AMM

População é convocada para combater o Aedes aegypti em Tapurah

Publicado

A Prefeitura de Tapurah, juntamente com todas as Secretarias Municipais convocam a população para o Mutirão contra dengue, chikungunya e Zika, que se inicia neste sábado, dia 15 de fevereiro. Todos na luta contra o Aedes aegypti.  A saída será no encontro das avenidas Bahia e Brasil no bairro São Cristóvão, às 7h30min.

Aconteceu hoje (13) pela manhã uma reunião geral para ajustar a organização do Mutirão, que é coordenado pela equipe de vigilância epidemiológica do município. Os voluntários serão divididos em equipes, que irão passar rua por rua da cidade, e casa por casa. O objetivo e fazer uma varredura nos quintais das casas e possíveis focos do mosquito.

O Secretário de Saúde, Marco Felipe explicou que grande objetivo é acabar com todos os possíveis criadouros do mosquito “Aedes Aegypti”. O inseto se prolifera através de recipientes com água parada. Por isso, é essencial a eliminação de garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar corretamente as caixas d’água e piscinas. “É fundamental que a população permita a entrada nas casas durante o mutirão para efetuar a vistoria e limpeza. É preciso ter esse controle, pois o caso é grave, já temos 180 notificações de pessoas com suspeita de dengue. Essa união e mobilização são essenciais para nos proteger e impedir que os casos dessas doenças aumentem”, comenta o secretário.

A intenção do Prefeito Iraldo é mobilizar toda a cidade em uma grande campanha de orientação e prevenção, além de atividades como palestras informativas e ações de campo em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Faremos um grande trabalho de enfrentamento, com todos mobilizados para conter a dengue. A população precisa ser alertada, informada, para que tenhamos o menor número possível da doença aqui em Tapurah”, disse o prefeito.

Principais tipos de criadouro

• Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;

• Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que pode gerar acúmulo de água nas calhas;

• Guardar pneus em locais cobertos;

• Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

• Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos escoamentos de água;

• Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;

• Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;

• Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias;

• Guardar baldes com a boca virada para baixo;

• Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos;

• Manter limpas as piscinas;

• Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos;

Como eliminar os focos

• Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;

• Jogar as larvas na terra ou no chão seco;

• Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida;

• Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.

Saiba como efetuar a limpeza de objetos usados para armazenamento de água

Tampar e lavar reservatórios de água são ações importantes para o combate ao Aedes aegypti. A limpeza deve ser periódica com água, bucha e sabão.

Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
publicidade

AMM

Cédula C 2020 já está disponível para servidores de Santo Antônio do Leste

Publicado


Já está disponível desde quinta-feira, 20 de fevereiro, a Cédula C 2020 com a comprovação de rendimento do ano de 2019. Os servidores Municipalizados e os Prestadores de Serviços devem comparecer na Coordenadoria de Recursos Humanos de Santo Antônio do Leste para solicitar a Cédula C 2020.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2020:

A Declaração de Ajuste Anual deve ser apresentada no período de 02 de março a 30 de abril de 2020. Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma no ano passado foi superior a R$ 28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos).

A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Carnaval Banana-folia de Livramento será aberto oficialmente no sábado

Publicado


O tradicional Carnaval Banana-folia de Nossa Senhora do Livramento promete muita animação para este ano. A Praça de Eventos está recebendo os retoques finais para servir de espaço para a folia de momo mais tradicional da Baixada Cuiabana.

No sábado (22), às 22h30 acontece a abertura oficial do Carnaval Banana-folia 2020. Em seguida, às 23h00, haverá entrada e desfile dos blocos carnavalescos na Praça do Carnaval. Logo após, às 23h15, a animação ganha à praça com as apresentações musicais das bandas regionais e grupos convidados. Às 03h30hs acontece o encerramento do primeiro dia, e às 04h00 a dispersão do público. Contudo, vale ressaltar que já neste dia, além do frenético ritmo carnavalesco, a organização esta preparando para os foliões, uma praça de alimentação recheada com lanches variados, comidas típicas como carne-seca com arroz, costelinha de porco com arroz, paçoca de pilão, porções de peixe frito a palito, quibe e croquete de peixe, bobó de galinha, strogonoff, pasteis, caldos diversos e bebidas em geral. Haverá também área de lazer infantil.

No domingo (23), a programação já começa a partir das 17h00 com a feira da agricultura familiar, gastronomia e artesanatos. Trata da tradicional feira ‘É de Livramento’, com produtos atrativos produzidos pelos próprios papa-bananas. “Iremos oferecer na feira tudo aquilo que temos de melhor no município, produzido pelos pequenos produtores locais como hortaliças, frutas, banana, mandioca, abóbora, doces, queijos, galinha caipira, peixes, salgados, bolos, tortas, licores, frutas cristalizadas, pães caseiros, enfim, tudo proveniente do campo”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Livramento José Eugênio Maciel.

A gastronomia também oferecerá aos visitantes variedades em pratos típicos como a paçoca de pilão com arroz Maria Isabel, costelinha de porco com arroz, galinha caipira com arroz, pacu seco com arroz, mojica de pintado, peixe a palito, croquete e quibe de peixe. Também contarão com outros pratos como a lasanha, panqueca, escondidinho de carne seca, pizzas, cachorro-quente, e pastéis. No artesanato também apresentará diversidade de produtos: imagens sacras, artesanatos diversos em tricô, crochê, artesanatos em madeiras, souvenir etc. “Tudo produzido por artesões de livramento”, voltou a salientar o secretário que anda acrescenta: “Tudo acompanhado de boa musica com bandas regionais e grupos convidados tocando os mais variados ritmos. Lembrando que todos os dias terão bebias em geral e área de lazer infantil.”

Ainda no domingo, às 18h00, alunos da academia Studio J-FIT animarão os presentes com as melhores coreografias de exercícios/danças. Às 19h00 acontece a abertura da matinê com as bandas musicais regional e convidados. Neste dia, o encerramento acontece às 00h30hs e a dispersão de público às 01h00.

Na segunda-feira (24), o inicio se dará às 18h30 ao ritmo de som mecânico. Às 23h15 será autorizado a entrada e desfile dos blocos na Praça do Carnaval. Às 23h00 começa o show baile com bandas regionais e grupos convidados. Neste ultimo dia, o encerramento acontece às 03h30 e às 04h00, a dispersão de público.

Para o acesso dos foliões na Praça de Eventos, haverá necessidade da revista por seguranças desarmados, não permitindo a entrada de garrafas e copos de vidros, isopor com bebidas e outros. O acesso à praça será gratuito.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana