POLÍTICA MT

Seciteci realiza testagem da Covid-19 em servidores

Publicados

em


.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) vai realizar gratuitamente testes rápidos da Covid-19 em todos os servidores que atuam em atividades presenciais, sem gastos públicos. A ação será realizada nos dias 8,9 e 10 de setembro durante o expediente.  

Segundo o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, ao todo, foram obtidos 110 testes rápidos por meio de uma parceria entre a Superintendência de Projetos e Captação de Recursos (SPCR) e o Instituto Patris, que atua na área de saúde e tecnologia.  

“Estamos atuando fortemente para realizar em ações e projetos por meio de parcerias, para garantir menor custo aos cofres públicos, ou até custo zero ao Estado, como neste caso. Além disso, estamos buscando fidelizar parceiros que entendem o nosso eixo de trabalho e queira somar conosco”, falou.

O superintendente de Projetos e Captação de Recursos (SPCR), Jun Sakamoto, explica que esta ação é relevante para garantir a retomada segura de todos os serviços da Secretaria.

“É muito importante testar os servidores e identificar se ele está ou até mesmo já teve a Covid-19, pois neste momento de retomada das atividades do Governo, vai tranquilizar e motivar os colaboradores para um retorno seguro. Lembrando que o teste é voluntário”, disse.

Leia Também:  Número de latrocínios cai pela metade em Mato Grosso em 2020

Serão testados os servidores, prestadores de serviços e estagiários da Seciteci, Fapemat e os servidores da Unemat que atuam na sede da secretaria. Os trabalhadores que são do grupo de risco e por isso estão em home office, foram dispensados dos exames. 

Segundo o coordenador de Captação de Recursos e Parcerias, Thiago Marques, esta a é a primeira secretaria estadual que promove a realização da testagem em massa de seus servidores sem o uso de recursos públicos.

“A busca dessa captação foi com o intuito de garantir o bem estar dos nossos servidores e o pleno funcionamento da secretaria. Principalmente, realizar uma ação sem onerar os cofres públicos”, diz.

O presidente do Instituto Patris, Vittor Galdino, diz que a escolha da Seciteci para ser contemplada com a ação vem de encontro ao objetivo da instituição.

“O instituto escolheu a Seciteci por conta da afinidade entre o objeto social do nosso estatuto que atua busca avanços no setor de saúde e o corpo deliberativo da secretaria que atua na área de tecnologia, ciência, inovação se encaixando no perfil que buscamos para traçar os estudos voltados ao contágio e prevenção da doença”, disse.

Leia Também:  Nota MT divulga os contemplados dos prêmios especiais de R$ 50 mil

Cuidados necessários

É importante ressaltar que todas as pessoas que estão com suspeita ou já foram confirmadas com o coronavírus, sejam servidores públicos ou não, que estejam com sintomas leves da doença devem cumprir a quarentena em isolamento domiciliar. A Seciteci orienta constantemente aos servidores sobre a necessidade de adotar a quarentena e isolamento social.

Inclusive a Secretaria segue os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde quanto as medidas de proteção de seus servidores, distribuindo álcool em gel para os departamentos e exigindo uso de máscara facial de todos.

Além disso, as medidas de prevenção precisam ser seguidas por todos os profissionais também fora do ambiente de trabalho, ou seja, em suas casas, supermercados, farmácias, e outros. É importante manter o distanciamento social, evitar aglomerações e seguir a rotina de higienização das mãos e uso de máscaras de tecido em locais públicos.

 

Fonte: GOV MT

Propaganda

Seduc promove webconferência sobre tecnologias digitais

Publicados

em


.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove nesta sexta-feira (25.09), às 18h, a primeira de uma série de webinars voltadas para a comunidade escolar da rede estadual de ensino. A temática inaugural será “Papo Reto: Aprendendo pelas tecnologias” e será transmitida pelo canal no Youtube do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro).

O superintendente de Políticas de Desenvolvimento Profissional da Seduc, Adriano Sabino, explica que a webinar trata-se de um diálogo descontraído tendo professores como mediadores e estudantes como protagonistas. “O objetivo é que esses estudantes possam apresentar aos demais colegas da rede como, no período de pandemia, deram continuidade aos estudos com a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação”.

A série de webconferências será realizada entre os meses de setembro e dezembro. No dia 30 de setembro será a webinar “Educação Ambiental e prevenção ao risco de desastres”, no dia 07 de outubro “Dislexia em foco: Por uma Educação Inclusiva para pessoas com Dislexia” e no dia 21 de outubro será o tema “Papo Reto: Jogos e gamificação”.

Leia Também:  Comissão da AL visita instituições de segurança pública em Pontes e Lacerda, nesta quinta-feira (24)

A série de conferencias seguem no mês de novembro com a temática “Por que devemos nos abrir para o Socioemocional?”, realizada no dia 04, e “Autonomia e Curadoria Cultural: competências para a nova Educação”, no dia 18. Em dezembro será realizada as webinars Papo Reto: Cultura, arte e diversidades, no dia 04, e “Papo Reto: Aprendendo pelas tecnologias, preparando para 2021”, no dia 16.

Conforme destaca a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a ideia de realizar a série de webconferências visa promover momentos de debate em torno de temas contemporâneos, que provoquem reflexões críticas sobre o cenário de transformação mundial, permitindo a reação de forma positiva diante do cenário de crise.

 

 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA