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Governo de Mato Grosso lança editais “Movimentar” para profissionais da cultura e do esporte

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O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Alberto Machado, o Beto Dois a Um, lançam nesta terça-feira (15.06), às 15h, os editais “Movimentar”, que visam auxiliar financeiramente os setores de cultura, esporte e lazer durante a pandemia. Serão investidos R$ 2 milhões para contratação de atividades online a serem desenvolvidas pelos profissionais das áreas em todo o Estado.

O lançamento será transmitido pelas redes sociais do Governo de Mato Grosso e as perguntas deverão ser encaminhadas exclusivamente pelos grupos de WhatsApp, que serão abertos no momento do anúncio. Os questionamentos devem ter relação com o assunto.

Movimentar – Cultura

Na área cultural, serão selecionados 250 projetos com valor único de R$ 4 mil, totalizando o investimento de R$ 1 milhão.

As propostas contempladas englobam manifestações artísticas ou práticas culturais desenvolvidas nos segmentos de teatro, dança, circo, literatura, biblioteca, música, audiovisual, artes visuais, artesanato, povos e comunidades tradicionais, culturas LGBTQIA+, urbanas e negras e de matriz africana, patrimônio histórico, produção cultural e economia criativa.

Movimentar – Esporte

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Outros R$ 1 milhão serão investidos para fomentar ações desportivas, paradesportivas e de lazer. Cada proposta aprovada receberá R$ 2.500 para o desenvolvimento das atividades, contemplando no total 400 projetos. 

Serão atendidos profissionais de educação física credenciados pelo Conselho Regional  (CREF-17), gestores esportivos e instrutores de dança e lutas. As propostas selecionadas abrangerão os segmentos de esporte de alto rendimento, saúde, recreação e lazer, esporte de inclusão, esporte educacional, ações formativas e política de gestão e administração esportiva.

Fonte: GOV MT

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Desenvolve MT capacita agentes para ampliar oferta de crédito no interior de Mato Grosso

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Trinta e dois colaboradores de prefeituras do interior do Estado e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLs), participaram do treinamento on-line realizado nesta quarta-feira (22.09), promovido pela Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT. A parceria é fruto do termo de cooperação entre prefeituras, entidades e a agência de fomento.

O treinamento faz parte da estratégia de expansão da rede de agentes de crédito e correspondentes para levar as linhas de crédito aos empresários de Mato Grosso com atendimento presencial em todo o Estado.

Em 2020, os municípios do interior atingiram um índice alto de recursos repassados aos empreendedores. Mais de R$6 milhões em crédito foram concedidos para os municípios.

 Os agentes de crédito e correspondentes capacitados são parceiros da Desenvolve MT que irão atuar nas respectivas entidades, na oferta de crédito e apoio aos associados e empresas que atuam nos segmentos representados da indústria, do comércio, setor de serviços.

“A parceria é uma forma de ficar mais próximo dos municípios, esperamos que os agentes tragam as demandas, e que possamos atender cada vez mais os empreendedores do interior, enfatiza Jaqueline Cozovenco, gerente de investimento e projetos da Desenvolve MT.

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O treinamento ministrado pela agente de fomento, Mary Milena Taki, com duração de uma hora e mais por meio de plataforma de ensino on-line. Durante a aula, os participantes conheceram as linhas de crédito bem como o todo o processo de preenchimento de cadastro e documentos e puderam tirar as dúvidas.

Conheceram também o sistema da plataforma online, local onde é solicitado o crédito e inserido os documentos do empreendedor para análise.

A plataforma online é um produto que foi desenvolvido para trazer agilidade no processo de contratação do crédito, permitindo que todos os municípios de Mato Grosso possam ter acesso sem precisa se deslocar.

Cada correspondente é treinando para dar suporte em todo o processo de solicitação de crédito facilitando assim o encaminhamento das propostas de crédito para a Desenvolve MT.

Para Leide Katayama, representante da CDL de Chapada dos Guimarães, participante do treinamento, a plataforma digital facilitou o entendimento e agiliza o processo da tomada de crédito. “Queremos dar apoio ao empresário local, com o intuito de auxiliar e orientar sobre os documentos, uma das grandes dificuldades que eles encontram, a CDL quer acompanhar a tomada de crédito, conta.

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Participaram do treinamento terceiro treinamento as prefeituras de Paranaíta, Marcelândia, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Agua Boa, Vila Rica, Guarantã do Norte, Rondonópolis, Paranatinga, Alta Floresta, Barra do Bugres, Sapezal, Carlinda, Sorriso, Tangará da Serra, Chapada dos Guimarães. E a Câmara de Dirigente Lojistas de Barra do Garças, Ipiranga do Norte, Colniza, Campo Novo do Pareceis, Sorriso, Alta Floresta, Araputanga e Chapada dos Guimarães.

Fonte: GOV MT

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