POLÍTICA MT

SES-MT apresentará experiências clínicas de hanseníase em evento do Ministério da Saúde

Publicados

em


As equipes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) participarão, no dia 8 de outubro, do “Webinário – Tratamento da Hanseníase” que visa à troca de experiências e discussão acerca dos casos clínicos de hanseníase pelos estados brasileiros.

O evento é promovido pela Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação (CGDE) do Ministério da Saúde.

O evento online reunirá profissionais de saúde da Região Centro-Oeste, com participação de servidores estaduais que atuam no enfrentamento da hanseníase em Mato Grosso.

O Webinário será transmitido das 8h às 12h (horário de MT), no qual as equipes da Saúde Estadual apresentarão um caso clínico pelo Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizado em Hanseníase (AAER) da Baixada Cuiabana, localizado em Várzea Grande.

O tema delegado ao estado de Mato grosso será apresentado pela médica Lianni Borges, às 10h50, que vai relatar sobre o tratamento de paciente com hanseníase. A abordagem também contará com a participação de servidores do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (CERMAC).

Leia Também:  Propriedade rural de Nova Ubiratã será leiloada nesta sexta-feira (30)

Serviço

Para participar do Webinário, os interessados podem acessar o endereço eletrônico www.mediacenter.aids.gov.br . A participação é livre a toda a população interessada pelo tema.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Benefício de Prestação Continuada: Setasc alerta para novo prazo de inscrição no Cadastro Único

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) alerta que os inseridos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão mais tempo para realizarem as inscrições no Cadastro Único (CadÚnico).

O prazo para o cadastro foi prorrogado para até o dia 31 de dezembro de 2020. O Cad Único é uma das exigências para o recebimento do benefício que é destinado para idosos e pessoas com deficiências.  

A nova medida foi publicada pelo Ministério da Cidadania por meio da Portaria nº 508, de 20 de outubro de 2020, alterando o calendário de bloqueio e suspensão do pagamento de benefícios previsto nas Portarias nº 631/2019 e 469/2020. 

As portarias anteriores também prorrogavam a suspensão do pagamento com o objetivo de não trazer prejuízos para o público alvo que são pessoas idosas e com deficiência (PCD) que ainda não fizeram sua inscrição no CadÚnico.

A coordenadora de Gestão de Benefícios Socioassistenciais da Setasc, Ariane Aparecida Baena, recomenda que mesmo que os bloqueios sejam retomados somente em 2021, os municípios devem identificar o público que ainda não regularizou a situação cadastral.

Leia Também:  Detran-MT orienta sobre renovação da Carteira Nacional de Habilitação; veja os prazos para cada caso

“Pedimos que os municípios, por meio das equipes técnicas, procurem os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Cadastro Único e planejem ações mais adequadas para que todos os beneficiários sejam cadastrados”, disse. 

Ariane orienta ainda que os municípios acessem a lista dos beneficiários não inscritos disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) e continuem realizando as ações de busca ativa, mobilização, divulgação, visitas domiciliares para que alcance todos beneficiários no território.

“Sabemos que o público do BPC precisa de atenção, pois é um grupo de que além de enfrentar situações de vulnerabilidades sociais, enfrenta o isolamento causado pela pandemia e outras barreiras em função da idade avançada e pela condição da deficiência”, completa. 

Confira o novo cronograma.

BPC

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um benefício da política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O benefício é individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de 01 (um) salário mínimo e é destinada a pessoa idosa, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família.

Leia Também:  Drogas são tiradas de circulação em seis bairros de Cuiabá e nove são detidos em flagrante
Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA