POLÍTICA MT

Secretário de Saúde participa do mutirão de próteses no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa

Publicados

em


.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, acompanhou na manhã desta terça-feira (15) a entrega de próteses realizada pelo Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade ligada Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A ação faz parte do mutirão que teve início nesta segunda-feira (14.09) e atenderá pacientes que precisam de próteses ortopédicas. 

“Depois do trabalho fisioterapêutico realizado com os pacientes, eles vêm para receber as próteses. Nesta semana estamos realizando com muita alegria a entrega de 240 próteses. Paralelo a esse trabalho do Cridac, no próximo dia 21 é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e estamos planejando um dia exclusivo e especial para a testagem das pessoas com deficiência no Centro de Triagem”, disse o secretário da SES, Gilberto Figueiredo.

Para isso, foi disponibilizado no site do Governo do Estado um link no qual será possível o agendamento para o atendimento da pessoa com deficiência no Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal.

Leia Também:  Lei autoriza o estado a fazer parcerias com rádios comunitárias

A ação contará com a presença da primeira-dama Virginia Mendes e oferecerá transportes para as pessoas que necessitarem. Serão distribuídos kits com máscara, gel e lanche individualizado após a finalização do circuito.

Neste ano, já foram entregues 590 próteses e estão previstas mais duas semanas com entregas até o final de 2020. De acordo com o diretor da unidade, Luiz Antônio Ferreira, esse foi um ano atípico devido à pandemia e as entregas foram paralisadas em março, sendo retomadas agora.

Durante toda a semana, de 14 a 18 de setembro, serão realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação no Cridac, com a entrega de 240 próteses. Desse total, 160 são novas e 80 são manutenção e consertos.

A ação

O mutirão integra a programação da VI Semana Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso, uma ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Articulação das Políticas Públicas da Casa Civil, Secretaria de Saúde, Setasc, UNAF e CONEDE. 

O diretor da unidade explica ainda que, neste momento, os fisioterapeutas e demais membros da equipe estão recebendo uma parte dos pacientes para realizar o procedimento de retirada de medidas para a produção da prótese. Além disso, pacientes que foram atendidos em outras etapas estão retornando ao Centro para receber os itens.

Leia Também:  Ciretran de Nova Mutum está atendendo temporariamente em novo local

A Rede Estadual de Reabilitação possui 132 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR`s) das gestões municipais, o que equivale a uma cobertura de 93% dos 141 municípios do Estado.

O acesso aos serviços do Cridac é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pacientes para a sede em Cuiabá. A unidade oferece serviços de reabilitação física, reabilitação intelectual, reabilitação auditiva e oficina ortopédica.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Presidente do Conseg de Pontes e Lacerda é homenageado

Publicados

em


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na quarta-feira (30), o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária, deputado Delegado Claudinei (PSL), apresentou Moção de Aplausos ao presidente do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) de Pontes e Lacerda (MT), João Manoel Ramires, pelo importante trabalho desenvolvido junto às forças de segurança do município.

Ramires atua ativamente na área da segurança pública desde o ano de 2001, sendo que já foi líder comunitário e militar do Exército. Desde 2016, é presidente do Conseg.

“Realizei visitas às instituições de segurança pública de Pontes e Lacerda na última semana e todos ressaltaram a importância dos trabalhos do Conseg. São visíveis os resultados das ações promovidas pelo Conselho, como a construção de novos prédios, aquisição de equipamentos e reformas nas instituições. Então, é inegável o compromisso e seriedade deste representante da sociedade civil nas melhorias para a execução dos trabalhos dos profissionais da região”, exalta Claudinei. 

Conforme o parlamentar, a gestão de Ramirez garantiu benefícios para o Centro de Detenção Provisória (CPD), Delegacia Regional da Polícia Judiciária Civil (PJC), 12° Comando Regional da Polícia Militar (PM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), 8ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CIBM), Polícia Federal Rodoviária (PRF) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

“Fico muito grato em receber essa homenagem da Assembleia Legislativa, em nome do deputado Claudinei, que é delegado de polícia. A gente fica muito honrado e agradecido. A população de Pontes e Lacerda está bem representada pelos órgãos de segurança, com toda a integração que nós temos aqui. Ficamos contentes com este reconhecimento. Só temos que agradecer a parceria da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso), dentro do possível tenta atender nossas reivindicações e o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT)”, agradece o presidente do Conseg.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso realiza Chamada Pública para a construção de casas populares

Novos prédios – Em missão pela Comissão de Segurança Pública, em Pontes e Lacerda, o parlamentar, no último dia 24,  visitou o novo prédio da Politec que começou a funcionar no dia 21 de setembro. Ao lado deste imóvel, no mesmo terreno que foi concedido pela prefeitura municipal, está em fase de construção a nova sede do 8ª CIBM – com previsão de conclusão para o mês de novembro. Ambas instituições têm cerca de 500 m² de área construída.

A estrutura da Politec conta com salas de Medicina Legal, de Exames de Lesão Corporal, Balística, de Identificação, Gerência, Peritos Criminais, administrativo, recepção, banheiros masculino, feminino e para Portadores de Necessidades Especiais (PNE) como, também, dois para os servidores que terão alojamentos disponíveis na instituição. Outro espaço é a área de necrópsia que conta com câmara fria para seis corpos, mesa e geladeira para armazenar os devidos materiais.

Todo o processo para garantir as construções tiveram o alinhamento com o governo estadual com o aval do Ministério Público que fez o repasse do recurso financeiro que foi cedido pela Mineradora Apoena, no valor de R$ 1 milhão, em 2017, e o Conseg que realiza toda prestação de contas com o uso da verba.

Leia Também:  Sesp-MT cria comissão de estudos para discutir viabilidade de Parcerias Público-Privadas

Ramirez explica que questões burocráticas atrasaram as obras. “Demorou cerca de seis meses para a doação da área. Logo, teve a questão jurídica na Procuradoria Geral do Estado (PGE) que ficou quase um ano para o governo estadual acatar e ter o direito para construir no terreno. É moroso todo o sistema. Neste intervalo tempo fomos atendendo outras demandas da segurança pública”, esclarece João.

Homenageado – João Ramirez tem 58 anos, é casado, pai de cinco filhos e netos. Também já recebeu outras homenagens que o tornaram cidadão honorário de Pontes e Lacerda e, também, recebeu uma moção na Câmara dos Deputados pelo trabalho na área da segurança pública, em 2019.

Conseg – O Conseg existe há cerca de 20 anos em Mato Grosso e envolve a parceria com as comunidades de forma voluntária e com autonomia, não sendo preciso ter vínculos com o Poder Executivo e interferência estatal. A formação é feita pela sociedade civil organizada por meio de eleições e baseada no Código Civil Brasileiro.

Fonte: ALMT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA