POLÍTICA NACIONAL
Bolsonaro diz que país não teve ‘problema social’ durante a pandemia

Nesta-quinta (19), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o país não teve nenhum problema social durante a pandemia da Covid-19.
“Lamentavelmente, a condução do estado da pandemia foi tirada da minha mesa presidencial, mas o Brasil fez a sua parte”, alegou o presidente da República, em discurso no Congresso Mercado Global de Carbono, no Rio de Janeiro.
“Os mais humildes, obrigados a ficar em casa, perderam toda a sua renda. E não tivemos nenhum problema social no Brasil pois acolhemos essas pessoas. Estamos voltando à normalidade”, acrescentou Bolsonaro.
O mandatário disse, também, que o governo fez um grande esforço para que a economia não entrasse em colapso.
Porém, o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Penssan, indicou que em 2020 cerca de 19 milhões de brasileiros passaram fome e mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar.
A inflação teve alta de 1,06% em abril, após ter alcançado 1,62% em março. Esse foi o maior resultado para o mês de abril desde 1996 (1,26%). No ano, o indicador acumula alta de 4,29%. Nos últimos 12 meses, o índice é de 12,13%, acima dos 11,30% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

POLÍTICA NACIONAL
Brasil: Mourão defende diversificação de parcerias com países árabes
O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu hoje (4), na capital paulista, a ampliação das parcerias entre países árabes e o Brasil. “Temos que deixar de nos olhar como meros supermercados. Cada um vem no país do outro e compra aquele produto que está na prateleira”, comparou. Ele participou do encerramento do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que reúne líderes empresariais e políticos de 22 países árabes.
“Observamos que cerca de 80% das vendas brasileiras para mercados árabes são de commodities agrícolas, enquanto aproximadamente 90% de nossas importações desses mesmos mercados correspondem a combustíveis minerais, adubos e fertilizantes, insumos essenciais para a nossa produção agrícola”, exemplificou o vice-presidente.
Ele avalia que há espaço, portanto, para diversificação do comércio e dos serviços com o Brasil. “Precisamos subir a escada desse relacionamento e avançar nas áreas de tecnologia, investimento e nos tornarmos realmente parceiros estratégicos”, apontou.
Mourão destacou também que as exportações brasileiras para as nações árabes crescem desde 2003 e que, se tomadas em seu conjunto, seriam o terceiro principal parceiro comercial do Brasil para as exportações e o quinto para as importações. “O Brasil tornou-se o maior produtor de proteína halal do mundo e trabalha para fornecer outros produtos adaptados aos costumes e tradições da religião islâmica”, acrescentou.
Para o vice-presidente, as parcerias comerciais com o mundo árabe ganham um “sentido estratégico” diante dos impactos das sucessivas crises observadas no século 21, que incluem o “o crash financeiro de 2008, a instabilidade política em diferentes regiões do planeta, os desastres ambientais cada vez mais frequentes, a tensão geopolítica entre as duas maiores economias do mundo e, obviamente, a pandemia da covid-19”.
“Precisamos trabalhar em parceria, em favor de iniciativas que nos tragam benefícios mútuos, com maior resiliência e segurança para as nossas nações”, propôs. Mourão destacou ainda a eclosão do conflito entre a Rússia e a Ucrânia como mais um fato que cria instabilidade no mundo. “A Câmara de Comércio Árabe Brasileira tem contribuído para que setores público e privado trabalhem com sinergia para identificar e explorar essas oportunidades”.
Edição: Aline Leal
Fonte: EBC Política Nacional
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrás
Projeto prorroga suspensão de despejos até março de 2023
-
Momento Entretenimento3 dias atrás
MC Mirella anuncia fim de processo de divórcio com Dynho Alves
-
Momento Entretenimento6 dias atrás
Chris Flores é criticada por seu posicionamento no caso Klara Castanho
-
Momento Entretenimento1 dia atrás
Poliana defende Zé Felipe e detona Pabllo Vittar: “Inveja”