POLÍTICA MT

Macaca vítima de atropelamento é resgatada em Guarantã do Norte

Publicados

em


Uma macaca da espécie cuxiú-de-nariz-branco foi resgatada às margens da rodovia BR-163. A primata foi entregue pela população ao Corpo de Bombeiros Militar que acionou a regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Guarantã do Norte, 730 km ao Norte de Cuiabá.

O animal recebeu os primeiros atendimentos em uma clínica particular no município e ontem (16) seguiu para o campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso. A jovem fêmea aparenta ter sido vítimas de maus tratos. Por ser dócil e apresentar subnutrição, há suspeita de que tenha sido domesticada ilegalmente.

A Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema já acionou Centro Nacional de Primatas para que a macaca receba os devidos encaminhamentos assim que tiver alta hospitalar. O cuxiú-de-nariz-branco é uma espécie quase ameaçada de extinção nativo da região Sul da Floresta Amazônica. É um primata pequeno, de até 3 quilos, e normalmente vive em bandos de até 40 indivíduos.

A Sema orienta a população a não tentar domesticar animais de vida livre. Manter animais silvestres em cativeiro sem a devida anuência dos órgãos ambientais é ilegal e traz prejuízos à saúde do animal e ao desenvolvimento do animal, como estresse e subnutrição, podendo, inclusive, leva-lo a óbito.

Leia Também:  Escola em Cuiabá é reformada para atender alunos em tempo integral
Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Governo dá início à construção da ponte de concreto sobre o Rio Bandeira

Publicados

em


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), iniciou a construção da ponte de concreto na MT-400, sobre o rio Bandeira, na comunidade de Porto Bandeira, no Distrito da Guia, em Cuiabá.

A obra é a realização de um pedido antigo da comunidade centenária e uma importante ligação da comunidade de Porto Bandeira às comunidades vizinhas Tarumã e Sucuri, além de permitir o acesso dos moradores à Capital por um caminho mais seguro.

A ponte terá uma extensão de 40 metros e, até o momento, 11% dos serviços previstos já foram executados. Estão previstos de serem iniciados, já na próxima semana, as atividades de fundação da ponte, de acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

“Essa ponte é um pedido antigo. Essa região tem uma circulação grande de draga, de carregamento de  cascalho e areia. A obra vai trazer segurança não apenas aos empresários, mas especialmente à toda comunidade que precisa trafegar por essa ponte para chegar em Cuiabá”, disse o secretário.

Leia Também:  Escola em Cuiabá é reformada para atender alunos em tempo integral

Ainda segundo Marcelo de Oliveira, essa ponte representa o início de um projeto de pavimentação interligando, no futuro, a região Oeste de Cuiabá por uma nova via asfaltada.

A obra é a realização de um pedido antigo da comunidade centenária 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA