POLÍTICA MT

Selo da Sociobiodiversidade e projeto de recuperação de APP são temas de reunião sobre Reserva da Biosfera

Publicados

em


.

Elaboração do Selo da Sociobiodiversidade e projeto de recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) degradada no Pantanal foi tema da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal (RB Pantanal). O encontro virtual aconteceu na sexta-feira (28.08) e foi coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e teve participação de segmentos da sociedade civil, universidades e representantes de empresários e profissionais do turismo, pecuária e mineração e pesquisas.

Foram apresentados na reunião a proposta de elaboração do “Selo da Sociobiodiversidade” da RB Pantanal que objetiva reconhecer e promover os produtos das populações que vivem na área da Reserva da Biosfera. O selo poderá ser usado em todos os produtos e serviços específicos da região, agregando valor econômico. A consultoria está em consonância com o Plano de Ação da RB e a contratação será financiada pela WWF.

Outro tema abordado foi a proposta de projeto de recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) degradada no Pantanal e áreas úmidas, apresentado pela Profª Drª Cátia Nunes. Este projeto de abrangência internacional será conduzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU/UFMT) , Wetlands International e Mulheres em Ação no Pantanal no âmbito do Programa Corredor Azul.

Leia Também:  "O grande objetivo é fazer com que nossos alunos aprendam com qualidade", afirma secretária de Educação

O programa Corredor Azul mobiliza esforços para proteger o Sistema Paraná-Paraguai como um bem ecológico, social e econômico para a humanidade. Ele prevê intervenções locais para salvaguardar e aprimorar as interconexões sociais, políticas, ambientais e econômicas de três grandes áreas úmidas que compõem o Sistema, entre elas o Pantanal.

Vídeos explicativos sobre a Reserva da Biosfera do Pantanal foram exibidos durante a reunião. Para assistir aos vídeos acesse:

https://youtu.be/zY9Ay4JfDY4

https://youtu.be/mfIMQA3z8Og

https://youtu.be/UmBVHGbNg_0

Reserva da Biosfera do Pantanal

As ações da Reserva da Biosfera do Pantanal são voltadas para o desenvolvimento sustentável, integração com políticas públicas e programas, desenvolvimento de pesquisas, sustentabilidade financeira, redes regionais e temáticas inclusivas.

O objetivo é contribuir para a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies; fomentar o desenvolvimento econômico e humano que seja sociocultural e ecologicamente sustentado; apoiar projetos demonstrativos, educação ambiental, capacitação, pesquisa e monitoramento relacionados com os temas locais, regionais, nacionais e globais da conservação e do desenvolvimento sustentável.

O Pantanal mato-grossense, maior planície alagada do planeta, foi reconhecido como Reserva da Biosfera Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2000. O título permite mais ações governamentais desenvolvimento sustentável e conservação das riquezas ambientais.

Leia Também:  Governo lança licitação para pavimentar acesso à ponte sobre o rio Vermelho

No Brasil existem sete Reservas da Biosfera reconhecidas: Pantanal, Mata Atlântica, Cinturão Verde de São Paulo, Cerrado, Caatinga, Amazônia Central e Serra do Espinhaço.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Avallone destina emendas para telefonia e internet móvel na região de Nobres

Publicados

em


Deputado Carlos Avallone visita região de Nobres beneficiada com telefonia e internet

Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA

O problema da falta de sinal de internet e telefonia em alguns dos principais pontos turísticos de Mato Grosso será resolvido com a destinação de emendas do deputado estadual Carlos Avallone (PSDB). Neste final de semana, ele esteve visitando a região de Nobres, mais precisamente os distritos de Bom Jardim e Coqueiral.

Participaram da visita membros da equipe da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso e representantes da empresa que irá implantar repetidoras e torres de telefonia e internet 4G na região, que vão permitir a captação dos sinais de duas grandes operadoras nacionais.

 “Essas obras serão realizadas com duas emendas que estou destinando para cumprir meu compromisso com o desenvolvimento do turismo regional. Eu tive reuniões muito produtivas, conversei com o pessoal do turismo nas pousadas, na presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nobres, Acendino Mendes de Souza. Precisamos avançar, dar condições para que os municípios turísticos se desenvolvam”, disse Avallone.

Leia Também:  Durante evento com ministro, Botelho destaca importância do fortalecimento da agricultura familiar

O deputado agradeceu o apoio do secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, e do secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Preza Moreno, que reconhecem a importância destas obras para o turismo de uma das regiões mais atrativas de Mato Grosso, visitadas anualmente por milhares de turistas brasileiros e estrangeiros.

Fonte: ALMT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA