AMM

Prefeito mantém decreto com medidas contra o Coronavírus até o dia 05 de abril

Publicado


.

O prefeito de Diamantino, Eduardo Capistrano (PDT), e membros do Comitê de enfretamento ao Coronavírus (Covid-19), além de profissionais da saúde decidiram por não alterar as medidas estabelecidas de isolamento social. Dentre as restrições, impostas pelo último decreto estão: o fechamento de vários segmentos comerciais, toque de recolher e barreiras nos cruzamentos de acesso à cidade. A decisão foi definida após uma série de reuniões, ocasião em que foi considerado ainda o último pronunciamento do presidente da república, Jair Bolsonaro, que orientou a sociedade a “voltar à normalidade”. 

Contudo, verificou-se que em Diamantino, apesar de não haver nenhum caso confirmado da doença, é preciso reorganizar a rede de saúde pública municipal a fim de se preparar para receber eventuais casos que surgirem. “Esta fragilidade do sistema de atendimento não é só em Diamantino. Ocorre em todo o estado de Mato Grosso em todo o território nacional. Já estamos com várias estratégias para receber algum caso que dependa de internação”, explicou. 

O prefeito destacou que há uma mobilização junto à Associação Madre Paulina e a comunidade local para preparar o espaço no Hospital São João Batista, isolando uma área, onde possa haver internações. “Nós estamos muito preocupados com a economia local, sim. Mas temos que pensar primeiro nas pessoas e como atender eventuais casos, já que não podemos encaminhar possíveis enfermos da doença para outro local, porque fomos informados de que, no Estado, os hospitais referências para atender esses pacientes com a doença estão lotados, impossibilitados de recebê-los”, acrescentou. 

Capistrano faz um apelo a toda a classe empresarial, comerciantes, autônomos, profissionais liberais que, neste momento, se vêem prejudicados com as medidas duras impostas. “Até nós, como servidores, estamos preocupados com a situação financeira da Prefeitura vez que as contas dependem dos contribuintes e fechados eles não têm condições de manter a receita do município. Mas nesse momento a prioridade é a saúde das pessoas. A partir do dia 05 de abril, estaremos adiantados em relação à estrutura do Hospital, com menos risco de sermos surpreendidos com algum caso positivo de coronavírus na cidade e com melhores condições de suportar casos graves”, afirmou. 
Amanhã (sexta-feira, 27) será realizada uma reunião para debater a flexibilização para alguns segmentos que não oferecem riscos de aglomeração de pessoas poderem voltar a funcionar.  

Investimentos 
Enquanto busca manter as pessoas em casa, o município se prepara para que as coisas voltem à normalidade, na medida do possível. Para isso, há uma mobilização no âmbito do Poder Público e em conjunto com a sociedade para a aquisição de equipamentos, leitos, contratação de profissionais, entre outros investimentos. Hoje, o hospital dispõe de dois respiradores, foi feita a compra de outros dois pela prefeitura com apoio da Câmara Municipal. A Unemat também cedeu outro aparelho.  

O prefeito agradece toda a sociedade civil organizada e a Associação Comercial e Empresarial de Diamantino (ACID) que está envolvida diretamente para dialogar com a classe comercial da cidade.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
publicidade

AMM

Prefeitura treina profissionais da saúde para atuarem com segurança no combate ao covid – 19

Publicado


.

Na última segunda-feira, dia 30 de Março, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre do Norte, Romeu Martinez, juntamente com o prefeito Daniel do Lago e Junta Médica Municipal, reuniram-se no Pronto Atendimento do município e na Unidade de Saúde da Família (USF I) com o intuito de atualizar as informações e ações a serem tomadas para evitar a contaminação por covid – 19.

A reunião foi extensa e abordou assuntos como, novas ações a serem tomadas para receber a população que for até o local, tipos de paramentação que a equipe de saúde irá precisar para se proteger, protocolos de atendimento ao paciente infectado pelo vírus, modificações estruturais do Pronto atendimento e da USF I, treinamentos para as equipes de saúde, entre outros.

Todos foram orientados e passaram por treinamento prático das medidas a serem tomadas para se proteger da infecção por covid – 19. E apesar de ainda não ter caso confirmado em nossa cidade precisamos continuar seguindo a risca as orientações para evitar a infecção pelo vírus.

O Prefeito Daniel, o Secretário de Saúde Romeu e toda a equipe de saúde estão trabalhando arduamente para por em prática o plano de contingência. Todos estão preocupados em atender bem e, principalmente garantir a segurança dos profissionais de saúde fazendo o melhor possível e todos os dias buscando informações úteis para essa proteção.

A partir de agora a junta médica e os enfermeiros irão aplicar o treinamento com suas equipes que desde o começo se revezam para atender 24 horas. Desde o início do alerta do vírus o pronto atendimento e a USF I foram adaptados para atendimento seguro.

As etapas de trabalho foram à preparação das unidades de atendimento, mudança na rotina de atuação, mudança na forma de esterilização do ambiente hospitalar, treinamento dos profissionais, aquisição e utilização dos melhores EPI`s, adaptação de equipamentos, aquisição e treinamento para teste rápido, triagem e classificação da equipe para evitar a contaminação dos profissionais e do grupo de risco e treinamento referente ao protocolo de óbitos.

Vale ressaltar também que há um veículo exclusivo para a ação de combate ao covid-19 que está à disposição da equipe e está sendo utilizado para atividades como atendimento em casa (para casos suspeitos).

Todos os profissionais de saúde de Porto Alegre do Norte abraçaram a causa e estão se doando ao máximo para a ação de combate, mas todos temos fé de que não haverá nenhum caso em nosso município.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Área de recreação é construída na Escola Renascer no Distrito de Novo Eldorado

Publicado


.

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Cultura e Lazer de Tapurah realiza a construção de uma área de recreação para a Escola Municipal Renascer, localizada no Distrito de Novo Eldorado, o espaço terá mais de 200 metros quadrados de área coberta para esportes e lazer.

A construção da área coberta na Escola Municipal Renascer está a todo vapor, será executada uma cobertura com 216,00 m², quadra que deve ser utilizada pelas crianças da escola, para realizar atividades fora de sala de aula, como atividades físicas, apresentações entre outros objetivos. A quadra com dimensões de 12 x 18 metros terá uma cobertura de fibrocimento com estrutura totalmente metálica, para dar mais durabilidade a estrutura. 

O Prefeito Municipal, Iraldo Ebertz, destacou os benefícios que o novo espaço irá agregar para a comunidade. “A quadra pode ser palco apresentações, comemorações e principalmente esportes, promovendo a integração entre as crianças. Esse foi um espaço bastante reivindicado pela comunidade e é importante que seja usado com sabedoria, para que possa gerar bons frutos por muitos anos”, disse o Prefeito.

No piso, serão feitas linhas do tipo quadra de futsal e marcações para vôlei, já o alambrado deve ser devidamente fixado na primeira tesoura e chumbado na mureta abaixo, além de conter fios na horizontal, por todo o alambrado, para melhor durabilidade do mesmo. A cobertura da edificação será executada conforme projeto arquitetônico e a estruturação será em tesouras metálicas.

A alvenaria de vedação será executada com blocos estruturais furados, assentados com argamassa preparada em betoneira. Serão executadas fundações rasas em sapatas na base de cada pilar, ligadas por vigas baldrames. Os elementos são de concreto armado.

O valor total da obra é de R$75.338,10 (Setenta e cinco mil trezentos e trinta e oito reais e dez centavos), referente a todos os serviços, conforme publicado no Memorial Descritivo, Planilha orçamentária, Cronograma Físico-Financeiro e projeto e deverá ser inaugurada no mês de abril.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana