POLÍTICA MT

Projeto garante acessibilidade à pessoa ostomizada

Publicados

em


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei n°768/20, do deputado estadual Paulo Araújo (PP), que garante o direito à acessibilidade das pessoas que são submetidas à intervenção cirúrgica para construção no corpo de um caminho alternativo para eliminação de fezes ou urina, procedimento denominado de ostomia, em banheiros de uso público, mediante a instalação de equipamentos adequados para sua utilização. 

“O objetivo desse projeto é dar proteção e melhor qualidade de vida às pessoas ostomizadas. Ressalto ainda que a construção de banheiros públicos adaptados para pessoas colostomizadas não exige nenhuma tecnologia especial, a sua instalação é de baixo custo, ainda mais se comparado aos benefícios trazidos à dignidade da pessoa ostomizada”, afirmou Paulo Araújo. 

A matéria trata ainda sobre a obrigatoriedade da construção ou adequação de sanitários para pessoas ostomizadas em instalações de uso coletivo e de grande porte. Os sanitários serão equipados e dotados das instalações sanitárias, acessórios e ajustes arquitetônicos compatíveis com o atendimento das necessidades especiais das pessoas que deles necessitam, conforme consta na proposta. 

Leia Também:  Projeto cria a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas em MT

Tramitação – O projeto de lei segue agora para análise das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Infraestrutura Urbana e de Saúde. Em caso de pareceres favoráveis dos respectivos colegiados, a matéria será encaminhada para apreciação em Plenário para votação. 

 

Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Avallone destina emendas para telefonia e internet móvel na região de Nobres

Publicados

em


Deputado Carlos Avallone visita região de Nobres beneficiada com telefonia e internet

Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA

O problema da falta de sinal de internet e telefonia em alguns dos principais pontos turísticos de Mato Grosso será resolvido com a destinação de emendas do deputado estadual Carlos Avallone (PSDB). Neste final de semana, ele esteve visitando a região de Nobres, mais precisamente os distritos de Bom Jardim e Coqueiral.

Participaram da visita membros da equipe da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso e representantes da empresa que irá implantar repetidoras e torres de telefonia e internet 4G na região, que vão permitir a captação dos sinais de duas grandes operadoras nacionais.

 “Essas obras serão realizadas com duas emendas que estou destinando para cumprir meu compromisso com o desenvolvimento do turismo regional. Eu tive reuniões muito produtivas, conversei com o pessoal do turismo nas pousadas, na presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nobres, Acendino Mendes de Souza. Precisamos avançar, dar condições para que os municípios turísticos se desenvolvam”, disse Avallone.

Leia Também:  Sessão Extraordinária da Câmara aprecia conclusão de CPI

O deputado agradeceu o apoio do secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, e do secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Preza Moreno, que reconhecem a importância destas obras para o turismo de uma das regiões mais atrativas de Mato Grosso, visitadas anualmente por milhares de turistas brasileiros e estrangeiros.

Fonte: ALMT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA