POLÍTICA NACIONAL
Hospitalizado, Toffoli pode estar com reação alérgica ao prédio do STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli , está internado desde domingo (9) no Hospital DFStar, em Brasília, com pneumonite alérgica que pode ter sido causada pelo sistema de ar condicionado do STF, segundo informou o novo boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira (11).
Toffoli foi diagnosticado com pneumonite por hipersensibilidade, uma reação alérgica que pode ser causada por fungos, ácaros ou bactérias.
“O diagnóstico médico também indica a alta probabilidade de a reação alérgica ter sido ocasionada em razão das instalações prediais laborais, em especial pelos sistemas de ar condicionado”, informou o boletim desta terça. Dessa forma, a reação alérgica pode ser ao sistema de ar condicionado do STF.
A cardiologista do hospital , Ludhmilla Hajjar, indicou que o STF realize “um estudo do ambiente de trabalho, com a coleta de materiais e avaliação do sistema predial de ar condicionado”.
O presidente do STF teve duas internações recentes no hospital devido a um quadro respiratório, no entanto, “foram descartadas infecções virais incluindo COVID-19”.
Apesar de ainda não haver previsão de alta, Toffoli “encontra-se em perfeitas condições” e está em um quarto do hospital.

POLÍTICA NACIONAL
Simone Tebet promete independência, prioridade a reformas e combate à pandemia
Candidata à Presidência do Senado, Simone Tebet (MDB-MS) enviou aos colegas neste domingo (24) uma carta com um resumo de suas propostas. No texto, a senadora salienta a dificuldade para enfrentamento da pandemia de covid-19 e cobra união de forças para para tirar o país da crise “sanitária, econômica e social” começando pelo apoio ao plano nacional de vacinação. Simone defendeu a “independência entre os poderes da República e prometeu avançar com reformas que estimulem o desenvolvimento e a responsabilidade social, e também democratizar o processo de deliberação dentro do Senado.
Atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Simone Tebet disputa a Presidência do Senado com os senadores Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Se eleita, será a primeira mulher a presidir o Senado e o Congresso Nacional. Em 19 de janeiro foi anunciada a organização de uma nova Frente Democrática com Simone Tebet e o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), que disputa a Presidência da Câmara, com o objetivo de unificar o discurso de candidatos independentes. A eleição está prevista para o início de fevereiro.
Leia a íntegra da carta da senadora Simone Tebet aos demais senadores:
A construção da minha candidatura à Presidência do Senado nasceu da percepção da bancada do MDB de que a independência harmônica do Senado Federal com os demais Poderes é pilar essencial para o fortalecimento do Poder Legislativo e do Estado democrático de Direito.
O momento exige equilíbrio, respeito às leis e à Constituição, além de um esforço conjunto, de todos, para que possamos sair o mais rápido possível dessa crise sanitária, econômica e social. Fortalecida pela forma como minha candidatura foi abraçada, primeiro pelos setores da sociedade civil organizada dentro do MDB, comecei a colocar em prática a estratégia que me impus quando aceitei essa missão: ficar rouca de tanto ouvir.
Foi assim que me deparei, por exemplo, com um grupo de mulheres bem intencionadas e dispostas a me ajudar a encontrar uma saída para o Brasil. Me identifiquei com suas aflições, sobretudo quando ouvi de uma profissional de saúde, em reunião virtual, o quanto é difícil cuidarmos do outro, de nós mesmos e ainda ter força para ajudar o país a superar os efeitos da atual pandemia.
Aqueles que cuidam da geração de renda e emprego também estão mobilizados e preocupados, na agroindústria, no chão das fábricas e no varejo. Os relatos, avaliações e sugestões que chegaram a mim foram impactantes e indicam a expectativa dos brasileiros em relação aos seus representantes no Congresso Nacional.
O país precisa da nossa firmeza, bom senso e espírito público. Precisamos unir forças nesta reconstrução do Brasil, a começar pelo apoio incondicional ao Plano Nacional de imunização de todos os brasileiros contra a Covid 19. A gravidade da situação também exige que avancemos com as reformas que alavancarão o desenvolvimento, geração de emprego e renda, aliando nossa responsabilidade social com a devida responsabilidade fiscal.
Essa é a grande e árdua missão do Congresso Nacional.
Apresento-me, assim, perante as senhoras e senhores senadores como candidata à Presidência do Senado, com o compromisso de priorizar o diálogo, democratizar a deliberação das nossas pautas, ampliar representatividade do colégio de líderes e respeitar as prerrogativas de cada uma das senadoras e dos senadores desta Casa. O Brasil dependerá da grandeza de nossos gestos. Estamos todos prontos, porque o Brasil está em nós.
Simone Tebet
Meus compromissos:
I. Independência institucional e harmonia entre os 3 Poderes da República
➢ A harmonia entre os Poderes da República é o pilar da democracia brasileira, mas Instituições fortes exigem independência para fiscalizar e aprovar leis que atendam aos interesses do país e das pessoas.
➢ Trabalhar pela manutenção da harmonia entre os Poderes, enquanto um instrumento de defesa da democracia.
➢ Ter como guia a Constituição e o Regimento Interno.
➢ Resgatar o protagonismo do Senado e seu papel constitucional de Casa revisora.
➢ Assegurar a soberania do plenário, com a participação democrática de cada uma das senadoras e dos senadores, no conjunto desta Casa.
➢ Democratizar a deliberação das pautas, com implantação efetiva e representativa do Colégio de Líderes e o respeito absoluto às suas prerrogativas de função.
➢ Ampliar a participação feminina nos grandes debates nacionais, no colégio de líderes, na lista de oradores e na votação de projetos da pauta feminina.
II. Gerenciamento das crises sanitária, econômica e social:
➢ Viabilizar, dentro das atribuições do Senado Federal, o Plano Nacional de Imunização.
➢ Retomar, de imediato, a agenda de reformas, em especial da Reforma Tributária, no sentido de tornar o nosso sistema tributário mais justo, transparente e eficiente.
➢ Avançar nas discussões e deliberações de projetos que apresentem medidas para dar suporte às atividades econômicas penalizadas pela crise e de projetos que estimulem novos investimentos no país, de forma a assegurar a retomada da atividade econômica pós pandemia
➢ Priorizar o debate e a votação de projetos que assegurem o compromisso do Senado Federal com a responsabilidade social, em especial com a educação, ciência e tecnologia, geração de emprego e renda.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
-
Momento Destaque6 dias atrás
23 idosos morrem na Noruega após receberam dose da vacina contra Covid 19; autoridades locais evitam falar em efeitos colaterais graves
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrás
Projeto prorroga até abril pagamento do auxílio emergencial, com valor de R$ 600
-
Momento Economia6 dias atrás
Caixa começa a pagar abono salarial PIS/Pasep nesta terça; veja quem recebe
-
Momento +6 dias atrás
Empresário Luciano Hang de 58 anos dono da Havan, esposa e mãe de 82 anos estão internados em São Paulo vítimas de infecção do Covid 19
-
Momento +4 dias atrás
Adolescente de 15 anos que assassinou Isabelle Guimarães com tiro no rosto no Aphaville está isolada no presidio feminino do Pomeri
-
Momento +6 dias atrás
Bêbada e fora de sí mulher acusa amigo da família de tê-la estuprada enquanto dormia; homem fugiu mas foi preso pela Polícia Militar
-
Momento Economia6 dias atrás
Paulo Guedes pode propor extensão do auxílio emergencial, diz Baleia Rossi
-
Momento Curiosidades4 dias atrás
Homem se arrisca em poço para resgatar cobras venenosas; assista