POLÍTICA MT

“Live” vai debater preconceito contra população LGBTQIA+

Publicados

em


Carol Siqueira/Secom Câmara

O evento acontecerá on-line pelas redes sociais e reunirá lideranças importantes do movimento em Mato Grosso e no país.
LGBTFQIAFobia é a rejeição ou ódio do agressor em relação à vítima motivada pelo fato de ela ser LGBTQIA+ (lésbica, gay, bissexual, transexual, queer, intersexo ou assexual).
&nbsp

A discriminação contra essa parcela da população e as políticas públicas necessárias para atender às suas demandas estarão em debate nesta quarta-feira (16), às 19 horas, na live “LGBTQIAFobia é crime! ”, promovida pela vereadora Edna Sampaio (PT) e pelo Grupo de Trabalho Políticas LGBTQIA+, que compõe Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos.


O evento acontecerá on-line, com transmissão pelas redes sociais da vereadora e reunirá lideranças importantes do movimento em Mato Grosso e no país.&nbsp&nbsp


Entre elas, Symmy Larrat, mulher trans, presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), que desde 1995, promove ações de valorização da cidadania e dos direitos LGBTs.

Leia Também:  Reunião acerta detalhes para expedição de RGs para índios em mutirão
&nbsp

Também participam a secretária nacional LGBT do PT e Militante da Rede Afro LGBT, Janaína Oliveira a presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-MT, Kamila Michiko, e a representante do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual e coordenadora da Ong Livremente, Josi Marconi.


A mesa contará ainda com a jornalista e advogada Luciana Menoli a vereadora e fundadora do Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres, Mazéh Silva, e o secretário LGBT do PT-MT, Thiago Oliveira.


Na mediação, a vereadora Edna Sampaio e Clóvis Arantes, co-vereador do mandato e um dos pioneiros do movimento em Mato Grosso.

&nbsp

O objetivo é debater a promoção da qualidade de vida da população LGBTQIA+ e a luta contra a violência.&nbsp&nbsp


Dados do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH), da Secretaria Estadual de Segurança Pública, relativos ao período de 2011 a 2020, apontam que os crimes de homofobia subiram de 15 registros, em 2011, para 22, no ano seguinte. Em 2013, foram 40 registros e, em 2014, eles caíram para 21.

Em 2015, foram registrados 45 crimes de homofobia, número que aumentou para 69, em 2016 e para 114, em 2017. Em 2018, foram 116 registros em 2019, 139 e, no ano passado, 276. Em uma década, 857 ocorrências.

Leia Também:  "São denúncias graves do jornalista e o governo tem que explicar a contratação de agência", diz Claudinei

Por meio do GT Políticas LGBTQIA+, os movimentos sociais têm discutido com a vereadora algumas de suas demandas, entre elas a criação de uma coordenadoria LGBT na estrutura do executivo, e de um centro de referência para atendimento a este público.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio

Propaganda

POLÍTICA MT

Desenvolve MT capacita agentes para ampliar oferta de crédito no interior de Mato Grosso

Publicados

em


Trinta e dois colaboradores de prefeituras do interior do Estado e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLs), participaram do treinamento on-line realizado nesta quarta-feira (22.09), promovido pela Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT. A parceria é fruto do termo de cooperação entre prefeituras, entidades e a agência de fomento.

O treinamento faz parte da estratégia de expansão da rede de agentes de crédito e correspondentes para levar as linhas de crédito aos empresários de Mato Grosso com atendimento presencial em todo o Estado.

Em 2020, os municípios do interior atingiram um índice alto de recursos repassados aos empreendedores. Mais de R$6 milhões em crédito foram concedidos para os municípios.

 Os agentes de crédito e correspondentes capacitados são parceiros da Desenvolve MT que irão atuar nas respectivas entidades, na oferta de crédito e apoio aos associados e empresas que atuam nos segmentos representados da indústria, do comércio, setor de serviços.

“A parceria é uma forma de ficar mais próximo dos municípios, esperamos que os agentes tragam as demandas, e que possamos atender cada vez mais os empreendedores do interior, enfatiza Jaqueline Cozovenco, gerente de investimento e projetos da Desenvolve MT.

Leia Também:  ARTIGO- Dia da Árvore - O verde que gera vida

O treinamento ministrado pela agente de fomento, Mary Milena Taki, com duração de uma hora e mais por meio de plataforma de ensino on-line. Durante a aula, os participantes conheceram as linhas de crédito bem como o todo o processo de preenchimento de cadastro e documentos e puderam tirar as dúvidas.

Conheceram também o sistema da plataforma online, local onde é solicitado o crédito e inserido os documentos do empreendedor para análise.

A plataforma online é um produto que foi desenvolvido para trazer agilidade no processo de contratação do crédito, permitindo que todos os municípios de Mato Grosso possam ter acesso sem precisa se deslocar.

Cada correspondente é treinando para dar suporte em todo o processo de solicitação de crédito facilitando assim o encaminhamento das propostas de crédito para a Desenvolve MT.

Para Leide Katayama, representante da CDL de Chapada dos Guimarães, participante do treinamento, a plataforma digital facilitou o entendimento e agiliza o processo da tomada de crédito. “Queremos dar apoio ao empresário local, com o intuito de auxiliar e orientar sobre os documentos, uma das grandes dificuldades que eles encontram, a CDL quer acompanhar a tomada de crédito, conta.

Leia Também:  Governo amplia isenção para motoristas de aplicativo

Participaram do treinamento terceiro treinamento as prefeituras de Paranaíta, Marcelândia, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Agua Boa, Vila Rica, Guarantã do Norte, Rondonópolis, Paranatinga, Alta Floresta, Barra do Bugres, Sapezal, Carlinda, Sorriso, Tangará da Serra, Chapada dos Guimarães. E a Câmara de Dirigente Lojistas de Barra do Garças, Ipiranga do Norte, Colniza, Campo Novo do Pareceis, Sorriso, Alta Floresta, Araputanga e Chapada dos Guimarães.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA