POLÍTICA MT

“Estou em contato com muitas pessoas e precisava saber se estou infectado", relata comerciante atendido no Centro de Triagem

Publicados

em


.

Mesmo com risco de contaminação pelo novo coronavírus, parte dos trabalhadores que atuam de forma autônoma precisaram continuar suas atividades para garantir renda mensal. O senhor Waldeci Donizete Vicente, vendedor ambulante de Várzea Grande, procurou o Centro de Triagem Covid-19 para realiza o teste. Mesmo seguindo todos os cuidados recomendados pelos órgãos de Saúde, o contato com diversas pessoas durante o atendimento preocupa o profissional que teme contrair a Covid-19 e contaminar seus clientes.

“Eu aproveitei que o movimento de vendas ainda está fraco e deixei um dia reservador para vir fazer o teste. Eu estou em contato com muitas pessoas e precisava saber se estou infectado, mesmo seguindo todos os cuidados como uso de álcool em gel sempre que pego em dinheiro, mesmo assim não é 100% garantido. Então preciso fazer o teste. Preciso aproveitar que é de graça, que o Governo de Mato Grosso está nos ajudando”, disse Donizete.

Ainda de acordo com as declarações do senhor Waldeci, outro fator determinante para procurar o Centro de Triagem foi ter presenciado vários casos de amigos que testaram positivo, mas “não tiveram nenhum sintoma da doença. Certamente acabaram infectando outros sem saber e, não quero que isso aconteça, preciso saber se tenho para iniciar o tratamento”.

Leia Também:  Campanha Vem Ser Mais Solidário atende pessoas com deficiência no Centro de Triagem Covid-19

Após realizar todas as etapas de atendimento no Centro de Triagem, o resultado do exame foi negativo para Covid-19. Muito alegre com a notícia, o senhor Waldeci comemorou e avaliou positivo o atendimento recebido na unidade.

“Graças a Deus, estou aliviado com esse resultado negativo. A médica foi muito atenciosa, disse para eu continuar com os cuidados. Eu fui muito bem atendido, aqui tem uma equipe legal que sabe conversar bem com a gente, o atendimento está aprovado”, avaliou.

Vale ressaltar que pessoas idosas são mais vulneráveis à Covid-19. O caso pode ser ainda mais agravante quando a pessoa possui doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças pulmonares, cardíacos que aumentam o risco do quadro clinico do paciente.

Dados de atendimentos

Os dados mais recentes divulgados pela coordenação mostram que durante o período de 22 julho a 02 de setembro, o Centro de Triagem Covid-19 atendeu, 24.701 pacientes com a realização de testes para o diagnóstico do novo coronavírus.

A unidade montada na Arena Pantanal tem auxiliado os municípios da Baixada Cuiabana na atenção básica para o enfrentamento da pandemia com tratamento precoce da doença.

Leia Também:  Deputados aprovam mensagens do governo e PLC da contribuição previdência

Do total, 4.706 pessoas tiveram o resultado positivo para o coronavírus, 12.167 negativo e 7.827 foram considerados suspeitos de estarem com a doença. Foram realizadas 1.817 tomografias, importante exame de avaliação dos pulmões dos pacientes infectados. 

A farmácia do Centro de Triagem da Covid-19 entregou aos pacientes 12.534 kits de medicamentos para o tratamento precoce da doença. Esses medicamentos foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 800 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 300 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

 

 

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

CCJR analisa oito projetos durante reunião ordinária

Publicados

em


.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Cuiabá se reuniu ordinariamente na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar sobre os pareceres aos processos legislativos que constavam em pauta.

Dentre eles, a Mensagem do Executivo Nº 046/2020 que dispõe sobre as razões do veto total ao projeto de lei de autoria do vereador Ricardo Saad (PSDB), que trata da obrigatoriedade da afixação de cartazes informativos sobre o dever legal de comunicação às autoridades competentes de casos de estupro e assédio sexual. O veto recebeu parecer contrário da comissão.

Sob a relatoria do vereador Wilson Kero Kero (Podemos), recebeu parecer favorável, o processo nº 330/2020 de autoria do vereador Chico 2000 (PL) que dispõe sobre a nomenclatura da Associação de Moradores do Bairro Parque Residencial, passando a denominar “Centro Comunitário Sócio-Cultural de Múltiplo Uso Almirindo da Silva”.

Receberam parecer contrário pela sua aprovação, o processo nº 037/2020 que dispõe sobre a aplicação do valor remanescente do duodécimo exclusivamente na saúde municipal, de autoria do vereador Adilson Levante (PSB) o processo nº 043/2020 que dispõe sobre a dispensa do pagamento do serviço funerário municipal aos usuários que comprovem a doação de órgãos do parente ou familiar da pessoa sepultada e o processo nº 219/2020 que estabelece critério de isenção na cobrança nos estacionamentos próximos de hospitais públicos e privados na Capital.

Sob a relatoria do vereador Lilo Pinheiro (PDT), receberam pareceres favoráveis os processos nº 337/2020 que institui o Dia Municipal do Vendedor de Comida de Rua, de autoria do vereador Dilemário Alencar (Podemos) e nº 348/2020 que concede Título de Cidadania Cuiabana ao Tenente Coronel PM/MT Cesar Augusto de Camargo Roverei, de autoria do vereador Clebinho Borges (PSD).

Já o processo nº 245/2020 de autoria do vereador Mário Nadaf (PV), que dispõe sobre a exigência para testagem periódica na rede pública e privada para detecção da Covid-19, recebeu parecer contrário pela sua aprovação.

Os pareceres da CCJR serão submetidos à apreciação e votação dos parlamentares nas próximas sessões plenárias da Casa de Leis.

Jean Estevan / Câmara Municipal de Cuiabá

Leia Também:  Mais de 2,5 mil moradores da região do Osmar Cabral recebem cestas básicas e cobertores

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA