POLÍTICA NACIONAL
Frente Ambientalista discute propostas para preservar o Cerrado

A Frente Parlamentar Ambientalista discute nesta quarta-feira (9) estratégias para a preservação do cerrado. Deputados, senadores e representantes de entidades, como o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), o WWF Brasil, a Rede Cerrado, discutirão alternativas para conectar modos de produção, economia sustentável e a conservação da savana brasileira.
A intenção do evento é identificar as sinergias com o setor produtivo e ampliar o diálogo no Legislativo para construir uma política de desenvolvimento sustentável para o Cerrado.
Propostas no Congresso
Há várias propostas em tramitação na Câmara dos Deputados sobre o bioma. Entre elas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 504/10, que visa transformar o Cerrado e a Caatinga em patrimônios nacionais.
A chamada PEC do Cerrado e da Caatinga, já foi aprovada em 2010 no Senado e está pronta para ser incluída na pauta do Plenário da Câmara.
Além da PEC, também tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que trata do regime do uso do Cerrado, incluindo conservação, preservação, proteção, utilização e regeneração (PL 3117/19).
A frente, que tem 214 integrantes, é coordenada pelo deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).
Convidados
O debate será realizado por meio de videoconferência a partir das 10 horas, e poderá ser acompanhado ao vido pelo canal da Frente Parlamentar Ambientalista no YouTube.
Foram convidados para debater o assunto:
– os professores da Universidade de Brasília (UnB) Mercedes Bustamante e Bráulio Dias;
– a coordenadora de Projetos da Iniciativa de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora: Valorização do capital natural no Cerrado, Isabel Garcia Drigo;
– a ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Suely Araújo; e
– o diretor de Conservação e Restauração do WWF-Brasil Edegar de Oliveira Rosa.
Da Redação – ND

POLÍTICA NACIONAL
PTB decide apoiar Arthur Lira à presidência da Câmara
O PTB decidiu apoiar, nesta segunda-feira, a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados. De acordo com o deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), a decisão foi tomada pela bancada por “unanimidade”.
Com 11 deputados, o PTB se junta a outras oito siglas no bloco que apoia Lira: PP, PSD, Republicanos, PL, PROS, PSC, Avante e Patriota.
A legenda já indicava que faria parte do grupo do deputado do PP. O presidente do partido, Roberto Jefferson, é fiel aliado de Jair Bolsonaro que, por sua vez, é grande incentivador da candidatura de Lira.
O anúncio do PTB vem no mesmo dia em que Lira teve uma má notícia. O Solidariedade anunciou que apoiará a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência. A legenda chegou a negociar e fechar uma acordo com o deputado do PP. Porém, após nova rodada de conversas com Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado de Rossi, houve uma mudança de posição.
Até o momento, o bloco de Rossi conta com o apoio de DEM, MDB, PSDB, Cidadania, PSL, Solidariedade, PT, PSB, PDT, PCdoB, Rede e PV.
Agora, apenas o Podemos, que negocia com Lira, ainda não formou uma aliança para a eleição.
-
Momento +7 dias atrás
Corpo de rapaz de 23 anos que morreu afogado em rio de Mato Grosso é encontrado pelo Corpo de Bombeiros há 15 metros de profundidade
-
Momento Destaque7 dias atrás
Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e mais 10 cidades de MT voltam a ser classificadas como de risco moderado para o Covid 19
-
Momento Entretenimento1 dia atrás
Gusttavo Lima se declara a Andressa Suita em entrevista: “mulher que mais amo”
-
Momento Entretenimento3 dias atrás
Gusttavo Lima mostra cilindros de oxigênio que serão doados para Manaus
-
POLICIAL7 dias atrás
Ieda Barros
-
POLICIAL7 dias atrás
Danilo Zanetti
-
POLICIAL7 dias atrás
Eder Galiciani
-
Momento Saúde2 dias atrás
Estudo preliminar mostra que própolis reduz tempo de internação por Covid-19