POLÍTICA MT

Escola comemora resultados de aprendizagem com o uso de ferramentas digitais

Publicados

em


Para oferecer um ensino de qualidade em tempos de pandemia, profissionais da Escola Estadual 12 de Abril, em Terra Nova do Norte (650 km da Capital), aprimoram as metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem com o uso das ferramentas tecnológicas para produção de trabalhos.  

Segundo a professora Ângela Gargioni, um dos maiores desafios é estabelecer comunicação mediada pela tecnologia. O ensino remoto tem sido desafiador, mas os professores da unidade escolar realizaram no 4° bimestre do ano letivo continuum curricular 2020/2021 experiências de física, química e geografia. São atividades com músicas, entre outros, visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Os recursos educacionais digitais, como o Google Meet, possibilitaram que os alunos compartilhassem os trabalhos experimentais, promovendo uma interação dinâmica de grupo. 

A professora de Química, Raquel Gomes, propôs aos alunos do Ensino Médio um trabalho para ser elaborado por meio de acervos online. Para isso, os alunos usariam o Google Meet para as apresentações. Os resultados dos trabalhos surpreenderam positivamente a professora.

Leia Também:  Governo do Estado contempla 5 mil famílias do Nortão com auxílio financeiro

“Mesmo alguns alunos tendo certas dificuldades devido à deficiência de equipamentos digitais para realização da pesquisa, eles se sobressaíram muito bem, pois todos apresentaram seus trabalhos como se estivessem em uma sala de aula no modo presencial”, assinala Raquel. 

A professora explica que durante as apresentações surgiram inseguranças, típico de uma aula presencial, mas nada que não pudesse ser superado. Raquel ressalta que a ensino remoto tem ganhado a confiança dos pais e principalmente dos alunos, que estão dando mais credibilidade a este novo meio de aprendizado.

Outra experiência exitosa é realizada pela professora de geografia Gilma Santos que direcionou seus alunos do 2º ano do Ensino Médio para um desafio de apresentar algumas músicas regionais. São canções relacionadas com conteúdo sobre a regionalização do Brasil, trabalhados durante o bimestre.

Com os alunos do 3º ano, Gilma os instigou a fazer uso do PowerPoint e Google Meet por meio de pesquisas, elaboração e apresentações de trabalhos relacionados aos conteúdos de geopolítica no Brasil e no Mundo. 

Leia Também:  Moradores do Vale do Araguaia recebem 3 mil cartões do auxílio de R$150 do Estado

“Todos amaram. Foi maravilhoso, pois se sentiram motivados a procurar o conteúdo para os trabalhos. Isso foi muito bacana para amenizar um pouco a tensão da aula”, comemora

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Domingo (09): Mato Grosso registra 373.121 casos e 10.149 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (09.05), 373.121 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.149 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 260 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 373.121 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.140 estão em isolamento domiciliar e 353.259 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 417 internações em UTIs públicas e 343 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 78,68% para UTIs adulto e em 43% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (79.065), Rondonópolis (27.379), Várzea Grande (25.604), Sinop (19.538), Sorriso (12.911), Tangará da Serra (12.284), Lucas do Rio Verde (11.537), Primavera do Leste (10.187), Cáceres (7.939) e Alta Floresta (7.173).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Moradores do Vale do Araguaia recebem 3 mil cartões do auxílio de R$150 do Estado

O documento ainda aponta que um total de 323.270 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 69 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No sábado (08), o Governo Federal confirmou o total de 15.145.879 casos da Covid-19 no Brasil e 421.316 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 15.082.449 casos da Covid-19 no Brasil e 419.114 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste domingo (09).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Governo do Estado contempla 5 mil famílias do Nortão com auxílio financeiro

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA