POLÍTICA MT

Seciteci divulga programação de evento internacional de popularização da ciência, tecnologia e inovação

Publicados

em


.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) divulga a programação completa do ‘Pint of Science’, o maior festival internacional de divulgação científica, que neste ano será realizado em formato totalmente virtual. O evento gratuito ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro, a partir das 17h30 (horário de Mato Grosso) e será transmitido ao vivo, por meio do Youtube e Facebook da Seciteci.

Os mediadores estarão na Cervejaria Louvada, em Cuiabá, de onde irão conversar virtualmente com a população mato-grossense sobre diversos temas, como meio ambiente, cerveja, clima, epidemias, nanotecnologia e inovação, além de responder perguntas e apresentar pesquisas científicas. Em todos os dias terão apresentações musicais.

O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Teldo Anderson da Silva Pereira, que conduzirá a live do segundo dia, explica que o propósito do evento é difundir o conhecimento científico, produzido em universidades e centros de pesquisas, por meio de uma linguagem acessível ao público, em ambiente descontraído e acessível a todos.

“Falar de ciência neste contexto, ou da sua importância para a sociedade, ao mesmo tempo em que necessitamos aprender novas formas de comportamento e recriar modelos de convívio social é tão importantes quanto o próprio papel da ciência na busca por soluções que nos tragam proteção, segurança e conforto frente a esta crise de saúde pública”, disse.

A superintendente de Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lecticia Figueiredo, destaca que esses eventos são de extrema importância para popularizar a ciência em Mato Grosso.

“As pessoas querem saber mais sobre as pesquisas e os pesquisadores querem falar para a população. Faltava só criar um canal que fosse eficaz e o evento vai conseguir isso. Muitas vezes a pesquisa fica ‘isolada’ em laboratórios e as pessoas não têm acesso a essas informações, portanto este evento ajudará as pessoas a entenderem que a ciência está em tudo”, falou.

Leia Também:  Mato Grosso deverá instituir programa de apoio a pacientes com Alzheimer

Neste ano o evento criou o mascote do Pint of Science Brasil, para interação com o o público. O personagem é representado por um hipopótamo cientista, chamado Zé, nome dado em homenagem ao físico brasileiro José Leite Lopes, que além de pesquisador, foi um importante defensor das causas científicas.

Para participar, os interessados  devem preencher o formulário disponível no Sympla AQUI. Os 150 primeiros inscritos ganharão uma caneca de brinde e poderão retirar a partir de 4 de setembro, na Cervejaria Louvada, localizada na Avenida das Torres, bairro Jardim Imperial, em Cuiabá.  Durante as lives também serão sorteadas canecas de brinde para os participantes.

Pint of Milk

Este ano, para atrair participação de crianças e adolescentes, o evento terá uma programação especial, o ‘Pint of Milk’, visando estimular curiosidades e futuros estudos na área científica. Este evento virtual será nos dias 9 e 10 de setembro, às 15h (horário de Mato Grosso).

A transmissão será da sede da Seciteci, por meio do canal do Youtube e Facebook da secretaria. No dia 9, a live será com a professora da Seciteci, Juliana Graziela, e no dia 10 com o professor da UFMT, Marcelo Marchiori.

Na live com a professora Juliana, serão apresentados alguns experimentos, no qual ela orienta que as crianças reservem alguns materiais para aproveitarem e aplicarem melhor os ensinos.

“Vamos juntar arte e ciência, e realizaremos artisticamente experiências científicas, nas quais as crianças e toda a família poderão construir com materiais que possuem em casa, recicláveis e de baixo custo, se divertindo e aprendendo, dando asas à imaginação, a curiosidade e a diversão. Então separem seus materiais e mãos à obra”, disse.

Leia Também:  ALMT aprova em 1ª votação projeto de Lúdio Cabral que acaba com confisco de aposentadorias e pensões

A lista dos materiais necessários para os experimentos da professora Juliana, esta disponível no Instagram (@mtciencias) e no site do MT Ciências

 

PROGRAMAÇÃO PINT OF SCIENCE

08 de setembro:

17h30 (horário de Cuiabá) | Talk  “Cerveja muito além do gole” – Jussara de Araújo (UNEMAT)

– Participação especial da cantora Angelique Mileny

09 de setembro:

17h30 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk  “A ciência do nano e suas tecnologias” – Teldo Anderson da Silva Pereira (UFMT) 

18h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk “O que (des)conhecemos sobre a biodiversidade” – Thadeu Sobral (UFMT)

– Participação especial da Banda The Xomanos

10 de setembro:

17h30 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk “Epidemias em tempos de Mudanças Climáticas” – Eliane Ignotti (UNEMAT)

18h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Science |Talk “Matemática e Ciência no estudo e controle de epidemias” – Moiseis Cecconello (UFMT)

– Participação especial da cantora Angela Custódio

 

PROGRAMAÇÃO PINT OF MILK

09 de setembro:

15h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Milk | Oficina virtual: “Surpresas Científicas: Não é mágica, é ciência” –  Juliana Graziela (SECITECI)

Serão realizadas artisticamente experiências científicas, nas quais os espectadores poderão construir com materiais simples, além de concorrerem a sorteio de brindes. 

10 de setembro:

15h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Milk | Talk “O céu de Mato Grosso: Uma janela para a Ciência e para o Cosmos” –  Marcelo Marchiori  (UFMT)

Um convite para fomentar curiosidade de jovens, crianças a olharem o céu de Mato Grosso como uma futura oportunidade para a ciência. 

 

 

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

NOTA DE PESAR

Publicados

em


.
Assessoria de Imprensa

É com uma tristeza infinita no coração que comunicamos&nbsp o falecimento da nossa querida amiga e colega de trabalho Maria de Jesus Pereira. Uma mulher gigante, forte, determinada, uma grande guerreira que diariamente vencia a sua batalha contra o câncer.&nbsp
Ficam as recordações de uma mulher ímpar e&nbsp aguerrida.&nbsp Aos seus queridos familiares e amigos&nbsp os nossos sinceros pêsames. Descanse em paz no reino de Deus Mariínha…nossa pequena gigante.&nbsp&nbsp

Leia Também:  ALMT e TCE iniciam discussão sobre planejamento estratégico de combate às queimadas
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA