AMM

Prefeitura de Gaúcha do Norte anuncia programação de aniversário da cidade

Publicado

A Prefeitura de Gaúcha do Norte divulgou a programação em celebração aos 24 anos de fundação da cidade. A festividade acontece nos dias 16 e 17 de novembro e conta com inauguração da nova sede da Prefeitura, jantar com boi no rolete e shows.

No dia 16 (sábado), sobe ao palco Ney e Cristiano a partir das 21h30, eles que já estiveram em Gaúcha do Norte durante a 10ª Feira Cultural. Já no domingo (17), a comemoração inicia às 17 horas com inauguração da nova sede da Prefeitura Municipal, segue com jantar com boi no rolete e em seguida show com Mario e Thizil.

O prefeito Voney Rodrigues Goulart (Voney Goiano) apontou que a festa está sendo preparada com muito carinho. “É com muita alegria que planejamos essa festa para comemorar o aniversário de nossa cidade. Nosso objetivo é trazer lazer e entretenimento ao nosso povo, valorizando cada um que aqui vive e tem sua história”, disse.

 Durante o evento acontece a inauguração da nova Prefeitura. “Essa obra era um sonho para nossa administração e para nossa cidade, é uma obra belíssima e que vai atender toda a demanda do Poder Executivo”, pontuou.

A comemoração acontece nas proximidades da nova Prefeitura.

OBRA

Para a construção do Paço Municipal de Gaúcha do Norte, a prefeitura esta investindo cerca de R$ 4 milhões de recurso próprio. O empreendimento de 1.616,77m² esta dividido em dois andares. A obra segue em ajustes finais.

Com a nova obra, a administração municipal vai economizar cerca de R$ 26 mil reais gastos atualmente com aluguel e que serão revertidos para outras ações.

A obra está localizada na quadra da Câmara de Vereadores, localizada entre as ruas Santo Antônio, Poxoréu, Mato Grosso e Paraná e foi construída pela empresa Tonello Construtora e Incorporadora LTDA do município de Nova Mutum/MT.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
publicidade

AMM

Prefeitura decreta estado de calamidade pública em São José do Rio Claro

Publicado


.

O prefeito Valdomiro Lachovicz declarou situação de calamidade pública devido o enfrentamento do coronavírus em São José do Rio Claro. A divulgação foi feita por meio do decreto nº 052/2020, publicado nesta quinta-feira (02), no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso (DOEM-MT) e vigorará por prazo indeterminado.

De acordo com o documento oficial, a decretação no âmbito da Administração Pública Municipal ocorre em razão dos impactos socioeconômicos e financeiros decorrentes da pandemia, inclusive para os fins prescritos no art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00).

O dispositivo prevê a suspensão da contagem de prazos, além de dispensa do atingimento dos resultados fiscais e de limitação de empenho. Serão dispensados, ainda, os limites, condições e restrições, seja para a contratação e aditamento de operações de crédito, concessão de garantias, bem como a contratação entre entes da Federação e o recebimento de transferências voluntárias. As situações são respaldadas pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), constantes na Lei Complementar Federal 173, de 27 de maio de 2020.

Caso o decreto seja reconhecido pelas autarquias estaduais, o Poder Executivo passa a ter acesso a recursos da União e a benefícios sociais antecipados, além de poder adiar o pagamento de empréstimos federais, observadas as diretrizes normativas.

Os atos e despesas devem ser fiscalizados pelas comissões próprias que acompanham os trâmites e encaminham seus relatórios para conhecimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Com a declaração de calamidade pública, é possível, por exemplo, simplificar os procedimentos licitatórios para aquisição de medicamentos e equipamentos, contratações em infraestrutura e aplicar recursos serviços essenciais para garantir a segurança sanitária da comunidade rio-clarense.

Ressalta-se que a Administração tem adotado medidas preventivas extremadas e buscado equipar o segmento da Saúde diante do número crescente dos casos da Covid no município, que quantifica 36 confirmações, 53 monitoramentos, 43 suspeitos com Síndrome Gripal e um óbito registrado no último boletim epidemiológico (SESAS/SJRC n° 102/2020).Segundo dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada é de 20.664 habitantes.

O decreto municipal n° 052/2020 passa a valer desde o dia 01 de julho e vigorará enquanto durar a situação de emergência. 

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Prefeitura homenageia e resgata a história dos símbolos de Tapurah

Publicado


.

Após realizar um trabalho de resgate do Brasão oficial da cidade, a Prefeitura de Tapurah resgata agora outro símbolo, o Hino Municipal, pouco conhecido pela população. Além dos símbolos, os criadores da Letra do Hino, Brasão e Bandeira são homenageados pela Administração. A publicação e a apresentação do hino são parte dos presentes pelos 32 anos de Tapurah, comemorado em 04 de julho de 2020. 

“Entendo que é de máximo interesse da administração pública, zelar pela valorização da memória histórica da cidade, de uma nação, e prover a sociedade de recursos que possibilitem o conhecimento, reconhecimento e perpetuação de sua memória. Resgatar a história é, portanto, resgatar o coração e a alma de um povo”, escreve o prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz.

Hino municipal de Tapurah

A composição de Clarisse Guerra e Edson Júnior Ritter, datada de 2015, teve seu instrumental feito pela primeira vez e foi gravada com partituras e melodia. O trabalho de resgate do hino foi coordenado pelo Prefeito Iraldo Ebertz com o apoio Assessoria de Comunicação e seus autores, que participaram na melodia e aprovaram o resultado final e está disponível nas mídias sociais e no portal da prefeitura de Tapurah.

Brasão oficial

Em 2017, a Prefeitura de Tapurah resgatou o Brasão Oficial da cidade como ícone e marca da administração municipal. O desenho possui elementos que simbolizam a identidade de Tapurah. Criado por Roberto Krause em 1989, o brasão é representado por um escudo branco, no centro uma cabeça de bovino, na parte superior uma peça de látex extraído da seringueira e na parte inferior uma lavoura plantada, ainda na parte superior contém o sol e na parte inferior do lado de fora um trator.

A coroa simboliza a sabedoria do seu território, as árvores representam a vegetação abundante, as hastes de soja e arroz representam à base da economia, a espada representa a lua perseverante do seu povo na conquista de Tapurah em pleno cerrado virgem mato-grossense, a peça de látex representa os grandes reflorestamentos com seringueira, a cabeça do bovino representa a bovinocultura e o sol, estrela magnânima e esplendorosa que ilumina e dá brilho a tudo o que há neste chão. 

Bandeira do município de Tapurah

A nossa bandeira foi criada por Elisiane Márcia Marcondes Moraes, é o símbolo visual de soberania do município, por muitas vezes conseguimos identificar Tapurah por olhar a bandeira. Temos cores e figuras com um significado especial.

A base retangular verde representa a abundancia vegetal do cerrado e da mata, já o amarelo da faixa representa a agricultura e grãos, base da economia municipal e o sol ilumina o dia-a-dia, o branco representa a paz, a coragem e a fraternidade entre homens e o azul representa a imensidão do horizonte do planalto brasileiro.

Ambos podem ser conferidos no site da prefeitura que apresenta a história da cidade.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana