POLÍTICA MT

SES informa os trabalhos de combate à Covid-19 aos povos indígenas de MT

Publicados

em


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), por meio da Secretaria Ajunta de Unidades Especializadas, respondeu a indicação de n.º 1.902/2020, de autoria do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). O documento, apontava a aponta a necessidade do governo estadual disponibilizar alimentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), kits de limpeza e remédios para a Federação dos Povos Indígenas do Estado de Mato Grosso (FEPOIMT).

De acordo com a Secretaria Adjunta de Unidades Especializadas foi criado um Grupo de Trabalho Central (GTC) para a realização de ações de monitoramento e articulação de estratégias, cujo o objetivo é reduzir os impactos com a transmissão da Covid-19 em territórios indígenas. A SES também incluiu o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) no Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para a condução das ações referente ao novo coronavírus.

O documento enviado ao parlamentar garante que a população indígena está sendo assistida e o governo estadual realizou todo um planejamento, organização, coordenação, avaliação e controle de diversas outras atividades. As ações, conforme a Secretaria, envolvem o deslocamento de recursos materiais (testes rápidos, EPIs para profissionais dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), análise e atualização de protocolos específicos, capacitação e treinamento aos profissionais envolvidos nos atendimentos às emergências de saúde, monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da doença e divulgação diária dos boletins epidemiológicos em relação a este público específico.

Leia Também:  Banda da Polícia Militar reúne cantores em live para comemorar 128 anos do Corpo Musical

De acordo com Claudinei é importante ter um olhar para as comunidades indígenas para que a Covid-19 não seja disseminada dentro das aldeias. “Acredito que é de suma importância fortalecer as ações nos distritos sanitários e oferecer o apoio preciso neste período pandêmico que enfrentamos, para que a doença não se alastre nessas comunidades”, diz o parlamentar.

FEPOIMT – Há quatro anos foi criada a FEPOIMT, no propósito de representar todas as etnias indígenas no âmbito de Mato Grosso e defender os interesses coletivos desta população tradicional. Com essa finalidade, foi solicitado ao deputado a aquisição de alimentos, kits de higienização e limpeza (álcool em gel e líquido, sabão, detergente, sabonetes, luvas e máscaras) e medicamentos para o tratamento precoce do novo coronavírus.

Sesai – Conforme o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do dia 1° de outubro, já tiveram no Brasil – 28.716 casos confirmados e 446 óbitos de indígenas.

Atualmente, em Mato Grosso, a Funai conta com seis coordenações regionais instaladas nos municípios de Cuiabá, Colíder, Juína, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças e Canarana. Essas instituições atendem no total 12 mil famílias indígenas de 43 povos indígenas.

Leia Também:  Ações da Seplag melhoram ambiente de trabalho de servidores do Estado

 

Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Sema suspende atividades do Parque Mãe Bonifácia

Publicados

em


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) suspende temporariamente, a partir desta sexta-feira (30.10), as atividades do Parque Estadual Mãe Bonifácia. 

O fechamento ocorre devido a morte de sete macacos saguis e atende os protocolos de segurança biológica. As atividades estarão suspensas até que os laudos da necropsia dos animais estejam concluídos e haja garantia de segurança da saúde da população e dos animais. 

Os laudos serão divulgados pela Unidade de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Cuiabá que está analisando amostras coletadas. 

As equipes da Sema e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental estão realizando varreduras sanitárias em todo perímetro do Parque.

Fonte: GOV MT

Leia Também:  Ações da Seplag melhoram ambiente de trabalho de servidores do Estado
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA