POLÍTICA NACIONAL

Congresso vai analisar MP que minimiza impacto da pandemia na conta de luz

Publicados

em


.

Medida Provisória 998/2020 busca minimizar os impactos na conta de energia elétrica gerados pela crise econômica causada pela pandemia de covid-19. Outra Medida Provisória (MP 950/2020) autorizou a criação um encargo na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para custear empréstimos a empresas de energia que tiveram queda na receita durante a crise sanitária, viabilizando um aporte de R$ 15 bilhões ao setor elétrico. A perspectiva é que o valor do encargo, que deve ser cobrado entre 2021 e 2025, seja reduzido após a injeção dos recursos. O senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirma que colaborou na elaboração do texto a partir de propostas discutidas na Comissão de Infraestrutura (CI), como o PLS 232/2016. Mais informações na reportagem de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

Leia Também:  Frente da Agropecuária defende equilíbrio entre produtividade e preservação ambiental
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Nome de Marcel Biato é aprovado para a embaixada do Brasil na Irlanda

Publicados

em


.

O Plenário do Senado aprovou por 41 votos favoráveis e 3 contrários o nome do diplomata Marcel Fortuna Biato para embaixador do Brasil na Irlanda. A aprovação da indicação (MSF 31/2020) será comunicada oficialmente à Presidência da República.

Biato ingressou na carreira diplomática em 1981. Nasceu em Buenos Aires, Argentina, mas é brasileiro. É mestre em sociologia política pela London School of Economics, do Reino Unido. Entre as funções desempenhadas na carreira diplomática e na administração federal destacam-se a de assessor especial da Presidência da República, de 2007 a 2010, e de embaixador na Bolívia, de 2010 a 2013. Desde 2016 até atualmente, é representante na Missão Permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica em Viena, na Áustria.

Durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), Biato falou sobre o interesse da Irlanda na retomada do programa Brasil Sem Fronteiras.

O programa Ciência Sem Fronteiras atraiu quase 4 mil brasileiros antes de 2018 — disse.

O parecer do relator, Ciro Nogueira (PP-PI), foi lido na CRE pelo senador Esperidião Amin (PP-SC)

Leia Também:  Procurador envia representação contra Flávio Bolsonaro à PGR

A Irlanda é uma república parlamentarista considerada uma economia moderna, com altos índices de liberdade econômica e com setores industriais avançados, sobretudo nos campos farmacêutico e de tecnologias da informação e da computação e mão de obra qualificada. O país permanece na União Europeia, apesar do Brexit, haja vista a relevância do Reino Unido para a economia e os negócios da Irlanda.

No âmbito bilateral, Brasil e Irlanda estabeleceram relações diplomáticas em 1975. Porém, a abertura da Embaixada brasileira em Dublin ocorreu apenas em 1991 e o estabelecimento da Embaixada irlandesa em Brasília, em 2001.

Com relação aos investimentos, destacam-se os irlandeses no Brasil, nos setores de agronegócio e alimentos, nutrição esportiva, serviço de informações sobre crédito, embalagens e produtos para o setor de petróleo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA