AMM

Procon de Juína orienta sobre compras durante o Carnaval

Publicado

Como foi divulgado pela imprensa, o prefeito municipal Altir Peruzzo juntamente com alguns vereadores e a equipe do departamento de cultura, decidiram por cancelar as festividades do carnaval popular neste ano, devido aos acontecimentos ocorridos no início do ano, causados pela enchente que alagou várias residências, bem como, diversas pontes do município, e a estação de captação de água, deixando o município em situação emergencial.

Contudo, apesar desta decisão do executivo em conjunto com o legislativo, a população poderá comemorar o carnaval em eventos particulares, e os consumidores irão as compras de fantasias e adereços para o evento, assim o Procon orienta para que os consumidores evitem adquirir produtos falsificados ou inseguros, que não tenham o selo do Inmetro ou da Anvisa.

Em relação às fantasias, os consumidores devem ficar atentas à etiqueta, que deve conter pelo menos cinco informações. A primeira delas é o nome ou razão social do produtor ou comerciante do produto, seguido do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Pessoa Jurídica (CNPJ). A etiqueta também deve informar o país de origem, caso seja produto importado, e dados sobre a composição do tecido, com a porcentagem dos materiais usados.

“Algumas pessoas têm algum tipo de alergia de toque na pele. Por isso, é importante a descrição da matéria-prima usada na fantasia: algodão, poliéster e assim por diante.” Outras informações, como modo de lavar ou passar devem constar na etiqueta.

Fantasias infantis

As fantasias infantis, em geral, têm acessórios que são classificados como brinquedos e, por isso, devem apresentar o selo de conformidade do Inmetro. O consumidor deve estar atento a isso. Máscaras, óculos, martelos de super-heróis, tiaras de princesa são exemplos de acessórios de fantasias que devem apresentar também a faixa etária descrita na embalagem. “É importante que os pais verifiquem se aquele acessório é seguro, se tem a certificação.”

Denúncias ou reclamações em relação a algum produto podem ser feitas à ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo formulário. Sobre acidentes de consumo envolvendo fantasias ou qualquer outro produto ou serviço, o relato deve ser feito no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), na internet. O consumidor pode verificar ainda se um determinado produto é certificado pelo Inmetro no site do órgão, www.inmetro.gov.br

Preservativos

Os preservativos são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Inmetro é responsável pelas regras do programa de certificação. Da mesma forma que ocorre para a compra de fantasias, o instituto recomenda que os consumidores não adquiram preservativos ou “camisinhas” fora do mercado formal.

As orientações do pesquisador do Inmetro, André Figueiredo, no sentido de que, “o preservativo nunca deve ser comprado de forma individual. Ele é sempre adquirido em pacotes ou caixas”. As embalagens devem conter a marca do Inmetro e do organismo de certificação, bem como a data de validade e instruções de uso. A venda avulsa é autorizada somente em campanhas do Ministério da Saúde.

O Inmetro disponibilizou em seu site e nas redes sociais uma cartilha com sugestões que visam a segurança nessa época do ano tanto para quem fica em casa como para quem viaja de férias. De acordo com o instituto, é importante ter certos cuidados para evitar acidentes.

Ressalto que o consumidor que tiver seus direitos lesados, deverá procurar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON JUÍNA, que está situada a Rua Pamela Siqueira Pedroso, n.º 14-N – Bairro módulo 02 – Juína-MT, atendendo de segunda-feira à sexta-feira, das 07h às 13h, telefone: 66 3566-2938.

Fonte: PROCON JUÍNA

https://folhape.com.br/economia/economia/economia/2020/02/04/NWS,129678,10,550,ECONOMIA,2373-INMETRO-ALERTA-CONSUMIDORES-SOBRE-COMPRAS-PARA-CARNAVAL.aspx acessado em: 05.02.2020

Dra. Verediana Bielak de Oliveira

Diretora Executiva

Procon Juína-MT

Fonte: AMM
Comentários Facebook
publicidade

AMM

Cédula C 2020 já está disponível para servidores de Santo Antônio do Leste

Publicado


Já está disponível desde quinta-feira, 20 de fevereiro, a Cédula C 2020 com a comprovação de rendimento do ano de 2019. Os servidores Municipalizados e os Prestadores de Serviços devem comparecer na Coordenadoria de Recursos Humanos de Santo Antônio do Leste para solicitar a Cédula C 2020.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2020:

A Declaração de Ajuste Anual deve ser apresentada no período de 02 de março a 30 de abril de 2020. Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma no ano passado foi superior a R$ 28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos).

A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

AMM

Carnaval Banana-folia de Livramento será aberto oficialmente no sábado

Publicado


O tradicional Carnaval Banana-folia de Nossa Senhora do Livramento promete muita animação para este ano. A Praça de Eventos está recebendo os retoques finais para servir de espaço para a folia de momo mais tradicional da Baixada Cuiabana.

No sábado (22), às 22h30 acontece a abertura oficial do Carnaval Banana-folia 2020. Em seguida, às 23h00, haverá entrada e desfile dos blocos carnavalescos na Praça do Carnaval. Logo após, às 23h15, a animação ganha à praça com as apresentações musicais das bandas regionais e grupos convidados. Às 03h30hs acontece o encerramento do primeiro dia, e às 04h00 a dispersão do público. Contudo, vale ressaltar que já neste dia, além do frenético ritmo carnavalesco, a organização esta preparando para os foliões, uma praça de alimentação recheada com lanches variados, comidas típicas como carne-seca com arroz, costelinha de porco com arroz, paçoca de pilão, porções de peixe frito a palito, quibe e croquete de peixe, bobó de galinha, strogonoff, pasteis, caldos diversos e bebidas em geral. Haverá também área de lazer infantil.

No domingo (23), a programação já começa a partir das 17h00 com a feira da agricultura familiar, gastronomia e artesanatos. Trata da tradicional feira ‘É de Livramento’, com produtos atrativos produzidos pelos próprios papa-bananas. “Iremos oferecer na feira tudo aquilo que temos de melhor no município, produzido pelos pequenos produtores locais como hortaliças, frutas, banana, mandioca, abóbora, doces, queijos, galinha caipira, peixes, salgados, bolos, tortas, licores, frutas cristalizadas, pães caseiros, enfim, tudo proveniente do campo”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Livramento José Eugênio Maciel.

A gastronomia também oferecerá aos visitantes variedades em pratos típicos como a paçoca de pilão com arroz Maria Isabel, costelinha de porco com arroz, galinha caipira com arroz, pacu seco com arroz, mojica de pintado, peixe a palito, croquete e quibe de peixe. Também contarão com outros pratos como a lasanha, panqueca, escondidinho de carne seca, pizzas, cachorro-quente, e pastéis. No artesanato também apresentará diversidade de produtos: imagens sacras, artesanatos diversos em tricô, crochê, artesanatos em madeiras, souvenir etc. “Tudo produzido por artesões de livramento”, voltou a salientar o secretário que anda acrescenta: “Tudo acompanhado de boa musica com bandas regionais e grupos convidados tocando os mais variados ritmos. Lembrando que todos os dias terão bebias em geral e área de lazer infantil.”

Ainda no domingo, às 18h00, alunos da academia Studio J-FIT animarão os presentes com as melhores coreografias de exercícios/danças. Às 19h00 acontece a abertura da matinê com as bandas musicais regional e convidados. Neste dia, o encerramento acontece às 00h30hs e a dispersão de público às 01h00.

Na segunda-feira (24), o inicio se dará às 18h30 ao ritmo de som mecânico. Às 23h15 será autorizado a entrada e desfile dos blocos na Praça do Carnaval. Às 23h00 começa o show baile com bandas regionais e grupos convidados. Neste ultimo dia, o encerramento acontece às 03h30 e às 04h00, a dispersão de público.

Para o acesso dos foliões na Praça de Eventos, haverá necessidade da revista por seguranças desarmados, não permitindo a entrada de garrafas e copos de vidros, isopor com bebidas e outros. O acesso à praça será gratuito.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Momento MT

Momento Nacional

Momento Esportes

Momento Entretenimento

Mais Lidas da Semana