POLÍTICA MT

Saúde mental: SES-MT promove evento para discutir ações do Setembro Amarelo

Publicados

em


.

Com objetivo de promover discussões sobre a saúde mental, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS), iniciará na manhã desta quinta-feira (10.09), a partir das 8h, o III Encontro Intersetorial de Prevenção ao Suicídio “Promoção da Vida” . Ação faz parte da agenda do Setembro Amarelo, mês de intensificação das discussões a prevenção dos transtornos mentais.

Durante o encontro, profissionais de saúde que atuam no tratamento e desenvolvimento de estudos na linha psicológica e mental do suicídio, estarão reunidos no evento que será transmitido virtualmente pelo Youtube (clique AQUI). No evento serão debatidos todos os fatores de riscos e as construções de ações que possam promover a melhor forma de prevenção ao suicídio e o fortalecimento da boa saúde mental na sociedade contemporânea.

De acordo com uma das articuladoras do evento, Dr° Daniela Bezerra, que atua no setor da Coordenaria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, será um amplo debate, com foco na “depressão e as causas que levam as pessoas a ficarem triste. Além disso, teremos muitas coisas envolvidas, como a violência, a influência da mídia na abordagem do assunto e muito mais”.

Leia Também:  Mesa Diretora põe em pauta a votação do PLDO 2021

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos em diferentes fases e situações da vida. O Boletim Epidemiológico dos anos entre 2015 e 2018, a Vigilância Epidemiológica da SES-MT detecta alguns fatores de risco como precursores do fenômeno que extrapolam o âmbito dos transtornos mentais. Assim, não é possível determinar uma causa única. No período da pandemia foi observado que as taxas de lesões autoprovocadas continuam aumentando, porém as taxas de óbitos por suicídio caíram.

O evento é uma oportunidade para articular planos e estratégias com o objetivo de oferecer aos cidadãos opções e formas de tratamento para os distúrbios mentais enfrentados nesta fase da vida que convivemos com a pandemia, distanciamento e isolamento social. 

Para realizar este grande evento virtual uma força-tarefa conta com apoio da Secretaria Adjunta de Comunicação (Secom), Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covepi), Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas (Coapre), Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT) e Escritórios Regionais de Saúde/Superintendência de Gestão Regional/SES-MT.

Leia Também:  Luisa Mell: "Tivemos uma conversa muito produtiva de três horas sobre as ações para o Pantanal"

Programação do evento

Serviços

A coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT disponibilizou os contatos (65) 3613-5415 ou (65) 98415-9874 para qualquer esclarecimento sobre a programação.

 

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

AL mantém suspenso atendimento ao público externo

Publicados

em


.

Mesmo com a retomada do funcionamento regular da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, a partir de segunda-feira (28), o atendimento ao público externo permanece suspenso. A determinação, estabelecida pela Resolução Administrativa n° 54, engloba o atendimento presencial no Espaço Cidadania (para a confecção do Registro Geral – RG) e os serviços prestados pela Defensoria Pública.  

Ainda não há uma data definida para a volta dos atendimentos ao público externo. Mas para aqueles que fizeram o pedido do RG, antes do início da pandemia do novo Coronavírus, o Espaço Cidadania está fazendo a entrega dos documentos. Em março, o atendimento diário era de até 150 pessoas para fazerem a 1ª ou a 2ª via do documento de identidade.  

“O setor faz a entrega todos os dias de cinco a 15 documentos. Quem fez o RG pode nos procurar e fazer a retirada, das 8 horas às 17 horas, ou ainda entrar em contado pelo telefone 3313-6529”, explicou a gerente de divisão da Ouvidoria da Assembleia Legislativa, Rosineia  Monica.

A resolução mantém ainda suspensos os serviços prestados pelo posto de atendimento do Procon, pelo Instituto Memória do Poder Legislativo, Assembleia Social, Escola do Legislativo, bem como as visitas guiadas na Assembleia Legislativa pelo Programa Por dentro do Parlamento.

Leia Também:  Luisa Mell: "Tivemos uma conversa muito produtiva de três horas sobre as ações para o Pantanal"

A Resolução Administrativa nº 54 publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, da última sexta-feira (25), e assinada pelo presidente Eduardo Botelho (DEM), mantém as atividades do Plenário através do Sistema de Deliberação Remota, utilizando da plataforma digital (https://zoom.us/), cabendo ao parlamentar a opção pelo comparecimento presencial, ou conexão via aplicativo. 

Outra determinação do documento é a proibição do acesso do público externo às salas de reuniões das Comissões Permanentes. Nelas só estão permitidos o presidente da comissão ou seu respectivo substituto, o consultor e os servidores responsáveis pelos sistemas de informática, áudio e vídeo.  

Os demais colaboradores devem utilizar, preferencialmente, a plataforma digital (https://zoom.us/) ou sistema equivalente, limitada à capacidade do sistema. A publicidade das reuniões será feita por meio de transmissão pela TV Assembleia (canal 30.1), site da ALMT e ainda pelo Facebook.  

Desde o dia 14 de setembro, estão restabelecidas as atividades presenciais dos servidores, conforme a carga horária estabelecida no seu vínculo funcional, sendo o expediente dividido em dois períodos, dentro da faixa horária compreendida entre as 7 horas e as 18 horas, de segunda a sexta-feira.  

Leia Também:  PL quer proibir venda casada de produtos e serviços por concessionárias

Já os servidores que estiverem impedidos de exercer suas atividades presencialmente por motivos de saúde, deverão passar por avaliação do médico do Qualivida, agendando a consulta através do telefone 3313-6433.  

O Qualivida continua atendendo servidores com casos suspeitos de COVID-19, bem como seus dependentes, aposentados e pensionistas, no período matutino e vespertino, às segundas, quartas e sextas-feiras, no saguão do Teatro Zulmira Canavarros.  

Fonte: ALMT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA