POLÍTICA MT

MT Hemocentro promove evento online para incentivar doação de medula óssea

Publicados

em


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do MT Hemocentro, realiza nesta sexta-feira (18.09), das 9h às 19h, a 1ª Jornada sobre Doação de Medula Óssea. O evento será virtual e transmitido ao vivo por meio do canal no Youtube da Educação Permanente. 

A atividade faz alusão ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Medula Óssea, celebrado no terceiro sábado de setembro, ou seja, dia 19, este ano. “A doação de medula é importante para ajudar pacientes que tem leucemia, aplasia de medula, alguns tipos de câncer, de linfoma e de anemia, e ocorre por compatibilidade genética. A compatibilidade familiar é de 25 a 30% (máximo) e a busca, pelo Redome Brasileiro, é de 1 em 100 mil e, no internacional, de 1 em 1 milhão”, destaca a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella.

Com o lema “Doe Medula Óssea: Floresça Vidas“, a programação conta com esclarecimentos sobre os mitos e verdades que cercam o assunto, depoimentos de pacientes e familiares além da apresentação de um especialista em Medula Óssea na Doença Falciforme e médico do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), doutor Luiz Guilherme Darrigo Junior. 

Leia Também:  TVAL produz documentário sobre a maior queimada da história do Pantanal

Dados de Mato Grosso

Conforme dados do Banco de Sangue Público, há 65.460 doadores de medula óssea cadastrados no estado. Desses, 2.565 ingressaram como doadores em 2019. A diretora explica que, devido a Pandemia pela Covid-19, em 2020 o número de novos doadores diminuiu. Até o momento, o Hemocentro contabiliza 730 novos cadastros neste ano.

Em 2019 ocorreram 20 compatibilidades com pacientes nacionais e 16 compatibilidades com pacientes internacionais. Das 36 compatibilidades, quatro doadores efetuaram a doação de medula óssea. Já em 2020, o Hemocentro obteve 11 compatibilidades nacionais e nove compatibilidades internacionais. Das 20 compatibilidades, dois doadores efetuaram a doação de medula óssea até o momento.

A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Os principais beneficiados com o transplante são os pacientes com leucemia, linfomas e doenças autoimunes.

Como ser um dador de medula óssea

Interessados em ser um doador de medula óssea podem ir até o MT Hemocentro, situado na rua 13 de junho, número 1055, no Centro, em Cuiabá, e realizar o cadastro no banco de doadores do Redome. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30.

Leia Também:  Ex-secretária tome posse na câmara

É necessário portar documento oficial com foto, estar saudável e ter entre 18 e 55 anos de idade para realizar o cadastro. A carteirinha de doador é impressa em papel sulfite no ato do cadastro, sendo o único documento de comprovação de cadastro emitido pelo Redome. 

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (65) 3623-0044.

Serviço

O que: 1ª Jornada sobre Doação de Medula Óssea

Quando: Sexta-feira (18.09), das 9h às 19h.

Onde: No canal no Youtube da Educação Permanente

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

AL mantém suspenso atendimento ao público externo

Publicados

em


.

Mesmo com a retomada do funcionamento regular da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, a partir de segunda-feira (28), o atendimento ao público externo permanece suspenso. A determinação, estabelecida pela Resolução Administrativa n° 54, engloba o atendimento presencial no Espaço Cidadania (para a confecção do Registro Geral – RG) e os serviços prestados pela Defensoria Pública.  

Ainda não há uma data definida para a volta dos atendimentos ao público externo. Mas para aqueles que fizeram o pedido do RG, antes do início da pandemia do novo Coronavírus, o Espaço Cidadania está fazendo a entrega dos documentos. Em março, o atendimento diário era de até 150 pessoas para fazerem a 1ª ou a 2ª via do documento de identidade.  

“O setor faz a entrega todos os dias de cinco a 15 documentos. Quem fez o RG pode nos procurar e fazer a retirada, das 8 horas às 17 horas, ou ainda entrar em contado pelo telefone 3313-6529”, explicou a gerente de divisão da Ouvidoria da Assembleia Legislativa, Rosineia  Monica.

A resolução mantém ainda suspensos os serviços prestados pelo posto de atendimento do Procon, pelo Instituto Memória do Poder Legislativo, Assembleia Social, Escola do Legislativo, bem como as visitas guiadas na Assembleia Legislativa pelo Programa Por dentro do Parlamento.

Leia Também:  Serviços oferecidos pela Jucemat ficarão indisponíveis até o dia 30 de setembro

A Resolução Administrativa nº 54 publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, da última sexta-feira (25), e assinada pelo presidente Eduardo Botelho (DEM), mantém as atividades do Plenário através do Sistema de Deliberação Remota, utilizando da plataforma digital (https://zoom.us/), cabendo ao parlamentar a opção pelo comparecimento presencial, ou conexão via aplicativo. 

Outra determinação do documento é a proibição do acesso do público externo às salas de reuniões das Comissões Permanentes. Nelas só estão permitidos o presidente da comissão ou seu respectivo substituto, o consultor e os servidores responsáveis pelos sistemas de informática, áudio e vídeo.  

Os demais colaboradores devem utilizar, preferencialmente, a plataforma digital (https://zoom.us/) ou sistema equivalente, limitada à capacidade do sistema. A publicidade das reuniões será feita por meio de transmissão pela TV Assembleia (canal 30.1), site da ALMT e ainda pelo Facebook.  

Desde o dia 14 de setembro, estão restabelecidas as atividades presenciais dos servidores, conforme a carga horária estabelecida no seu vínculo funcional, sendo o expediente dividido em dois períodos, dentro da faixa horária compreendida entre as 7 horas e as 18 horas, de segunda a sexta-feira.  

Leia Também:  Unidade do Ganha Tempo da Praça Ipiranga não funciona nesta sexta-feira (25)

Já os servidores que estiverem impedidos de exercer suas atividades presencialmente por motivos de saúde, deverão passar por avaliação do médico do Qualivida, agendando a consulta através do telefone 3313-6433.  

O Qualivida continua atendendo servidores com casos suspeitos de COVID-19, bem como seus dependentes, aposentados e pensionistas, no período matutino e vespertino, às segundas, quartas e sextas-feiras, no saguão do Teatro Zulmira Canavarros.  

Fonte: ALMT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA