POLÍTICA MT

Projeto quer que governo ofereça bônus a policiais por apreensões

Publicados

em


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Na terça-feira (6), o deputado estadual sargento Elizeu Nascimento (DC), apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso o Projeto de Lei nº 883/2020  que autoriza o Poder Executivo a instituir bonificação por apreensão de armas irregulares, aos integrantes das polícias Civil e Militar. O benefício será pago de acordo com o cumprimento de metas a serem fixadas pela administração.

De acordo com o texto do projeto, a bonificação por resultados será paga em conformidade com o cumprimento das metas definidas pelo governo, diretamente relacionadas com a apreensão de drogas ilícitas e/ou armas de fogo que estejam em desacordo com as disposições legais, ou explosivos de uso exclusivo das Forças Armadas, podendo ser fixadas metas, de acordo com critérios específicos por território, atividades ou ambos. Caberá também ao Poder Executivo determinar o valor da bonificação.

O projeto define que as “despesas decorrentes da execução desta lei complementar correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente, suplementadas se necessário”.

Leia Também:  Fiscalização combate crimes ambientais no Parque Estadual do Cristalino em Novo Mundo

“O incentivo financeiro, servirá de motivação para promover ainda mais a eficiência na prestação de serviços à população, e é uma forma de reconhecimento e valorização dos servidores da segurança pública que, não raramente, no regular exercício de suas funções, arriscam as próprias vidas para dar segurança à população”, diz Elizeu Nascimento, em defesa da aprovação do projeto.

O parlamentar ressalta que a prática de pagamento de bônus por apreensão de armas irregulares já é adotada em diversos estados do Brasil, entre eles Amazonas, Espírito Santo e Piauí. “A medida poderá estimular o combate ao crime, o cumprimento de metas e, certamente, vai ajudar a diminuir ainda mais os índices de criminalidade em Mato Grosso”, afirma.

 

 

Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Drogas são tiradas de circulação em seis bairros de Cuiabá e nove são detidos em flagrante

Publicados

em


Policiais militares de quatro batalhões prenderam nesta sexta-feira (23.10) nove homens por tráfico de droga em seis bairros da capital.

No São João Del Rey, um suspeito foi pego traficando em uma quitinete. Ele ainda tentou disfarçar, mas os militares do 24º BPM perceberam quando passavam de frente ao imóvel. Foram tiradas de circulação porções de maconha, cocaína, ácido bórico, uma balança, plástico filme e dinheiro.

No Nova Conquista, a equipe do 3º BPM foi informada que pessoas estariam traficando droga na região. Em diligência, os policiais perceberam que pessoas correram ao ver a viatura. Foi realizada uma vistoria no terreno onde o grupo estava e encontrado uma barra e meia de maconha, uma balança, uma faca e um rolo de plástico filme. Nenhum suspeito foi localizado.

No Parque Cuiabá, a denúncia apontava um homem que estaria traficando em uma praça no bairro. Suas características físicas e modus operandi foram passadas aos policiais que confirmaram a informação.  Na abordagem, o denunciado carregava uma porção de maconha e R$ 900. Ele alegou ser usuário e o dinheiro seria do auxilio emergencial. Em seu nome constou passagem criminal pelo mesmo motivo.

Leia Também:  Fiscalização combate crimes ambientais no Parque Estadual do Cristalino em Novo Mundo

No Santa Izabel, um homem foi preso e um segundo suspeito identificado pelos militares do 10º BPM. Os dois seriam cunhados e traficavam em uma rua do bairro. Os policiais descobriram que a casa onde os homens estavam seria ponto de venda de entorpecente. Quando os agentes chegaram os suspeitos correram, ficando apenas um deles. Foram tiradas de circulação porções de maconha.

A segunda ocorrência atendida pelos militares do 10º BPM foi no bairro José Pinto que resultou na prisão de quatro homens. O grupo foi rendido em uma casa e já na entrada foram encontradas 11 porções entre maconha e pasta base de cocaína.

Na vistoria na casa, os policiais localizaram um pedaço e mais 80 porções menores de maconha já embaladas para venda e dinheiro.

No Jardim Umuarama, dois homens foram detidos pelos policiais do 3º BPM depois de serem pegos com uma porção de maconha. Eles estavam em uma motocicleta e foram parados para abordagem. O garupa era monitorado por tornozeleira eletrônica que estava desligada. Em seu nome constou outras passagens por tráfico de droga.

Leia Também:  Outubro Rosa; Escola Técnica de Sinop promove ações para informar sobre prevenção e tratamento

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA