POLÍTICA MT

Luciara permanece na lista de municípios com risco alto de contaminação de Covid-19

Publicados

em


.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (10.09) o Boletim Informativo n° 186 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 9) que o município de Luciara permanece na classificação de risco “alto” de contaminação de Covid-19.

Ainda de acordo com informações contidas no boletim, 14 municípios estão na classificação de risco “moderado” para a disseminação do coronavírus. São eles: Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Várzea Grande, Primavera do Leste, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Mirassol D’Oeste, Sinop, Tangará da Serra, Paranatinga e Sapezal.

Outros 129 municípios estão na classificação “baixo”, indicado pela cor verde e não apresentam grandes riscos de contaminação. Nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco “muito alto”, indicado pela cor vermelha que indica alerta máximo de contaminação.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Leia Também:  Nova unidade do Socioeducativo já está com 35% da obra concluída

Veja a tabela de classificação de risco por município

 

 

 

 

 

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Contra veto do governo, Elizeu Nascimento vota favoravelmente à categoria dos fisioterapeutas de MT

Publicados

em


Deputado Elizeu Nascimento votou pela derrubada do veto governamental

Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

Na manhã desta quarta-feira (30), em confinamento, durante sessão plenária remota, o deputado sargento Elizeu Nascimento (DC) votou pela derrubada do veto, pelo governo do estado, ao Projeto de Lei 718/2019, que garante assistência 24 horas de fisioterapeutas nas UTIs situadas em Mato Grosso, reiterando, assim, o seu apoio aos profissionais que compõem a classe.

No total, 17 parlamentares votaram pela derrubada do veto do governo, que não queria a aprovação do projeto, e três votaram contra a proposição, que visa garantir a permanência do profissional de fisioterapia nas UTIs adulta e pediátrica de hospitais e clínicas públicas ou privadas dentro das 24 horas de atendimento.

Antes da aprovação, o paciente tinha o direito de assistência de 6 a 12 horas, colocando em risco a vida e as possibilidades de recuperação da população que necessita deste tipo de assistência.

“O projeto beneficia os profissionais da categoria e também a sociedade, por isso votei pela derrubada do veto. Pois, de acordo com a proposição, a assistência 24 horas de fisioterapeutas nas UTIs contribui para o aumento da taxa de sobrevida aos enfermos em estado grave, por oferecer um suporte eficiente para o paciente”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Deputados acatam emenda para garantir contratação de defensores públicos

Fonte: ALMT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA