POLÍTICA MT

Primeira-dama entrega brinquedos a crianças filhos de catadores de lixo

Publicados

em


Crianças carentes de famílias de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis de Várzea Grande receberem na manhã desta quinta-feira (08.10) brinquedos e guloseimas da primeira-dama, Virginia Mendes. A iniciativa faz parte de uma ação do Governo do Estado para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. 

A entrega de Barbies, Baby Alive, super-heróis, jogos e bolas foi realizada pela primeira-dama acompanhada da titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho. ” É muito gratificante fazer parte de um projeto que leva felicidade e alegria as crianças do meu Estado. Sabemos das condições financeiras de cada família e as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia e neste sentindo não poderíamos deixar passar essa data tão especial sem que elas recebessem um presente”, comentou a primeira-dama Virginia Mendes.

Rosamaria Carvalho destacou que o projeto visa alcançar as famílias em situação de vulnerabilidade social. ” A intenção é o de acolher com a nossa mão protetora e o coração fraterno da nossa primeira-dama para que os brinquedos cheguem em todos os espaços naqueles mais pobres e que precisam da nossa atenção”. 

Leia Também:  "O social é minha missão e meu compromisso com Mato Grosso", afirma primeira-dama

De acordo com a presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável de Mato Grosso Sustentável (Asmats), Cidinha Nascimento o sentimento foi de gratidão, uma vez que sempre que necessário o Governo do Estado atende a categoria.

“Esses brinquedos custam muito caro, em média catador vende um quilo de papelão por dez centavos, ele vai ter que catar mais de mil quilos de papel para conseguir comprar um brinquedo como este. Então, só tenho que agradecer a primeira-dama por sempre nos abraçar em tudo e estar prontamente para nos atender”, externou.


A pequena Keila Aparecida Santiago, 10 anos, disse que ficou encantada com o presente recebido. “Achei tudo lindo, fiquei muito feliz porque sei que minha mãe não tem condições de comprar”, disse

Enzo Cauãn, 9 anos, também ficou feliz ao receber os brinquedos. “Gostei muito do presente que a primeira-dama deu para mim e meus irmãos”, contou. 

No mesmo dia a ação social também beneficiou as crianças das famílias de catadores do Aterro Sanitário de Cuiabá.  O presidente do local, Thiago da Silva Duarte, destacou o compromisso do Estado com os mais vulneráveis.

Leia Também:  Benefício de Prestação Continuada: Setasc alerta para novo prazo de inscrição no Cadastro Único

“Agradeço a primeira-dama por sempre lembrar da gente, nos apoiando trazendo conforto como da última vez quando trouxe alimento e agora, os brinquedos. Muito obrigado por não medir esforços para nos ajudar”, finalizou.

Marineice Rodrigues Pereira, mãe do Wagner Sobrinho do Carmo, 5 anos, uma das crianças beneficiada agradeceu a iniciativa ” Esse trabalho é muito importante porque mostra o reconhecimento e carinho que a primeira-dama tem por nós”, completou.

A ação irá beneficiar mais de 6 mil meninas e meninos carentes de municípios do interior, da Capital e também de três aldeias indígenas. A ação está inclusa no projeto Infância Feliz, realizada pela Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf) e pela Setasc.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Benefício de Prestação Continuada: Setasc alerta para novo prazo de inscrição no Cadastro Único

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) alerta que os inseridos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão mais tempo para realizarem as inscrições no Cadastro Único (CadÚnico).

O prazo para o cadastro foi prorrogado para até o dia 31 de dezembro de 2020. O Cad Único é uma das exigências para o recebimento do benefício que é destinado para idosos e pessoas com deficiências.  

A nova medida foi publicada pelo Ministério da Cidadania por meio da Portaria nº 508, de 20 de outubro de 2020, alterando o calendário de bloqueio e suspensão do pagamento de benefícios previsto nas Portarias nº 631/2019 e 469/2020. 

As portarias anteriores também prorrogavam a suspensão do pagamento com o objetivo de não trazer prejuízos para o público alvo que são pessoas idosas e com deficiência (PCD) que ainda não fizeram sua inscrição no CadÚnico.

A coordenadora de Gestão de Benefícios Socioassistenciais da Setasc, Ariane Aparecida Baena, recomenda que mesmo que os bloqueios sejam retomados somente em 2021, os municípios devem identificar o público que ainda não regularizou a situação cadastral.

Leia Também:  Live com artistas regionais homenageará servidores públicos de Mato Grosso

“Pedimos que os municípios, por meio das equipes técnicas, procurem os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Cadastro Único e planejem ações mais adequadas para que todos os beneficiários sejam cadastrados”, disse. 

Ariane orienta ainda que os municípios acessem a lista dos beneficiários não inscritos disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) e continuem realizando as ações de busca ativa, mobilização, divulgação, visitas domiciliares para que alcance todos beneficiários no território.

“Sabemos que o público do BPC precisa de atenção, pois é um grupo de que além de enfrentar situações de vulnerabilidades sociais, enfrenta o isolamento causado pela pandemia e outras barreiras em função da idade avançada e pela condição da deficiência”, completa. 

Confira o novo cronograma.

BPC

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um benefício da política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O benefício é individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de 01 (um) salário mínimo e é destinada a pessoa idosa, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família.

Leia Também:  Alto Araguaia e Poxoréu comemoram 82 anos com ações do Governo do Estado; infraestrutura e saúde
Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA