POLÍTICA MT

Seciteci divulga selecionados para 12ª MECTI e programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicados

em


A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), divulga os selecionados para participar da 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) que será realizada entre os dias 20 a 23 de outubro. Desta vez o evento será em formato totalmente virtual.  

A 12ª MECTI acontecerá dentro da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este ano a SNCT também será em formato virtual e terá como tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

A transmissão do evento e os inscritos poderão ser acessados no site oficial da Mostra AQUI. Além disso, nesta plataforma já está disponível a programação oficial da 17ª SNCT.

A superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo explica que ao todo foram selecionados 39 participantes que deverão apresentar alguma pesquisa ou projeto científico voltado ao tema “Ciências; Engenharias e Economia Criativa”.

“No dia 21 teremos uma banca de avaliação dos projetos, conforme consta no site do MECTI. A ideia principal é promover os projetos e incentivar as escolas a criarem pesquisas, protótipos, instrumentos, além de ofertar condições para explicar os fenômenos de forma lógica, coerente e consistente, por meio de métodos de observação e experimentação”, disse.

Leia Também:  Sábado (24): Mato Grosso registra 140.244 casos e 3.782 óbitos por Covid-19

A programação da 17ª SNCT contará com lives e talks ao vivo transmitidas pela plataforma do evento. A exposição virtual dos projetos da 12ª MECTI também estará disponível no site oficial.

A 12ª MECTI é realizada em parceria com o Instituto Farmun e conta o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

São parceiros da SNCT com a realização de exposições durante o evento em stands 360º a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Instituto Farmun, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a empresa Titânia Telecom.

Premiações

Os participantes vão concorrer a prêmios, sendo que os seis projetos selecionados do Ensino Fundamental e Ensino Técnico serão premiados com um smartphone e um óculos de realidade virtual para cada aluno.

Os 24 melhores projetos do Ensino Médio serão premiados com uma bolsa de Iniciação Científica Junior (ICJ) com duração de um ano, para cada aluno.

Leia Também:  Escola de Saúde Pública realiza seminário sobre políticas e atendimento aos idosos

E o Instituto Farmum premiará o projeto mais pontuado na XII MECTI, voltado ao tema Agronegócio, sendo que as categorias: Ciências; Engenharias e Economia Criativa podem ser relacionadas ao tema.

O aluno vencedor ganhará um curso de inglês com duração de seis meses e um intercâmbio nos Estados Unidos por um período mínimo de três meses e participação no Simpósio Internacional Anual The World Food Prize (sendo obrigatório a participação no ano de 2022), com custeio da viagem para apresentação no evento, caso o projeto seja aprovado;

A escola onde o aluno vencedor estuda ganhará uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 25 mil, para desenvolver um projeto que será elaborado entre a escola e o Instituto Farmun.

 

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Centro de Triagem Covid-19 não receberá pacientes nesta segunda-feira (26)

Publicados

em


O Centro de Triagem Covid-19 não funcionará nesta segunda-feira (26.10). A medida se dá em razão do impacto causado pela intensa chuva do último sábado (24.10), que gerou pequenos estragos nas estruturas móveis da unidade. As equipes já trabalham na manutenção do local e o serviço volta a funcionar na terça-feira (27.10).

De acordo com a direção do Centro, os agendamentos previstos para o dia serão realocados durante a semana. Além disso, para que não haja qualquer prejuízo à população e aos profissionais, a unidade de triagem funcionará normalmente no próximo sábado (30.10). 

“As pessoas poderão ser atendidas no decorrer desta semana e, para que os profissionais e a unidade não tenham prejuízo financeiro, foi transferido o atendimento de segunda-feira para sábado”, explicou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.  

Do dia 22 de julho a 21 outubro, o Centro de Triagem viabilizou o teste da Covid-19 a 54.376 pessoas. Do total, 9.249 testaram positivo para coronavírus, 29.364 tiveram o resultado negativo e 15.763 foram considerados suspeitos de estarem com a Covid-19. Além disso, foram realizadas 4.084 tomografias. 

Leia Também:  Deputado homenageia pioneira e fundadora da rádio Difusora de Cáceres

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou mesmo com suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 25.012 kits de medicamentos. Os remédios foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA