POLÍTICA MT

NOTA DE PESAR

Publicados

em


.
Assessoria de Imprensa

É com uma tristeza infinita no coração que comunicamos&nbsp o falecimento da nossa querida amiga e colega de trabalho Maria de Jesus Pereira. Uma mulher gigante, forte, determinada, uma grande guerreira que diariamente vencia a sua batalha contra o câncer.&nbsp
Ficam as recordações de uma mulher ímpar e&nbsp aguerrida.&nbsp Aos seus queridos familiares e amigos&nbsp os nossos sinceros pêsames. Descanse em paz no reino de Deus Mariínha…nossa pequena gigante.&nbsp&nbsp

Leia Também:  Homicídios em Mato Grosso reduzem 1,3%, contrariando média nacional
Propaganda

POLÍTICA MT

Carreta MT Ciências é apresentada virtualmente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicados

em


A carreta do MT Ciências marcou presença no segundo dia da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Inteligência Artificial: A nova Fronteira da Ciência Brasileira, nesta quarta-feira (17.10). O evento realizado de forma totalmente virtual pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), contou ainda com talks e lives sobre o uso da inteligência artificial no agro e na economia. A programação segue até a sexta-feira (23), das 09h às 17h e pode ser acompanhado no site oficial do evento AQUI.

A superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo e a coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, apresentaram um talk para mostrar virtualmente o projeto MT Ciências, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seciteci, com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no estado, permitindo o acesso do cidadão mato-grossense a um circuito itinerante.

Na ocasião a superintendente ressaltou que a carreta é o maior projeto de popularização da ciência do país. “Existe somente outro estado que possui unidades móveis no mesmo padrão da carreta ‘MT Ciências’ que é em Minas Gerais, mas a de Mato Grosso é a maior e mais bem equipada”, disse Lecticia.

Leia Também:  Secretarias dialogam sobre retomada de cirurgias eletivas e reordenamento de UTIs

A estrutura do projeto MT Ciências é composta por uma carreta com baú adaptado, dividida em quatro salas de visitação, com 22 instalações e um escritório. Na parte externa existem, ainda, duas tendas infláveis com 10 instalações e um planetário digital. Ao todo, são 32 instalações que tratam de temas do conhecimento multidisciplinar e sensibilizam os visitantes para a importância da ciência e da biodiversidade do Estado. 

Marilene explicou que além dos recursos internos, existem vários atrativos na área externa do circuito e que desta vez foram mostrados de forma virtual ao público, mas que em breve as visitas voltarão a ser realizadas de forma presencial.

“Um dos atrativos é o planetário digital, que proporciona aos visitantes uma imersão por meio dos vídeos projetados em 360º que abordam assuntos de astronomia, além um gerador Van de Graaff, o tubo de kundt e um jogo de plasma, entre outros. Logo vamos retomar as visitas com agendamentos e todos os cuidados necessários, para que as pessoas possam conhecer tudo isso de perto”, disse.

Leia Também:  Onça solta no Pantanal após se recuperar de ferimentos causados por incêndios florestais será monitorada por até 400 dias

Além de diversos experimentos, como os painéis oculares com figuras da fauna e flora, a carreta ainda tem a representação do rio Cristalino, os biomas mato-grossenses, a bicicleta geradora de energia (que transforma energia cinética em energia elétrica), o painel de pinos e o túnel de espelho infinito.  

Durante a SNCT, a Seciteci realiza a 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) com apresentação de projetos. Ao todo foram selecionados 39 participantes que vão apresentar alguma pesquisa ou projeto científico nas categorias Ciências; Engenharias e Economia Criativa. No encerramento do evento, nesta sexta-feira (23), serão divulgados os vencedores.

A programação da 17ª SNCT conta com lives e talks ao vivo transmitidas pela plataforma do evento das 9h às 17h, além de estandes virtuais. A exposição virtual dos projetos da 12ª MECTI também estará disponível no site oficial AQUI.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA