POLÍTICA NACIONAL

CPI aprova nomes de servidoras do TCU para auxiliarem trabalhos

Publicados

em


Em reunião nesta terça-feira (4), a CPI da Pandemia aprovou requerimento que solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) a disponibilização de duas servidoras para auxiliarem nos trabalhos da comissão (REQ 374/2021). O pedido foi feito pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente do colegiado, que indicou os nomes de Deane D’abadia Morais e Sorhaya Sampaio de Araújo, auditoras federais de controle externo.

“Diante das diversas matérias que esta CPI investigará e, das inúmeras solicitações de documentos e informações para análise, torna-se necessário o auxílio de auditores de contas para o melhor desenvolvimento dos trabalhos”, diz Omar na justificativa.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) questionou o motivo de o requerimento já indicar os nomes das servidores. Segundo ele, o correto seria pedir ao TCU que cedesse dois servidores e depois decidir os nomes.

— Queria saber o motivo para se chegar a esses nomes. Soube até que essas servidoras já estão aqui na CPI acompanhando os trabalhos.

Ciro também criticou a votação do requerimento sem análise prévia. 

Leia Também:  Líder do governo no Senado passa a ocupar uma das suplências na CPI da Pandemia

— Que essa seja a ultima vez que a comissão coloque requerimentos que não estejam na pauta 48 horas antes. Que não aconteça pois está ferindo radicalmente o nosso regimento.

Omar afirmou não saber quem são as servidoras e se elas já estavam acompanhando a reunião ou não.

Novos requerimentos

A CPI recebeu, na segunda-feira (3), mais dois requerimentos de convocações a ministros de Estado. Os pedidos são de autoria do vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 

O primeiro pede a presença da ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, para prestar depoimento sobre o papel do órgão na gestão da pandemia e esclarecer se houve interferência indevida nos trabalhos da CPI.

Já o outro requerimento solicita a presença do ministro da Justiça, Anderson Torres. Randolfe quer que o ministro explique sua entrevista à revista Veja, em que informou que iria solicitar à Polícia Federal informações sobre os inquéritos que envolvem governadores em supostos desvios de dinheiro da saúde.

Os requerimentos ainda não foram apreciados e se somam a outros pedidos que podem ser votados em breve, como a convocação dos ministros Paulo Guedes (Economia), Walter Braga Netto (Defesa e ex-Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil e ex-Secretaria de Governo), entre outros. Há ainda requerimentos para a convocação do ex-ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e do atual chanceler, Carlos Alberto Franco França.

Leia Também:  Bolsonaro volta a defender cloroquina e chama CPI da Covid de "xaropada"

A CPI também pode votar pedidos para o comparecimento dos governadores João Doria (São Paulo), Wilson Lima (Amazonas), Rui Costa (Bahia) e Hélder Barbalho (Pará). Wellington Dias (Piauí) deve ser convidado como representante do Fórum de Governadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Bolsonaro faz passeio de moto em homenagem ao Dia das Mães

Publicados

em


O presidente Jair Bolsonaro realizou um passeio de moto de aproximadamente 1 hora em homenagem ao Dia das Mães na manhã deste domingo (9) passando pelas ruas de Brasília. 

Ele foi acompanhado por centenas de motociclistas, inclusive o deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), que postou em suas redes sociais o trajeto percorrido pelo presidente e pelos demais motociclistas.

O passeio foi anunciado por Bolsonato durante sua live de quinta-feira (6). Na ocasião, o presidente falou que esperava cerca que 1 mil motociclistas o acompanhassem no passeio em homenagem ao Dia das Mães.

Edição: Fábio Massalli

Leia Também:  Comissão da Mulher discute o feminicídio no Brasil na próxima segunda
Continue lendo

MOMENTO POLICIAL

MOMENTO DESTAQUE

MOMENTO MULHER

MOMENTO PET

MAIS LIDAS DA SEMANA