POLÍTICA MT

PL traz possibilidade de empresas financiarem bolsas de estudos para professores

Publicados

em


.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Projeto de lei 1150/2019 apresentado em 2019 pelo deputado Ulysses Moraes traz a possibilidade de empresas financiarem bolsas de estudo aos professores que necessitam completar a formação pedagógica. O PL já está apto para votação com parecer favorável e deverá entrar em Plenário nos próximos dias.  

“A formação profissional de qualidade é apenas um dos obstáculos enfrentados pela população devido aos altos custos que devem ser aplicados em cursos de graduação e especialização no país. Por isso, esse projeto de lei é necessário, porque busca criar um instrumento de viabilização da qualificação dos nossos professores”, enfatizou Moraes.

O projeto estabelece também uma contrapartida com as empresas que patrocinarem essas bolsas de estudos, como por exemplo, a implementação de projetos sociais de alfabetização e de aperfeiçoamento de seus empregados. Vale destacar que essas bolsas poderão custear curso superior ou programa de pós-graduação para professores de nível fundamental, médio ou superior, da rede pública ou privada.

Leia Também:  Seduc promove webconferência sobre tecnologias digitais

“Essa mesma proposta já foi debatida no Rio Grande do Sul e no Paraná. Até o Supremo Tribunal Federal considerou constitucional a autorização de empresas para financiarem bolsas para a formação superior de professores. Além disso, fixando como contrapartida que os beneficiários prestem serviços de aperfeiçoamento e alfabetização”, disse o parlamentar.

E existem regras para essa contrapartida. A prestação de serviços não poderá exceder quatro anos de duração, nem obrigar o beneficiário a mais de duas horas diárias de trabalho. Além de pode ser concomitante à realização do curso caso a bolsa de estudo seja concedida pela própria instituição de Ensino Superior frequentada.

O PL 1150/2019, apresentado em outubro de 2019, já está apto para ir à primeira votação em plenário na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). 

 

Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Obra de nova escola com 1.600 vagas em Sinop está 50% concluída

Publicados

em


.

As obras da nova escola estadual no Jardim das Orquídeas, em Sinop (500 quilômetros ao norte de Cuiabá) avançam a cada dia. Após a cobertura da quadra poliesportiva, os operários estão preparando o contrapiso. Além de coberta e com iluminação, a quadra terá arquibancadas, vestiários e total acessibilidade.

Retomadas em julho de 2019, a construção chega a mais de 50% de edificação. A estrutura das salas está em fase acelerada com a preparação das janelas. A próxima etapa será a parte do acabamento. A obra, no valor total de R$ 5.455.480,66 – com recursos do Governo Federal e do Estado – tem previsão de entrega no final do primeiro semestre de 2021.

Segundo a assessora pedagógica Janaina Schweitzer Chitolina, a nova unidade escolar vai dar fôlego em relação às vagas daquela região da cidade que cresce muito.

“Para a comunidade escolar de Sinop será maravilhoso ver que a obra está caminhando rapidamente e a expectativa é que fique pronta o quanto antes. A escola é fundamental para o redimensionamento escolar para 2021”, assinala.

Leia Também:  Telessáude promoverá web aulas sobre câncer de colo de útero e odontologia

A nova unidade escolar terá cerca de 1.600 novas vagas em três turnos, ampliando de forma significativa a oferta de matrículas tanto no ensino fundamental como no ensino médio.

Serão 18 salas de aulas, além de dependências administrativas, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, banheiros masculinos e femininos. O projeto prevê a acessibilidade em todo o prédio incluindo os sanitários e acesso à quadra poliesportiva que será um dos destaques.

“Com a construção dessa unidade vamos possibilitar a ampliação do atendimento em todo o município”, salienta a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA