacionais, viabilizados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pelo Ministério da Educação (MEC), que ocorreram no decorrer do ano de 2019, contribuíram para moldar o processo de elaboração do documento de referência para Mato Grosso.

Leia Também:  Alunos de 83 escolas de ensino médio participam de palestra sobre empreendedorismo

“As oficinas realizadas nos encontros nacionais foram replicadas com as equipes de redatores e com as equipes das escolas-piloto com a finalidade de alinhar os termos conceituais do Novo Ensino Médio e, consequentemente, redigir o documento em consonância com proposta de reforma do ensino médio”.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Centro de Triagem Covid-19 não receberá pacientes nesta segunda-feira (26)

Publicados

em


O Centro de Triagem Covid-19 não funcionará nesta segunda-feira (26.10). A medida se dá em razão do impacto causado pela intensa chuva do último sábado (24.10), que gerou pequenos estragos nas estruturas móveis da unidade. As equipes já trabalham na manutenção do local e o serviço volta a funcionar na terça-feira (27.10).

De acordo com a direção do Centro, os agendamentos previstos para o dia serão realocados durante a semana. Além disso, para que não haja qualquer prejuízo à população e aos profissionais, a unidade de triagem funcionará normalmente no próximo sábado (30.10). 

“As pessoas poderão ser atendidas no decorrer desta semana e, para que os profissionais e a unidade não tenham prejuízo financeiro, foi transferido o atendimento de segunda-feira para sábado”, explicou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.  

Do dia 22 de julho a 21 outubro, o Centro de Triagem viabilizou o teste da Covid-19 a 54.376 pessoas. Do total, 9.249 testaram positivo para coronavírus, 29.364 tiveram o resultado negativo e 15.763 foram considerados suspeitos de estarem com a Covid-19. Além disso, foram realizadas 4.084 tomografias. 

Leia Também:  Governo de MT lamenta morte do fotojornalista Lenine Martins

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou mesmo com suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 25.012 kits de medicamentos. Os remédios foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA