POLÍTICA MT

Perito criminal lança 3ª edição de Manual de Perícias em Acidentes de Trânsito

Publicados

em


A rotina dos peritos criminais de Mato Grosso inclui o atendimento de ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas graves ou fatais. O número de casos em todo o Estado, e em particular em Cuiabá e nas rodovias, chega a ser alarmante. Entre os anos de 2019 até agosto de 2020 a Gerência de Perícias de Crimes de Trânsito concluiu 975 perícias de acidentes e de constatação de danos em veículos na região metropolitana.  

Foi pensando nessas condições de trabalho que o Perito Criminal Lino Leite de Almeida desenvolveu um manual de perícias para orientar o atendimento dessas ocorrências. Lino Leite é formado em Física e Direito pela UFMT, e atua há 17 anos como plantonista na Politec em Cuiabá.

A obra inclui de forma inédita no Brasil um livro dedicado ao “Método Crash 3”, criado e adotado nos Estados Unidos da América. A introdução desse método visa fazer com que essa técnica seja incorporada à rotina de trabalho dos peritos nacionais.

A 3ª edição do livro foi publicada em formato digital pela Amazon, e poderá ser lida pelo computador e por aplicativo Kindle. Foi desenvolvida em cinco volumes: “1-Local de Crime; 2-Ddinâmica dos acidentes e cálculo de velocidade; 3-Cálculo de velocidade – Métodos Energético e Vetoria; 4-Cálculo de velocidade – Método Crash 3; 5- Análise das causas dos acidentes de trânsito”.

O manual discute, sob a luz da legislação atual, todos os aspectos técnicos e jurídicos relativos aos locais de crime decorrentes dos acidentes de trânsito. Trata das responsabilidades dos agentes públicos (bombeiros, policiais, guardas municipais, e peritos criminais) e das obrigações dos particulares. Discute os procedimentos iniciais a serem tomados na preservação e isolamento do local. Detalha a atuação das polícias e os procedimentos técnicos dos peritos criminais para o devido levantamento do local, para a coleta e preservação dos vestígios.

Elemento fundamental das análises dos acidentes de trânsito é a determinação da velocidade dos veículos envolvidos. Em sua obra, o autor leciona sobre os aspectos físicos do evento e a devida aplicação da Mecânica Clássica na determinação da dinâmica do evento e do cálculo de velocidade.

Segundo o autor, o último volume é dedicado a explanar sobre as técnicas de estudo da causa dos acidentes, levando em consideração os fatores relativos ao homem, ao meio, à máquina e ao ambiente. “Num esforço de classificar os acidentes de trânsito, e com isso criar metodologias próprias e adequadas para cada caso atendido, discutimos as possíveis formas de analisar e estudar os acidentes e assim buscar a melhor maneira de expor os fatores prováveis que levaram ao sinistro”, disse o autor.

A obra traz em todos os volumes inúmeros exercícios, exemplos resolvidos, e estudos de casos. “O tema é profundamente estudado e explorado, de modo que se trata, atualmente, em texto obrigatório para peritos e operadores de direito em todo o território nacional”, afirmou Lino.

Fonte: GOV MT

Leia Também:  Batalhão Ambiental identifica desmatamento em propriedade particular em Ribeirão Cascalheira
Propaganda

POLÍTICA MT

Sema suspende atividades do Parque Mãe Bonifácia

Publicados

em


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) suspende temporariamente, a partir desta sexta-feira (30.10), as atividades do Parque Estadual Mãe Bonifácia. 

O fechamento ocorre devido a morte de sete macacos saguis e atende os protocolos de segurança biológica. As atividades estarão suspensas até que os laudos da necropsia dos animais estejam concluídos e haja garantia de segurança da saúde da população e dos animais. 

Os laudos serão divulgados pela Unidade de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Cuiabá que está analisando amostras coletadas. 

As equipes da Sema e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental estão realizando varreduras sanitárias em todo perímetro do Parque.

Fonte: GOV MT

Leia Também:  Equipe da Seciteci visita escolas técnicas da Região Norte de MT para definir ações e projetos para 2021
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA