POLÍTICA MT

Educadores enfrentam estradas e rio para entregar apostilas em comunidade indígena

Publicados

em


Uma equipe de educadores da Escola Plena Daury da Riva localizada no município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte da Capital) – três professores e o diretor Dirlei Perin percorreram quase 60 quilômetros de estradas de chão para entregar material apostilado para os estudantes da Aldeia Figueirinha da comunidade Kaiabi, localizada às margens do rio dos Peixes. O gestor explica que, por estar no interior do município, a aldeia não possui conexão com a internet, telefonia fixa ou móvel.

Entre os alunos que receberam o material impresso está Rayssa Sirajup da Silva que está em quarentena, uma das medidas de segurança adotada pela etnia Kaiabi. Além da rodovia sem asfalto, a equipe atravessou de barco o rio dos Peixes e caminhou o restante do trajeto até a residência da aluna.

“Foi um trabalho que compensou os esforços porque o mais importante é o aluno. Conseguimos fazer com que o material chegasse até nossos alunos”, comemora.

Para ter acesso às terras indígenas da Reserva kaiabi/Apiaká, foi necessária obter autorização dos caciques das aldeias por onde a equipe passaria. Como havia chovido muito na noite anterior e toda a estrada é sem pavimentação, havia muito barro e árvores caídas na estrada.

Leia Também:  Escola de Saúde Pública realiza seminário sobre políticas e atendimento aos idosos

“A equipe obedeceu a todas as exigências do protocolo de contenção ao avanço do coronavírus em terras indígenas, como o uso de máscara, álcool gel, luvas (quando necessário) e manutenção do distanciamento. Tudo conforme manda o figurino”, assegura o diretor.

Durante a viagem, os professores Marciana de Oliveira Santos, Gislaine Assunção Frizera e Aparecido da Silva coletaram material, realizando entrevistas, filmagens e fotos, para desenvolvimento das apostilas de Projeto Educativo Cultural do segundo bimestre, que aborda as culturas indígenas e afro-brasileira na região de Juara, no projeto “Identidade Cultural: conhecendo o eu e o mundo”.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Centro de Triagem Covid-19 não receberá pacientes nesta segunda-feira (26)

Publicados

em


O Centro de Triagem Covid-19 não funcionará nesta segunda-feira (26.10). A medida se dá em razão do impacto causado pela intensa chuva do último sábado (24.10), que gerou pequenos estragos nas estruturas móveis da unidade. As equipes já trabalham na manutenção do local e o serviço volta a funcionar na terça-feira (27.10).

De acordo com a direção do Centro, os agendamentos previstos para o dia serão realocados durante a semana. Além disso, para que não haja qualquer prejuízo à população e aos profissionais, a unidade de triagem funcionará normalmente no próximo sábado (30.10). 

“As pessoas poderão ser atendidas no decorrer desta semana e, para que os profissionais e a unidade não tenham prejuízo financeiro, foi transferido o atendimento de segunda-feira para sábado”, explicou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.  

Do dia 22 de julho a 21 outubro, o Centro de Triagem viabilizou o teste da Covid-19 a 54.376 pessoas. Do total, 9.249 testaram positivo para coronavírus, 29.364 tiveram o resultado negativo e 15.763 foram considerados suspeitos de estarem com a Covid-19. Além disso, foram realizadas 4.084 tomografias. 

Leia Também:  Escola de Saúde Pública realiza seminário sobre políticas e atendimento aos idosos

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou mesmo com suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 25.012 kits de medicamentos. Os remédios foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA