POLÍTICA MT

Projeto produziu quase 90 mil litros de álcool gel na UFMT

Publicados

em


.

Nesta sexta-feira (11.09), uma cerimônia encerrou as atividades do projeto de fabricação de Álcool Gel no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desde abril, o grupo de voluntários, que reuniu professores, técnicos e alunos da universidade, produziu quase 90 mil litros de álcool gel, com a parceria de entidades públicas e privadas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) fez a logística para a entrega de milhares de litros de etanol hidratado – específico para a produção do álcool em gel, junto a parceiros que já faziam parte de outra força tarefa: a produção e envase de álcool 70%. As empresas filiadas ao Sindicato da Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool) fizeram as doações e empresas de transporte realizaram o deslocamento do produto.

Para o secretário adjunto de Investimentos, Inovação e Sustentabilidade da Sedec, Walter Valverde, os objetivos da ação foram plenamente atingidos. “No início da pandemia não havia oferta de álcool 70%, nem líquido, nem gel para suprir a demanda do Estado. Então, Governo do Estado e demais parceiros montaram uma estrutura para fazer o trabalho de produção e distribuição. A UFMT desenvolveu este belo projeto que fez a diferença”, afirmou.

Leia Também:  Governo de MT asfalta 420 Km de rodovias em parcerias com prefeituras

O reitor da UFMT Evandro Soares reforça que o trabalho é para o bem da comunidade. “A UFMT e o Governo do Estado tem um objetivo comum que é o desenvolvimento econômico, social e humano de Mato Grosso. Parcerias como estas são fundamentais quando o objetivo é atender a população. A universidade estará sempre de portas abertas”.

Deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) homenageou os integrantes do projeto com uma Moção de Aplausos na Assembleia Legislativa. “Este projeto é um belo trabalho que merece ser reconhecido por toda a sociedade mato-grossense. É uma união de esforços em um momento tão diferente como a pandemia. A forma como ajudou a sociedade é impressionante”, disse.

O estudante João Paulo José da Silva, 21 anos e estudante de Química da UFMT, sabe que seu trabalho voluntário ajudou a sociedade mato-grossense. Mas guarda para si as lições de vida que aprendeu durante estes meses: “Teve muito aprendizado sobre produção, controle de qualidade, mas vai além do acadêmico. Aprendemos bastante sobre amor ao próximo e ajuda mútua, que é necessária em todos os momentos, não só na pandemia”.

Leia Também:  Governo abriu 300 UTIs em seis meses no combate à pandemia em Mato Grosso

Projeto

O projeto Álcool Gel é coordenado pelo professor Ailton Terezo e envolveu estudantes da UFMT dos cursos de Engenharia Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Economia, Medicina, Engenharia Sanitária e Ambiental, supervisionados por professores e técnicos.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Domingo (27): Mato Grosso registra 120.641 casos e 3.400 óbitos por Covid-19

Publicados

em


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (27.09), 120.641 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.400 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 267 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 120.374 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.514 estão em isolamento domiciliar e 101.010 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, 247 internações em UTIs públicas e 248 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 58,81% para UTIs adulto e em 28% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (23.535), Várzea Grande (8.947), Rondonópolis (8.766), Lucas do Rio Verde (5.459), Sorriso (5.127), Sinop (5.078), Tangará da Serra (4.873), Primavera do Leste (3.948), Cáceres (2.796) e Campo Novo do Parecis (2.676).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Auditores aprimoram técnicas de entrevistas, interrogatórios e detecção de mentiras

O documento ainda aponta que um total de 96.444 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 751 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No último sábado (26), o Governo Federal confirmou o total de 4.717.991 casos da Covid-19 no Brasil e 141.406 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 140.537 óbitos e 4.689.613 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de domingo (27).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Governo abriu 300 UTIs em seis meses no combate à pandemia em Mato Grosso

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA