POLÍTICA MT

PL que prevê programa de informações sobre doenças autoimunes tramita na ALMT

Publicados

em


PL do Dr. Eugênio (PSB) prevê a implantação de informações sobre doenças autoimunes

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O Projeto de Lei n° 863/2020 , que prevê a implantação de informações sobre doenças autoimunes, apresentado pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ações de divulgações do que é uma doença autoimune, tratamentos e  conscientização de familiares serão realizadas pelo programa.

Algumas ações, como divulgar as causas que podem desencadear as doenças autoimunes, esclarecer sobre os sintomas provocados por doenças autoimunes, orientar sobre diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes e conscientizar e apoiar pacientes e seus familiares, estão previstas no projeto.

A proposição ainda contempla a estruturação e criação, por meio do órgão competente, de sistema de coleta de dados sobre diagnóstico, sintomas e tratamentos de doenças autoimunes, de modo a esclarecer a população e contribuir para o aprimoramento de pesquisas sobre o tema.

Doenças autoimunes – As doenças autoimunes ocorrem quando nosso sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo, atacando, por motivos variados, nem sempre esclarecidos, os tecidos e células sadias do nosso corpo. Segundo o Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (Nedai),  de Lisboa, o conjunto das doenças autoimunes atingem três vezes mais mulheres do que homens. Assim, essas doenças consistem em uma das 10 principais causas de morte nas mulheres com idade inferior a 65 anos.

Leia Também:  Deputado Claudinei indica aquisição de EPIs para Penitenciária Central do Estado de MT
Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Centro de Triagem Covid-19 não receberá pacientes nesta segunda-feira (26)

Publicados

em


O Centro de Triagem Covid-19 não funcionará nesta segunda-feira (26.10). A medida se dá em razão do impacto causado pela intensa chuva do último sábado (24.10), que gerou pequenos estragos nas estruturas móveis da unidade. As equipes já trabalham na manutenção do local e o serviço volta a funcionar na terça-feira (27.10).

De acordo com a direção do Centro, os agendamentos previstos para o dia serão realocados durante a semana. Além disso, para que não haja qualquer prejuízo à população e aos profissionais, a unidade de triagem funcionará normalmente no próximo sábado (30.10). 

“As pessoas poderão ser atendidas no decorrer desta semana e, para que os profissionais e a unidade não tenham prejuízo financeiro, foi transferido o atendimento de segunda-feira para sábado”, explicou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.  

Do dia 22 de julho a 21 outubro, o Centro de Triagem viabilizou o teste da Covid-19 a 54.376 pessoas. Do total, 9.249 testaram positivo para coronavírus, 29.364 tiveram o resultado negativo e 15.763 foram considerados suspeitos de estarem com a Covid-19. Além disso, foram realizadas 4.084 tomografias. 

Leia Também:  Sexta-feira (23): Mato Grosso registra 139.801 casos e 3.773 óbitos por Covid-19

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou mesmo com suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 25.012 kits de medicamentos. Os remédios foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA