Momento Cidades

Prefeitura leva serviços de saúde a comunidades que oferece tratamento a dependentes químicos

Publicado

Em mais uma ação do Consultório Itinerante essa semana no Centro de Recuperação Paraíso, as 38 pessoas que estão em tratamento no local, contaram com serviços de saúde onde foram realizadas consultas médicas, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, exames laboratoriais, entre outros procedimentos ofertados nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF’s).

“Além de aproximar os serviços em Saúde para pessoas que não teriam condições de buscar esse atendimento na zona urbana, o Itinerante também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações a serem executadas pela Secretaria de Saúde. Esse é um dos exemplos de uma administração humanizada”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A casa que tem capacidade de abrigamento para 60 pessoas é uma das 14 comunidades, entre rurais e terapêuticas que recebem o programa criado pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, em 2016, recebendo uma atenção especial na gestão Emanuel Pinheiro para levar acolhimento integral à população que não tem acesso aos serviços de saúde pública.

Leia mais:  CCJR aprova pareceres que tratam do teto do subsídio do Prefeito e agentes políticos municipais

“Essa parceria com a Prefeitura de Cuiabá é de fundamental importância, pois vem ao encontro das nossas ações que é o de oferecer um atendimento de qualidade aos nossos abrigados”, disse o coordenador do Centro Terapêutico, Alonso Moura.

O programa Consultório Itinerante é composto por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, percorre a cada 15 dias essas unidades. 

O Centro Terapêutico Paraíso funciona há mais de onze anos e já passaram mais de sete mil pessoas pelo local, do sexo masculino.  O tratamento ofertado não faz uso de nenhum tipo de medicamento para a recuperação dos dependentes químicos, sendo aplicadas as técnicas que são baseadas na disciplina, no trabalho e muito amor. “No Centro de Recuperação a gente trata do caráter da pessoa, ensinamos a eles o caminho embasado na palavra de Deus. Temos horário para tudo, como participar de cultos e palestras, fazer as atividades diárias como horário determinado para dormir. Já alcançamos resultados positivos nesses longos anos de caminhada de apoio e solidariedade ao próximo”, concluiu Alonso.

Leia mais:  "Novo Hospital Municipal de Cuiabá representa virada histórica na Saúde", afirma Dr. Xavier

Comentários Facebook
publicidade

Momento Cidades

Câmara promove “Semana da Beleza” como parte da programação do movimento RosaAzul

Publicado

A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio do Núcleo de Apoio à Mulher, Criança e Idoso, irá promover a “Semana da Beleza” em alusão ao Movimento RosaAzul.
Em parceria com a maquiadora profissional Núbia Santana, a ação contará com serviços de beleza gratuitos como limpeza de pele, maquiagem, chapinha e babyliss, massagem nos pés para homens e mulheres, dicas de como cuidar bem da pele e manter uma aparência elegante, além de orientações sobre a seriedade da prevenção do câncer de mama e próstata.
De acordo com a chefe do Núcleo de Apoio à Mulher, Criança e Idoso, Thamires Rondon, “A atividade é uma forma de homenagear os nossos servidores proporcionando a eles uma semana de bem estar”.&nbsp
O Movimento RosaAzul foi encampado pelo Legislativo Cuiabano a fim de fomentar a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de próstata.
“Prevenir é um ato de amor!”, enfatizou Tamires.
A “Semana da Beleza” ocorrerá entre os dias 25 a 29 de novembro, das 09:00 às 18:00 horas, no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá e está aberta para agendamento presencial a partir do dia 25, tanto para servidores quanto visitante.
Para maiores informações, 3617-1569 e 99235-1835.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Leia mais:  Sepultamento do cantor Roberto Leal acontece na tarde desta segunda(16) em São Paulo

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento Cidades

Câmara aprova indicações do prefeito para Arsec

Publicado

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na manhã desta sexta-feira, dia 22, a sabatina dos indicados aos cargos de ouvidor e diretor presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados da Capital (Arsec).
A medida garante o cumprimento do artigo 13 da Lei Complementar nº 374 de 2015, que determina que os “candidatos” aos referidos cargo sejam sabatinados pelos parlamentares do Legislativo Cuiabano.
Os indicados pelo prefeito Emamuel Pinheiro (MDB) foram Alessandro Adriano Lisandro de Oliveira e Mario Velangieri Ferreira Mendes, que deverão ocupar os cargos de diretor presidente e ouvidor, respectivamente.
Alessandro ocupa atualmente o cargo de ouvidor da Agência de Regulação e, na oportunidade, citou os desafios enfrentados pela Arsec nos últimos quatro anos, principalmente no que tange a concessão dos serviços de saneamento e transporte público.
“Quando a Agência foi criada encontramos duros desafios. A concessionária de saneamento vinha descumprindo sistematicamente as metas contratuais, tinha dificuldades em honras com os seus compromissos financeiros, além da má gestão. Diante desse quadro não tivemos receio de propor a intervenção, que ajudou a salvar o contrato de concessão, e hoje temos diversos investimentos no setor”, pontuou.
Apesar disso, Alessandro reconhece que a Agência ainda precisa aprimorar os seus serviços, e afirma que está pronto para encarar o desafio de tocar a Arsec pelos próximos anos.
“Ainda são muitos desafios a serem enfrentados. Precisamos melhorar os processos internos, promover concurso público, dentre outras coisas. Declaro aqui a minha vontade e enfrentar e resolver todas essas questões, tudo em prol da melhoria na prestação de serviço a população cuiabana”, completou.
Mario Milton também se diz preparado para assumir o cargo de ouvidor. “Estou motivado e enfrentar esse novo desafio e defender aos usuários, em primeiro lugar, pois não podemos deixar de dar uma resposta a eles, que necessitam desses serviços”, destacou.
Ambos ainda responderam uma série de questionamentos dos vereadores presentes que foram desde dotação orçamentária, até planejamento de gestão, e tiveram as indicações aprovadas pelo Parlamento Municipal.
&nbsp

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Leia mais:  CCJR aprova pareceres que tratam do teto do subsídio do Prefeito e agentes políticos municipais

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana