POLÍTICA MT

Paulo Araújo apresenta indicações para Campo Novo dos Parecis e Sinop

Publicados

em


Indicações foram apresentadas em sessão plenária da ALMT

Foto: Marcos Lopes

Em continuidade ao atendimento às necessidades, como a falta de infraestrutura nos municípios do interior, o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou indicações durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última quarta-feira (7).

Para a Escola Estadual Jardim dos Ipês, localizada em Campo Novo dos Parecis (distante 287 km de Cuiabá), o parlamentar solicitou, via Indicação n° 4727/20, a instalação de ar-condicionado na unidade escolar. Paulo Araújo pontuou a ausência do equipamento, que visa amenizar o calor excessivo.

“Esses estudantes têm enfrentado problemas sérios sem o equipamento. Essa demanda é de suma importância e a instalação se torna primordial, pois reflete diretamente no aprendizado e bem-estar dos alunos e professores”, disse o parlamentar.

O deputado progressista também indicou, via Requerimento n° 2667/20, ao diretor da empresa Energisa, a necessidade de viabilizar a instalação de dois transformadores de 15 KVA cada, painéis de energia (relógio), rede e todo o equipamento necessário para implantação do sistema de irrigação em apoio ao projeto de cultivo de café na aldeia Chapada Azul.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso vai retomar obra do Hospital Central; proposta apresentada é 20% menor que previsão

Dados informados, através de oficio encaminhado pelos vereadores da cidade, mostram a necessidade da implantação de 10 hectares de café clonal, sendo que um hectare por família, tratando-se de uma estratégia para o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais. As famílias indígenas da aldeia Chapada Azul receberam, no final de 2019, 40 mil estacas de café clonal, que darão início à produção das mudas para o plantio da cultura em Campo Novo, que também servirá como fonte de renda.

“Sem dúvida, a nossa preocupação em promover a qualidade de vida dos moradores é requisito básico para levar maior desenvolvimento para esses moradores”, disse Araújo.

Sinop – Em Sinop (479 km de distância de Cuiabá), vários pescadores registraram uma quantidade grande de peixes boiando nas proximidades do rio Teles Pires, localizado no município. Atrelado a esse fato, o deputado apresentou a Indicação n° 4728/20, propondo que sejam  tomadas providências quanto à mortandade de  peixes ocorrida nos últimos meses, devido à não retirada da quantidade de massa verde estabelecida no licenciamento ambiental  do reservatório da  HE Sinop,  bem como a  obrigatoriedade  de repovoamento de espécies nativas de peixes do bioma local.

Leia Também:  PGE suspende atendimento ao público nesta sexta-feira (30) e segunda-feira (02)
Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Sexta-feira (30): Mato Grosso registra 143.325 casos e 3.846 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (30.10), 143.325 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.846 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 278 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 143.325 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 5.269 estão em isolamento domiciliar e 133.721 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 148 internações em UTIs públicas e 135 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 36,72% para UTIs adulto e em 15% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (29.223), Rondonópolis (10.599), Várzea Grande (10.043), Sinop (7.104), Sorriso (6.332), Lucas do Rio Verde (5.893), Tangará da Serra (5.694), Primavera do Leste (4.939), Cáceres (3.473) e Campo Novo do Parecis (2.887).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Mirassol d’Oeste comemora 56 anos com parcerias do Governo do Estado em infraestrutura, saúde e educação

O documento ainda aponta que um total de 115.464 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 482 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última quinta-feira (29), o Governo Federal confirmou o total de 5.494.376 casos da Covid-19 no Brasil e 158.969 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 5.468.270 casos da Covid-19 no Brasil e 158.456 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de sexta-feira (30).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Destaque na MCTI, estudante da Arena da Educação se credencia para Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA