POLÍTICA MT

Operação Abafa fiscaliza 17 propriedades e aplica R$ 4,2 milhões em multas na Região Amazônica

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou mais uma etapa da Operação Abafa, em parceria com a Polícia Militar, entre os dias 3 e 13 de novembro, nas regiões de Peixoto de Azevedo, Marcelândia e União do Sul. Foram fiscalizadas 17 propriedades e aplicados R$ 4,2 milhões em multas.

Grande parte das infrações verificadas in loco está relacionada ao desmatamento a corte raso de vegetação nativa, objeto especial preservação consumado mediante uso do fogo. Também foram flagrados instalação de atividade pecuária sem licença e desmatamento em área embargada.

Outros danos verificados foram corte de espécie proibida, vegetação severamente danificado pelo fogo, uso de recursos hídricos sem licença ambiental e atividades agrícolas em área embargada.

A operação ocorreu em período que estava proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. O decreto que estabelece o período proibitivo seguiu ativo até o dia 12 de novembro.

A Operação Abafa Amazônia foi lançada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Segurança Pública (Sesp-MT) no mês de agosto de 2019 com objetivo de combater crimes ambientais e incêndios.

Leia Também:  Policiais penais da Mata Grande apreendem mais de 30 celulares
Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Thiago Silva discute melhorias para a educação com secretário

Publicados

em


Deputado Thiago Silva em reunião com Secretário Alan

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) se reuniu com o secretário Alan Porto, na quarta-feira (25),  na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para debater o futuro da educação nos próximos meses de gestão. Thiago apresentou indicações e cobrou o pagamento de emendas para melhorar a educação em Mato Grosso.

Durante a reunião, o parlamentar cobrou a construção das escolas nos bairros Mathias Neves, Alfredo de Castro e reforma da escola Adolfo de Moraes que segundo o secretário, terão a licitação em 2021. O secretário Alan garantiu após cobrança do deputado Thiago, que a escola Marechal Dutra deverá ser entregue com novos equipamentos no início do próximo ano.

“O secretário Alan nos garantiu o empenho para dar andamento nas obras de Rondonópolis, Primavera do Leste e também falou sobre uma grande compra de computadores e ar-condicionados onde colocamos emendas para estruturar as escolas de Mato Grosso”, disse Silva.

Segundo o secretário Porto, a ideia do Governo é melhorar os anos finais para que o aluno possa garantir uma vaga na universidade pública. “Iremos virar a chave da educação em Mato Grosso para melhorar nossos números do Ideb e trazer mais tecnologia para o estudante, que por conta da pandemia, teve que aprender novos conceitos de educação a distância”, disse.

Leia Também:  PM prende quadrilha que invadiu mineradora para roubar ouro e dólares

Thiago Silva também solicitou que o Estado possa dialogar de perto com a Comissão de Educação do Estado, com as diretorias escolares e os estudantes,  para sanar todas as dúvidas sobre o novo calendário educacional do estado para o próximo ano.

Fonte: ALMT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA