POLÍTICA MT

Textos de alunos de escola plena integram livro sobre a importância da preservação da Amazônia

Publicados

em


.

Quatro alunos da Escola Estadual Plena São José do Rio Claro, localizada no município de mesmo nome (315 quilômetros ao norte de Cuiabá) que participaram de um concurso nacional de redação sobre a importância da preservação da Amazônia tiveram seus trabalhos publicados numa coletânea de 44 textos de estudantes que viraram um livro. Na edição online, o livro “Escritos pela e sobre a (re)existência da Amazônia” está circulando em três continentes – América, Europa e África. Como prêmio, a escola ganhou 50 livros impressos que serão entregues.

Os textos contemplados são dos estudantes Kayanne Zampiero de Aquino Silva, Gabriel Gonçalves Xavier Bauman, Maria Vitória Lopes Emanuelle de Morais. Os trabalhos concorreram nacionalmente com alunos de todo o país. Além de Mato Grosso, foram selecionados textos de mais seis Estados: Amazonas, Pará, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

O editor do livro, o professor doutor Raphael Fontes Cloux destaca que, devido à pandemia, o lançamento do livro impresso está limitado. Os planos da editora Editora Kawo-Kabiyesile é realizar os lançamentos presenciais também fora do país.

“O livro já está circulando dentro dos nossos canais de atuação nos três continentes e a ideia é que a gente faça os lançamentos presenciais, também fora do Brasil. Se a pandemia permitir, provavelmente o primeiro que nós vamos fazer vai ser no Paraguai em janeiro próximo” explica.

O conselho editorial é um dos mais completos. É formado por professores doutores e mestres, não são só de universidades brasileiras como do exterior – Equador, Paraguai Portugal e Espanha. A obra, fruto de concurso nacional de redações, teve por objetivo estimular a elaboração de textos sobre a importância da preservação da Amazônia para os habitantes do planeta terra.

Leia Também:  Associação de Apicultores incentiva a produção de mel em Colniza

Na semana passada, Raphael esteve na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) entregando os 50 exemplares da escola que serão encaminhados para São José do Rio Claro.

Desafio

Na EE São José, um dos responsáveis pela participação dos alunos, professor Wiliam Barbosa Caetano, explica que, a colega dele, a também professora de língua portuguesa Eliana Luci Roza resolveu enfrentar o desafio do concurso. Com o incentivo de toda a equipe gestora, professores e alunos do ensino médio traçaram um plano de trabalho.

“Ficamos sabendo – nós e os alunos – do concurso pela internet. Uma vez demonstrado o interesse em participar, fizemos uma discussão sobre o tema em sala de aula, inclusive com propostas preparatórias para o Enem. A temática amazônia foi também percursora de uma discussão para produzir redações com foco para o Enem”, assinala.

O professor lembra que o trabalho não foi só em sala de aula. Os alunos foram ao laboratório pesquisar dados naturais, de pessoas relevantes para a Amazônia, como a irmã missionária Dorothy Stang, cujas pesquisas sobre ela deixaram os alunos impressionados pela luta dela pela preservação da Amazônia.

Leia Também:  Max Russi sugere a criação de abrigos contra fogo para animais

“Como vivemos na bacia amazônica, nós também proporcionamos a ideia de que pertencemos a um lugar e temo que preservá-lo para nossa geração, e para a futura geração também”, salienta.

Foi um mês de debates e toca de informações em sala de aula, por meio da metodologia ativa, sala de aula invertida – o professor proporciona a leitura mediadora e depois os alunos discutem o que utilizarão para escrever. A próxima etapa foi passar as regras de como escrever um bom texto utilizando o assunto.

O sucesso do tema foi tão grande que os dois professores escolheram três alunos de cada um e intensificaram os trabalhos visando o concurso. Os alunos ficaram empolgados e produziram textos primorosos. O sucesso da participação foi a questão de trabalhar as novas possibilidades de ensino e o trabalho com textos multimodais – jornalístico, charges entre outros. As redações foram encaminhadas no final de outubro e somente na semana passada é que a equipe gestora ficou sabendo do resultado.

Tradição

Para a diretora Aubley Priscila Zeri de Macedo, a participação no concurso reforça o trabalho integrado entre linguagem e ciências humanas. “O resultado confirma todo o nosso esforço, pois a escola tem uma dinâmica de participar de concursos e olimpíadas do conhecimento. Essas ações servem de diagnóstico externo do trabalho feito na escola. Quando participamos e obtivemos êxito, mostra que estamos no caminho certo”, comemora.

Fonte: GOV MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Retomada da Lei Seca; blitze educativas orientam motoristas e pedestres em Cuiabá e Várzea Grande

Publicados

em


.

Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), demais forças de Segurança Pública e órgãos parceiros que atuam na fiscalização do trânsito realizaram duas blitze educativas na noite de sexta-feira (18.09). Uma na avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá, e outra na avenida da FEB, em Várzea Grande.

O objetivo foi alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob o efeito de álcool. O alerta se estendeu aos pedestres, para não consumirem bebida alcoólica em excesso e não pegarem carona com condutor embriagado.

“Abordamos principalmente os riscos da bebida associada a direção, alertando e orientando os motoristas e pedestres para que, ao saírem para locais onde irão consumir bebida alcoólica, se planejarem para retornar para casa de forma segura”, disse a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp-MT, major PM Monalisa Toledo, disse que a Semana Nacional de Trânsito marca também a retomada das operações Lei Seca, realizada de forma integrada entre as forças de Segurança Pública, que estava suspensa em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Leia Também:  Max Russi sugere a criação de abrigos contra fogo para animais

Nas blitze educativas, além das orientações, foram distribuídos informativos, máscaras e lixo car – saco de lixo para carros – alusivos à Lei Seca.  

Este ano o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Perceba o risco, proteja a vida“. É o que o Detran-MT, por meio da Gerência de Ações Educativas, vem trabalhando no decorrer de vários anos nas ações educativas de sensibilização dos condutores quanto ao comportamento mais seguro no trânsito, para que percebam os riscos e reduzam os acidentes de trânsito, especialmente os de maior gravidade.  

As ações da Semana Nacional de Trânsito contam com a participação da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI); Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito (BPMTran); Polícia Judiciária Civil, pela Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT); Sistema Penitenciário; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Ministério Público Estadual (MPE); Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Leia Também:  Associação de Apicultores incentiva a produção de mel em Colniza

Transmissões ao vivo

Em Mato Grosso, a campanha está com transmissões ao vivo do Comitê Estadual Vida no Trânsito, pela Escola de Saúde Pública do Estado, no canal do Youtube, clique AQUI.   

O 1° Encontro Mato-Grossense de Mobilidade Segura e Vida no Trânsito será na próxima segunda-feira (21.09), às 17h30, pela plataforma da Escola de Saúde Pública, com o tema “Sensibilização através da percepção de risco para adoção de comportamentos seguros no trânsito“.

No dia 25 de setembro, às 14h30, será realizada a transmissão ao vivo sobre Educação e Respeito no Trânsito, pelo Instagram da MTU. O tema será “Convívio Social no Trânsito“. 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA