Pesquisar
    Feche esta caixa de pesquisa.

    Comissão aprova política de apoio a idosos com transtorno do espectro autista

    publicidade

    A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou projeto de lei que define medidas de assistência, apoio e acolhimento para idosos com transtorno do espectro autista (TEA). A proposta cria a Política Nacional de Promoção dos Direitos e Atenção Integral às Pessoas Idosas com TEA.

    Os parlamentares acolheram o parecer da relatora, deputada Clarissa Tércio (PP-PE), pela aprovação do Projeto de Lei 5270/25, da deputada Duda Salabert (Psol-MG), com as emendas de redação da comissão anterior.

    “As emendas conferem maior precisão normativa e reafirmam a proteção aos direitos das pessoas idosas com TEA”, disse a relatora.

    Entre as medidas previstas está a adaptação de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e o treinamento de profissionais para lidar com as características sensoriais e cognitivas dos autistas idosos.

    De acordo com o projeto, a política terá como foco:

    • o acesso adaptado a serviços de saúde, moradia e seguridade;
    • o combate a preconceito, capacitismo e violências contra idosos autistas;
    • a promoção de inclusão e redes de apoio familiar/comunitárias;
    • a formação humanizada de profissionais de saúde e cuidados;
    • o incentivo a pesquisas sobre envelhecimento autista;
    • comunicação acessível e ambientes sensoriais; e
    • a participação dos idosos nas decisões sobre sua vida e cuidados.

    Invisibilidade
    A proposta também incentiva a criação de dados estatísticos sobre o envelhecimento dessa população para orientar políticas públicas.

    Além disso, estabelece que o diagnóstico de autismo em idosos deve ser facilitado, garantindo o acesso contínuo a serviços de assistência social e moradia.

    O texto altera o Estatuto da Pessoa Idosa e a Lei Berenice Piana.

    Próximas etapas
    O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

    Reportagem – Murilo Souza
    Edição –  Marcelo Oliveira

    Fonte: Câmara dos Deputados

    Compartilhe essa Notícia

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    Botão WhatsApp - Canal TI